Deu no G1: Morte de bebê durante parto revolta família no Maranhão

Por Luís Pablo Maranhão
 

Familiares de Maria Concebida de Jesus, de 30 anos, estão revoltados com a morte do terceiro filho dela, que foi entregue aos pais, logo após o parto, em uma caixa de sapatos, disse a avó, Osmarina de Jesus.

Segundo ela, o bebê foi “decepado” pelo obstetra Sergio Souza Barbosa, que fez o parto no Hospital das Clínicas em Chapadinha, cidade de pouco mais de 70 mil habitantes.

Familiares se reúnem em frente ao necrotério do hospital

Familiares se reúnem em frente ao necrotério do hospital

Barbosa afirmou ao G1 que teve que fazer o procedimento de cortar o pescoço do bebê porque o corpo da criança estava preso, com parte das pernas para o lado de fora da pélvis e a cabeça ainda dentro do útero. “O bebê chegou ao hospital morto. Eu tive que fazer uma cesárea e cortar a cabeça para poder tirar o bebê e conseguir salvar a mãe”, disse ele.

A avó diz não ter recebido explicações do hospital e do obstetra sobre o caso. “Estávamos esperando com um berço e o médico me chama para dizer que havia tentado salvar a criança, mas não conseguiu. Me entrega o bebê em uma caixa de sapato, com o pescoço enfaixado”, reclama. Ela contou que, ao mostrar o bebê morto para parentes e amigos, perceberam sangue no corpo e resolveram tirar a faixa. “Foi neste momento que vimos que o pescoço havia sido decepado”, lembra.

“O bebê não tinha condições de sair por parto normal, estava em posição sentada e isso já era constatado pelo ultrassom. O médico devia ter feito uma cesárea e resolveu fazer parto normal. Tentou puxar a criança pelo pescoço e ela não saiu e acabou dando nisso”, disse Osmarina. “Eu estava esperando o bebê com fraldas, e não com um caixão”, acrescentou a mãe do bebê, Maria Concebida.

Versão do médico

O médico Barbosa disse que a gestante tinha cesárea prevista para ser realizada nesta sexta-feira (13), mas chegou ao hospital em trabalho de parto por volta das 16h de quinta-feira (12) e que o parto normal foi necessário porque “a criança já estava com as pernas e parte do quadril para o lado de fora, e com a cabeça presa na vagina”.

Procedimento para salvar a mãe

Familiares retiram corpo de bebê no necrotério

Familiares retiram corpo de bebê no necrotério

A pedido do G1, o ginecologista e obstetra José Bento de Souza analisou o caso. Ele afirma que a primeira coisa que o médico deve tentar em casos de “cabeça derradeira”, quando a cabeça do bebê fica presa, é tentar aumentar a dilação e expelir a cabeça por baixo. Já quando o bebê está morto, como o médio Barbosa relatou que ocorreu no Maranhão, o objetivo é salvar a vida da mãe, pois, caso o parto demore, há risco de infecções ou hemorragia.

“Se o bebê está morto e a cabeça presa, existe a possibilidade de, com uso de instrumentos, esvaziar a cabeça e fazê-la sair por baixo. Mas, se ele não tinha instrumentos, a prática feita pelo médico, pelo que foi descrito, está correta, este procedimento de decepar a criança existe”, explicou Bento. “Ele fez o que podia para salvar a mãe. A família está julgando-o por ter decepado a criança, mas deviam tê-lo louvado por salvar a mulher”, afirmou.

Clique e veja o depoimento da avó da criança e as imagens chocantes do bebê com a cabeça degolada:

2 comentários em “Deu no G1: Morte de bebê durante parto revolta família no Maranhão”

  1. Desabafo de funcionário

    Isso sim merece investigação com a palavra o ministério publico a prefeitura e o dep: magno Bacelar ele gosta muito de tribuna mesmo

  2. Rosy Sousa

    é realmente lamentável o fato ocorrido,fica aqui as minhas condolências a familia,porém não concordo com o que foi divulgado na mídia de chapadinha,pois condenaram um médico que o seu único erro talvez tenha cido não explicar antes de realizar o procedimento a familia,conheço o Dr.Sergio há muitos anos e inclusive fiz um tratamento com ele,em todo o municipio,ele foi o unico a descobrir o meu problema de saúde,além disso trabalho com o mesmo a mais de seis anos no mesmo hospital e posso dizer com franqueza que não houve erro médico,o que houve foi uma tentativa e bem sucedida de salvar uma vida,quanto a do bebe nada mais podia ser feito.Quanto a falsa midia de chapadinha só lamento,pois tudo que querem é denegrir a imagem de um medico por meios de atos eleitoreiros,tudo que aconteceu aqui não passa disso,pois existe a maldita política partidaria pelo meio,a sociedade nunca foi o foco dessas divulgações e sim as eleições que se aproxiam.Fica aqui o meu apoio a este homem bom e de grande coração que tudo que tem feito até hoje pelo o municipio foi nos ajudar com o seu conhecinto,pois ninguem é obrigado a trabalhar em condições tão precarias.obrigada Dr.Sérgio e não nos abadone pois o municipio precisa é de médicos como vc,que lutam e se sacrificam até o fim para salvar uma vida,e como vc mesmo disse a nossa conciência é que vale e a sua e de sua equipe estão em paz e com a certeza de dever cumprido.Parabens.

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários