Guerreiro Júnior assume presidência do Tribunal de Justiça do Maranhão

Por Luís Pablo Judiciário
 

A mesa diretora do Tribunal de Justiça do Maranhão, composta pelos desembargadores Antonio Guerreiro Júnior (presidente), Maria dos Remédios Buna (vice-presidente) e Cleones Cunha (corregedor-geral da Justiça) foi empossada em solenidade na manhã desta sexta-feira, 16, na sala das sessões plenárias do TJMA. A nova mesa diretora irá comandar o Poder Judiciário estadual até dezembro de 2013.

Desembargador Guerreiro Júnior

Desembargador Guerreiro Júnior

No discurso de posse, Guerreiro Júnior destacou o crescimento econômico do Estado e a necessidade do aumento do investimento na modernização do Judiciário maranhense para atender a uma demanda sempre crescente; pediu apoio para a construção de uma nova sede para o Tribunal; anunciou apoio incondicional à Justiça de 1º grau e disse que dará sequência às reformas e construções dos fóruns das comarcas do interior. Disse que a construção da nova sede do Fórum de Imperatriz será uma de suas prioridades.

O novo presidente do TJ citou dados estatísticos, segundo os quais o Judiciário maranhense tem, hoje, cerca de 540 mil processos em tramitação, tendo sido distribuídas 188 mil novas ações em 2011. Disse que, só na comarca de São Luís, há mais de 170 mil processos, o dobro dos mais de 85 mil que havia no ano 2000. Estatística que, segundo ele, torna imprescindível o aumento do investimento público, sem prejuízo do acréscimo de parcerias privadas.

Guerreiro Júnior anunciou que pretende dar suporte integral à Justiça de 1º grau, objetivo perseguido nos dois anos em que esteve à frente da Corregedoria Geral da Justiça. Ressaltou a importância de prestigiar e proteger a sentença de 1º grau, para que não perca a sua finalidade precípua. “Não podemos – e não devemos! – nos acovardar diante daqueles que desrespeitam a importância e a relevância do Poder judiciário do Maranhão”, enfatizou. Leia mais no site do TJ-MA.

Um comentário em “Guerreiro Júnior assume presidência do Tribunal de Justiça do Maranhão”

  1. Movimento Democrata Livre de São Luis e Movimentos Sociais

    pela primeira vez, de fato tem consciencia a soberana opinião publica maranhense, que um magistrado com a experiencia e conhecimento do lado negativo obtido atraves da corregedoria-geral do tribunal de justiça deste estado, no caso do desembargador Dr Guerreiro Jr, estará este comprometido em promover o aumento da credibilidade popular em relação ao TJ/MA, principalmente criando as tão prometidas Varas Agraria e Ambiental. Até mesmo porque as correições junto aos cartorios que se utilizam da fé publica registral no caso das escrituras de posse de imoveis, já foram feitas, o que dá uma ideia da dimensão da bagunça fundiária existente no estado. Sucesso nobre Presidente do TJ-MA, sucesso e sucesso!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários