Coroadinho é considerada a quarta maior favela do Brasil

Por Luís Pablo Cidade
 

O Coroadinho com uma população de 53.945 pessoas ocupa atualmente a 4ª posição no ranking nacional das maiores favelas do Brasil, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Com esses índices o bairro, da capital maranhense, ficou colocado como a maior favela de todo Norte-Nordeste.

Coroadinho, bairro da capital maranhense

Coroadinho, bairro da capital maranhense

Um total de 11.425.644 de pessoas –o equivalente a 6% da população do país– ou pouco mais de uma população inteira de Portugal ou mais de três vezes a do Uruguai. Esse é o total de quem vive, atualmente, no Brasil em aglomerados subnormais, nome técnico dado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) para designar locais como favelas, invasões e comunidades com, no mínimo, 51 domicílios.

O número foi divulgado nesta quarta-feira (21) pelo instituto como complemento ao Censo 2010, do final de abril deste ano. Além do mínimo de moradias, outro critério-chave para classificar essas áreas como aglomerados subnormais é carência: com origem em ocupações de locais públicos ou particulares, a maioria sofre a falta ou a inadequação de serviços públicos de qualidade, além de, em geral, estarem dispostas densa e desordenadamente.

(Com informações do UOL)

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários