Júri popular sobre a morte de Décio Sá ainda não tem data para ocorrer

Por Luís Pablo Crime
 
Juiz Osmar Gomes de Santos, titular da 1° Vara do Tribunal do Júri de São Luís

Juiz Osmar Gomes de Santos, titular da 1° Vara do Tribunal do Júri de São Luís

Após a decisão, feita no dia 26 de agosto, do Juiz Osmar Gomes de Santos, titular da 1° Vara do Tribunal do Júri de São Luís de levar à júri popular onze suspeitos de envolvimento no assassinato do jornalista e blogueiro Décio Sá ainda não há um prazo para a segunda fase do processo onde é feito o sorteio dos jurados.

Nos próximos dias os envolvidos receberão as intimações e a partir do dia do recebimento eles terão cinco dias para recorrer da decisão, os que estão presos e em liberdade em São Luís serão os primeiros a receber o documento, depois os demais que estão presos fora do estado, como o executor confesso Jhonathan de Sousa Silva que esta no Presídio Federal de Segurança Máxima de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, não há uma data exata para o envio de cada intimação de acordo com o Juiz.

“Agora a minha responsabilidade será instruir e julgar o processo, as intimações ficam por conta de outro setor da justiça. O prazo que eles vão receber e quando isso será feito já não é minha responsabilidade”, afirma o juiz.

Os suspeitos podem recorrer da decisão de ir a júri popular no Tribunal de Justiça que analisa os argumentos e emite parecer. Depois de transitado e julgado o processo é devolvido para a 1° Vara do Tribunal do Júri que inaugura a segunda fase desse processo que é a escolha e preparação dos jurados.

Caso Décio Sá
O caso tramita desde 28 de agosto de 2012 na 1° Vara do Tribunal do Júri de São Luís. Doze suspeitos foram denunciados pelo Ministério Público Estadual, além dos citados, ainda existe o caso do advogado Ronaldo Henrique Santos Ribeiro, 31 anos, que teve o caso desmembrado. A instrução começou em 28 de janeiro de 2013, com a presença das testemunhas e de oito dos 12 acusados, sendo suspensa em virtude da medida liminar concedida em habeas corpus, posteriormente confirmada, garantindo à defesa do acusado Ronaldo Henrique Santos Ribeiro aditar a resposta à acusação.

As audiências foram marcadas para o mês de maio de 2013. No primeiro dia (6) o juiz Márcio Castro Brandão, que respondia na época pela 1ª Vara do Tribunal do Júri, e que presidiu a audiência, decidiu pelo desmembramento do processo em relação ao acusado Ronaldo Henrique Santos Ribeiro. De 06 a 17 de maio foram ouvidas as testemunhas de defesa e de acusação dos outros 11 acusados. De 03 a 07 de junho, interrogados os acusados, exceto Shirliano Graciano de Oliveira (réu foragido) e Ronaldo Henrique Santos Ribeiro. Com informações do Imparcial.

Lista com os nomes dos onze acusados de crime de homicídio e formação de quadrilha que deve ir a júri popular:

Shirliano Graciano de Oliveira;
Jhonathan de Sousa Silva (executor);
Marcos Bruno Silva de Oliveira;
José Raimundo Sales Chaves júnior, o “Júnior Bolinha”.

os policiais:
Alcides Nunes da Silva;
Joel Durans Medeiros;
Elker Farias Veloso;
o capitão da PM, Fábio Aurélio Saraiva Silva, o “Fábio Capita”;
Fábio Aurélio do Lago e Silva, o “Bochecha”;

os empresários:
Gláucio Alencar Pontes Carvalho
José de Alencar Miranda Carvalho (pai de Gláucio).

3 comentários em “Júri popular sobre a morte de Décio Sá ainda não tem data para ocorrer”

  1. injustiça

    É muita injustiça os verdadeiros mandantes soltos e esses laranja bolete e glaucete preso só no Maranhão…

  2. Antônio Ramos

    Engraçado que este Ronaldo chama todos os blogueiros de pilantra, zomba da policia e desdenha da justiça, o pior e que ninguém faz nada e ele continua aprontando. Abram o olho, ele ja esta envolvido em outras praticas criminosas com outras facções de crimes na ilha de sao luis… Depois nao digam que nao avisei!

  3. Bebeto Murat

    Todos no forum perguntam pq q secretaria do juiz Marcio bandao q fez a decisao da pronuncia ,pq sera q nem advogada ela e se cuida construtor

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários