CRM-MA vai entrar na Justiça para não registrar médicos estrangeiros

Por Luís Pablo Maranhão
 

G1MA

Presidente do CRM-MA, Abdon Murad

Presidente do CRM-MA, Abdon Murad

O Conselho Regional de Medicina do Maranhão deve entrar, na próxima segunda-feira (26) com uma ação na Justiça Federal para que não seja obrigado a registrar estes profissionais no Maranhão. A informação foi passada pelo presidente do CRM, Dr. Abdon Murad, em entrevista ao repórter Giovanni Spinucci.

De acordo com Dr. Abdon Murad, o CRM é contra a vinda de profissionais de outros países que não fizeram a prova de revalidação do diploma.

“O Conselho Regional de Medicina do Maranhão não vai aceitar a vinda ilegal de médicos estrangeiros. Estamos anunciando que não vamos aceitar porque é uma maneira ilegal de introduzir médicos no mercado de trabalho. O médico estrangeiro que vier pra cá tem que fazer a revalidação do seu diploma. A meneira ilegal que o governo federal está trazendo esses médicos deve ser contestada na Justiça pelo Brasil todo porque agride a população, que vai ter um médico não qualificado, agride os próprios médicos porque vai promover uma concorrência ilegal, e vai promover um efeito agressivo à Justiça, tanto trabalhista, porque os cubanos vão ser trazidos em regime de escravidão, quanto à Justiça Federal, já que o dinheiro do SUS não pode ser usado para pagar pessoas ilegalmente, não pode ser usado para pagar os gastos desses médicos aqui no Brasil. Então, tudo é ilegal. O governo federal está promovendo um desmanche da saúde pública no nosso país. Os médicos brasileiros não têm medo de interior, mas eles só podem ir para onde existirem condições de trabalho”, declarou Abdon Murad.

O programa Mais Médicos, do governo federal, deve enviar 37 profissionais para trabalhar em 19 cidades e um distrito sanitário indígena do Maranhão, de acordo com o Ministério da Saúde. 35 médicos são brasileiros, os outros dois tem o registro profissional do exterior. A previsão é de que eles comecem a trabalhar em setembro.

O Maranhão tem o pior índice de médicos do país. Enquanto a média nacional é de dois médicos para mil habitantes, a do Estado não chega nem a metade disso (0,7%). Segundo o CRMA existem cerca de 5.200 médicos no Estado, 60% deles estão no interior. Os três cursos de medicina, dois em São Luís e um no município de Caxias, formam, aproximadamente, 200 profissionais por ano.

5 comentários em “CRM-MA vai entrar na Justiça para não registrar médicos estrangeiros”

  1. Fabio

    Esse cara é um fanfarrão!! Médico fracassado, político fracassado, transformou o CRM em um balcao de negócios e está ACABANDO com a santa casa!!!!!

  2. clemilton

    Ditadura só pode se for no conselho regional de medicina. é muita contradição e maucaratismo sai dessa cadeira, dê lugar a um jovem que possa trazer novas idéias. A maioria da população apoia o programa “mais médicos”. só é contra so filhinhos de papai que protestam na internet. vc ainda não percebeu?

  3. José João Macedo

    Paciência Dr.Abdon! a Medicina nos últimos anos se tornou uma profissão rentável e,os profissionais não querem ir para os rincões e as periferias.Segundo declarações de médicos cubanos,eles exercem a Medicina POR VOCAÇÃO e, que venham mais médicos do exterior para acabar com essa “máfia do jaleco” pois,em São Luís tem profissionais cobrando consulta no abusivo valor de R$ 800,00!!!! os Urologistas de São Luís não aceitam mais planos de saúde e tem vários outros especialistas que aceitam,como explicar isso?Na Psiquiatria?huumm!! ae que a coisa pega,segundo a O.M.S.(vide site)a depressão será a SEGUNDA doença do mundo em 2025 e, aqui as consultas(só particular)variam entre R$500,00 e 850,00,pode?o Lexotan há muito já o segundo medicamento mais vendido no País(vide site da ANVISA) que venham de Cuba ou outro País no mínimo uns 15 psiquiatras pra cá pois tenho duas pessoas na família com esse mal que pode levar ao suicídio e outra coisas mais.Todo mês temos que nos cotizar para o atendimento desses pacientes.EU VOU PASSAR UM E-MAIL PARA O MINISTRO PADILHA,relatando esse fato desumano e, tem mais o governo deveria aplicar o REVALIDA à todos os recém formados no curso,pois o advogado(OAB)pode perder uma ação na primeira instancia mas,tem mais duas instancias para reverter a situação do cliente,na Medicina se perder na “primeira instancia”a segunda instancia é o coveiro. Em São Paulo o CRM-SP,fez dois anos à nível de teste e,75%foram reprovados e,ainda querem cobrar consultas do preço quase igual às do renomado mundialmente infectologista Dr.David Up(Sírio-Libanes),isso é mercenarismo e, espero q a Suprema Corte do País rejeite a ação impetrada pela AMB e,ratifique o acordo do governo e,acabe com esse corporativismo que vem prejudicando a população(vide Urologistas,Psiquiatras etc.,).Sei do descaso dos governos com as “casas de saúde” e,ainda por cima médicos querendo ficar rico com a desgraça alheia.O CRM-Ma. como em Cuba se faz necessário uma renovação de idéias e de dirigentes.

  4. José João Macedo

    Em tempo:Dr Abdon não sou médico e sim, Engenheiro Civil com DOUTOURADO da COPPE(UFRJ).Tratei-o com DOUTOR mas não sei se o tratamento foi correto pois,segundo o MEC somente quem faz a referida pós,pode ter tal tratamento.Ou,no caso do ex-Pres.,Lula que mal sabe assinar o nome mas é DOUTOR HONORIS CAUSA pela Universidade de Lisboa(só poderia ser coisa de Português).Aberrações da política.

  5. Ronaldo

    MÉDICO BRASILEIRO É O FAMOSO MERCENÁRIO SÓ ATENDE QUEM PAGA MELHOR!
    MUDARAM O DISCURSOS DOS MÉDICOS, AGORA NÃO É MAIS A VIDA QUE VALE E SIM
    O DINHEIRO….

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários