Se for comprovada a fraude, UniCeuma anulará os diplomas

Por Luís Pablo Crime
 
UniCeuma afirma que uma vez comprovada a fraude nas notas de graduados, diplomas serão anulados

UniCeuma afirma que uma vez comprovada a fraude nas notas de graduados, diplomas serão anulados

A Superintendência Especial de Investigação Criminal (Seic) identificou 240 alunos do Uniceuma que teriam sido beneficiados pela fraude de adulteração da notas, de acordo com a assessoria de comunicação da própria Instituição de Ensino Superior.

Alguns, já na condição de reprovados, conseguiram receber o diploma e hoje estão atuando irregularmente como profissionais na área de formação. Caso comprovada a ilicitude e participação dos alunos, estes serão punidos criminalmente e submetidos à Comissão de Ética da Instituição. Aos que tiveram diplomas concedidos irregularmente, estes serão anulados, afirmou a assessoria.

Do total de investigados não foi divulgado quantos teriam conseguido o diploma. Mas, segundo a assessoria de comunicação do Uniceuma, há como identificá-los. Ainda de acordo com a assessoria, a vida acadêmica dos alunos consta de registro interno e ao longo do curso é possível avaliar se houve alteração ou se trata de evolução natural do estudante.

Os nomes dos envolvidos já foram enviados à Seic pela reitoria da faculdade e estão sendo apurados um a um. O objetivo é confirmar se as notas atribuídas irregularmente eram com a conivência do aluno beneficiado.

Punição prevista

Até o momento, nenhum funcionário foi afastado das atividades pela instituição. Também não foram ouvidos pela Seic, o que deve ocorrer após a conclusão do interrogatório dos estudantes.

O delegado Breno Galdino, que investiga o caso, pretende colher o máximo de informações possíveis para chegar ao funcionamento do esquema e a ‘Guru’, única identificação das pessoas sobre quem teria adulterado o sistema para alterar as notas. Em contrapartida, alguns alunos tiveram repostas às notas que possuíam e que haviam sido alteradas para médias mais altas, segundo apurou a investigação.

A reposição foi possível após comparação dos dados do sistema com registros dos professores e a partir dos depoimentos que levaram a confirmar envolvimento do aluno ou conhecimento deste sobre a fraude.

Pelo menos 700 estudantes têm participação no crime, segundo informou o delegado. Até agora, foram identificadas irregularidades em notas de alunos dos cursos de Engenharia de Produção, Medicina, Fisioterapia e Direito.

Na última semana, a reitoria do Uniceuma denunciou à polícia ter descoberto irregularidades na atribuição de notas a estudantes, após ter feito uma auditoria interna. A faculdade aguarda conclusão do inquérito para tomar providências punitivas contra os fraudadores. A expulsão é pensada àqueles que ainda cursam e tem participação da adulteração.

(As informação são do O Imparcial)

6 comentários em “Se for comprovada a fraude, UniCeuma anulará os diplomas”

  1. Macabeu

    Vou pagar pra ver!, quero ver esses vagabundos desmoralizados, duvido que esses filhos de Juiz, Desembargador, Deputado e o cambaus! cassado seus diplomas… quero ver! ou então fecha esta porcaria.

  2. DANILO GENTIL

    RAPAZ ISSO AI NESSE ESTADO JA TA DEMAIS.
    ME DISSERAM QUE O FILHO DESSA DESLOUCADA ANILDES CRUZ JA TA ENVOLVIDO NISSO AI TB. EM CONTRA DE NOTA PRA PASSAR NA FACULDADE.

    ESSE AI ALEM DE FRACO EH IMBECIL.

    ESSA MULHER TEM QUE SAIR URGENTEMENTE DO TRE, NAO TEM CONDICOES MORAIS DE PRESIDEIR A CORTE ELEITORAL.

    DEVEM MESMO COLOCAR O FROES VIU CUTRIM.

  3. DANILO GENTIL

    EMPREGO FANTASMA NA ASSEMBLEIA PRA FILHA
    O MARIDO COMPRA CARRO DE 500.000 (BARRAO)
    NOMEACAO DO GENRO PARA A SECRETARIA JUDICIARIA – criterio, so pq ele arrocha a filha dela –
    MARIDO NEGOCIA TUDO PRA ELA NO TRE
    FILHO PEGO DE CALCA CURTA – COMPRANDO NOTAS PRA PASSAR NA FACULDADE.

    Qual a moral que uma mulher dessas tem para continuar a frente do Tribunal Regional Eleitoral.
    Me respondam ???????????????

  4. JERONIMO

    OOOOOO MARANHAO BONITO, PRA SE GANHAR A VIDA MEU DEUS.

    OBRIGADO GENTE, EU AMO O MARANHAO E TUDO QUE SE PODE FAZER AQUI. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  5. JERONIMO

    EH VERDADE QUE O FILHO DE ANILDES TA ENVOLVIDO NISSO AI ??????????????

    EM MAIS ESSA AI.

  6. Samya Rossane

    Meus DEUS, no maranhao tem de tudo. Vergonha pra familia dos envolvidos que não merecem passar por uma situaçao dessa.

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários