Em São Luis médicos ficam de costas para ministro em evento do ‘Mais Médicos’

Por Luís Pablo Maranhão
 

Nesta segunda-feira (22), em São Luís, um grupo de médicos realizou um protesto contra o Governo Federal, durante o lançamento do programa ‘Mais Médicos’. Os médicos ficaram de costas para o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, no momento em que ele discursava na cerimônia do programa.

Aproximadamente dez médicos fizeram parte do protesto, todos com uma tarja preta em um dos braços, em sinal de luto, demonstrando serem contrários a medidas do programa, como permitir a vinda de médicos brasileiros e formados também no exterior, desde que venham de países com mais de 1,8 médicos por habitante.

protesto_medicos_foto_joao

O protesto foi bem recebido pelo ministro, que pediu a colaboração dos profissionais. “Esse protesto faz parte da Democracia. Sou médico e como ministro tenho que pensar em primeiro lugar no interesse da saúde de toda a população do país, no conjunto de profissionais da saúde deste país, que com muita dificuldade estão no dia a dia, buscando atender a população”, disse. “Mas precisamos ter a coragem de adminitir de que faltam médicos neste país. Isso não é um problema novo, mas que persiste a muitos anos. Este não é um programa para trazer médicos do exterior, mas para levar médicos e saúde para cidades do interior do país”, completou o ministro.

O Mais Médicos faz parte de um amplo pacto de melhoria do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) para acelerar os investimentos em infraestrutura nos hospitais e unidades de saúde e levar mais médicos para as regiões mais carentes destes profissionais, sobretudo nos municípios do interior e na periferia das grandes cidades, por meio da ampliação das vagas de graduação e residência e de edital para chamamento de médicos para atuação imediata na atenção básica de municípios carentes.

A previsão do Ministério da Saúde é que até 18 de setembro todos os profissionais escolhidos dentro do  ‘Mais Médicos’ estejam atuando no país. O programa é instituído por meio de medida provisória assinada pela presidente Dilma Rousseff, e regulamentado por portaria conjunta dos Ministérios da Saúde e da Educação. As informações do G1/MA

5 comentários em “Em São Luis médicos ficam de costas para ministro em evento do ‘Mais Médicos’”

  1. Carlos Viuva

    Parabéns aos médicos e aos cidadãos que com dignidade estão se manifestando. Tem que constranger pacificamente estes políticos, vândalos, que aplicam mal o dinheiro público, quando não praticam coisa pior ! TEMOS QUE CONSTRANGER PACIFICAMENTE, DANDO AS COSTAS, SAINDO DO RESTAURANTES E DEIXANDO OS RESTAURANTES VAZIOS QUANDO ESTES POLÍTICOS ESTÃO PRESENTES.

  2. joão

    Mais dinheiro para o bolso desses usurpadores do dinheiro público,que TCU, MPU, CGU, PF FISCALIZE A APLICAÇÃO DESSES RECURSOS.

  3. saulo

    Esses medicos sao egoistas que so se preocupam com seus honorarios….lamentavel…

  4. José da costa

    Na verdade a maiora dos médicos brasileiros são uns mercenários, só pensam no próprio bolso, no entanto na hora de estudar querem universidades públicas bancadas com o dinheiro dos impostos de todos, é a velha máxima; querem benefícios mas não querem dar contrapartida, eles se julgam deuses, tratam todo mundo mal e não tem consideração a nada e ninguém.

  5. ROGERIO

    PARABÉNS AOS MÉDICOS QUE TIVERAM CORAGEM DE SE MANIFESTAR CONTRA MEDIDAS OPORTUNISTAS E ELEITOREIRAS. NÃO SE ENGANEM ELES SÓ PENSAM NA PRÓXIMA ELEIÇÃO.
    VÃO MANDAR CUBANOS, BOLIVIANOS DESPREPARADOS PARA ATENDER A POPULAÇÃO MAIS POBRE QUE INFELIZMENTE VAI MORRER CALADA. UMA PROVA DISSO É O PROVAB QUE NÃO FUNCIONA POR QUE CONTINUA NÃO HAVENDO REMEDIOS NEM O MINIMO DE MATERIAIS PARA O PROFEISSIONAL DE SAUDE FAZER O ATENDIMENTO DECENTE. O QUE FALTA E INFRA-ESTRUTURA E NÃO MÉDICOS.

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários