Decepção: pessoas que votaram em Holandinha são despejadas pela prefeitura

Por Luís Pablo Política
 

barramar2Prefeitura de São Luís e o Ministério Público estadual, amparados numa lei que humilha e joga nas ruas pequenos empreendedores, promoveram ontem uma ação desumana e cruel.

Com o uso de tratores, acompanhado de policiais militares, jogaram por terra abaixo os comércios que ficam ao lado da avenida Santo Antônio, nas proximidades do Barramar. E também o estabelecimento do Tiozinho, na avenida dos Holandeses.

Tanto a prefeitura quanto o promotor Cláudio Guimarães alegam que os estabelecimentos estão em situação irregular e por isso precisaram ser despejados.

Ora, há mais de 15 anos os comércios estão ali funcionando e sendo frequentado, principalmente, pelos moradores do Barramar e adjacência. A maioria funcionava como restaurante.

barramar3Na derrubada foram objetos, como geladeira e fogão, que poderiam servir para outros locais em que eles possam montar novos negócios. Nem mesmo assim houve dó ou compaixão.

São comerciantes, um total de quase uma dúzia, que estão no olho da rua, sem empregos e agora sem condições de pagar seus débitos ou mesmo levar a comida para seus familiares. E com eles outras dezenas de pessoas que trabalhavam no local estão também sem empregos, sem eira e nem beira.

Ao blog, boa parte dos ex-comerciantes garantiu que votou e fez campanha para Edivaldo Holanda Júnior. E lembraram que nunca nenhum prefeito os ameaçou de despejo, nem mesmo João Castelo. E foi exatamente aquele a quem fizeram campanha, pedindo votos, que destruiu sua única fonte de renda e de sustento da família.

O comerciante Tiozinho, em sua página na rede social, se mostrou indignado com a atitude de seu candidato Edivaldo Holanda Júnior. Abaixo o desabafo:

tiozinho-e1386973167427

tio-e1386973207511

13 comentários em “Decepção: pessoas que votaram em Holandinha são despejadas pela prefeitura”

  1. Cláudio

    Interessante que consideram abusiva e ilegal a ação do Ministério Público e da Prefeitura, quando buscam desocupar “áreas públicas” que foram invadidas por estas pessoas que montaram negócios. Seguindo esta linha de raciocínio qualquer pessoa, sob a alegação de que precisa manter seu sustento e da sua família, estaria legitimada a invadir qualquer área pública!!! Estas pessoas, eu entendo que dali tiravam seu sustento, mas sabiam que praticarm uma ilegalidade ao ocupar uma área que não lhes pertencia. Luís Pablo, imagine se estes estabelecimentos fosse montados em área que lhe pertencesse você permitiria? O certo que que a recuperação por parte do poder público das áreas indevidamente ocupadas tem que se estender por toda a cidade. Quem quiser montar seu negócio adquira um terreno e construa!

  2. RICARDO

    MAS VEJAM SÓ: SE A PREFEITURA DERRUBOU OS ESTABELECIMENTOS É PORQUE TODOS OS PRAZOS SE ESGOTARAM. OS PROPRIETÁRIOS SÃO NOTIFICADOS, O QUE ACONTECEM É QUE MUITOS NÃO CUMPREM OS PRAZOS DE DEIXAR O LOCAL, QUE NA VERDADE SÃO ESPAÇOS PÚBLICOS QUE SÃO IRREGULARMENTE OCUPADOS PARA FINS PARTICULARES. NÃO PODEMOS NOS DEIXAR LEVAR POR ESSA IDÉIA DE QUE “ESTOU TRABALHANDO PARA GARANTIR O SUSTENTO DE MINHA FAMÍLIA” E INVADIR QUALQUER ESPAÇO PÚBLICO COM ESSA FINALIDADE, SOB PENA DE TRANSFORMARMOS NOSSA VIDA EM SOCIEDADE UM VERDADEIRO MARTÍRIO. NA RUA GRANDE, TODOS OS CAMELÔS ALEGAM A MESMA COISA, MESMO PREJUDICANDO OS TRANSEUNTES. NA DUPLICAÇÃO DA BR-135 MUITOS MORADORES AO SABEREM DA NOTICIA MONTARAM BARRACAS E AVANÇARAM SUAS CONTRUÇÕES VISANDO FUTURAS INDENIZAÇÕES!! VOCE ACHA CORRETO ISSO? SE O PODER PÚBLICO INDENIZAR TODO AQUELE QUE INVADIR O ESPAÇO PÚBLICO NÃO SOBRARÁ DINHEIRO PARA MAIS NADA!! PENSE BEM!! É MELHOR FAZER A COISA DE MANEIRA LEGAL. EXISTE O CÓDIGO DE OBRAS DO MUNICIPIO, QUE COM CERTEZA NÃO FOI OBEDECIDO!! E SE ESSAS PESSOAS TIVEREM TODA A DOCUMENTAÇÃO LEGAL DESSES TERRENOS, COM CERTEZA A JUSTIÇA LHES DARÁ GANHO DE CAUSA!!

  3. alecrim Mendes

    Olha, o prefeito Holanda tem feito muita bobagem, porém, esta ação e uma das poucas corretas. Vamos para com essa solidariedade imbecil, e cuidar definitivamente da nossa cidade. Não podemos permitir que a cidade vire um grande canteiro de barracas, ocupando espaços de forma irregular. Nada justifica esse tipo de ação. Estarem nesses lugares por vários anos, apenas demonstra a falta de atitude das administrações municipais anteriores em corrigir o problema. Existem muitos ouso lugares na cidade inteira que precisam de intervenção, que precisam respeitar o mínimo de padrão urbanístico. Quando a desordem esta total, amar a cidade requer coragem para agir, mesmo sabendo que muitos inconformados e desenformados vão reclamar e sobretudo, usar politicamente a situação, outra característica nojenta de muitos daquelas que tentam formar opinião na nossa cidade.

  4. Joaquim

    Disparadamente o pior prefeito. Sabia que esse playboy era despreparado.

  5. Euzebio

    Tai gostei, tem botar moral mesmo acabar com essa desordem, esse negocio de barracas em qualquer lugar tá errado mesmo e tem mais o Prefeito tem que tomar coragem e retirar aquelas favelas da ilhinha

  6. FLAVIO

    Luis Pablo, nao seja um blogueiro/jornalista com ideias populista, vivemos em sociedade e regras servem para todos.

  7. RAIMUNDO DA VACA

    Eu sinceramente me orgulho de não ter votado neste Prefeito palhaço travestido de um homem bonzinho e sorridente e que agora quer dar uma de certinho que age dentro da lei, e me responde ás contratações que tu fez com dispensa de licitação? isso é correto ? quem será o dono da São Luis Ambiental ? aquela que era pequenina e agora cresceu exageradamente com a maior frota de caminhões novos …atenção MINISTÉRIO PUBLICO vamos investigar isso…

  8. rafael

    Blogueiro, essa ação é do Ministério Público. E não é errada. Área pública não pode ser ocupada por particulares.

  9. Celso

    Na área do Barramar permaneceu apenas um comércio de um sujeito muito ignorante e que vende galeto, que acabou herdando toda a clientela dos comércios demolidos. Esse grosseirão continua espalhando todas as noites suas mesas e cadeiras no meio da rua sem que ninguém o incomode. Atenção, Ministério Público.

  10. Buxixo Federal

    A ação pode até ser correta, mas deveria atingir também as grilagens feitas por poderosos aqui em São Luis. O promotor valente não chega nem perto dessa gente. Ele só ruge para os pequenos.
    Aproveitando a oportunidade, por que a prefeitura não usa essas máquinas para consertar as ruas e entupir os buracos? Trator para derrubar bar existe, mas para consertar não tem.

  11. Daniel Andrade

    Tá SERTO, agora todo mundo pode pegar um cantinho da cidade pra vender e trabalhar p sustentar suas famíilias, então nao quero vê ninguém reclamando de flanelinha, já que pode e é um trabalho. as pessoas julgam, criticam sem ter a noção da gravidade de cada problema desse. ações cmo essa devem ser feitas em toda a cidade.

  12. Armando Pinto

    Mais uma atitude correta do Prefeito de São Luis, esta ação deveria ser adotada em todos os espaços públicos ocupados por trailers’s de comerciantes invasores, no Vinhais, Cohama, São Cristovão e demais bairros da cidade.

  13. NATAN RODRIGUES

    TUDO BEM QUE A PREFEITURA AGIU CERTO NESTE CASO, MAS VAMOS SER SINCERO É JUSTO O QUE OS NOSSOS GESTORES MUNICIPAIS AGEM: TRANSPORTE SEM LICITAÇÃO, INFRA-ESTRUTURA PIOR QUE DA GESTÃO PASSADA, SAÚDE NA UTI, EDUCAÇÃO SEM MENOR ATENÇÃO, CHEGA DEVOLVEM MINHA CIDADE

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários