Mais Médicos vai mandar 11 médicos para o Maranhão

Por Luís Pablo Maranhão
 

Mais Médicos vai mandar 11 médicos para o Maranhão

O Ministério da Saúde divulgou neste sábado (10) a lista de 715 profissionais estrangeiros que indicaram municípios para participar do primeiro mês de seleção do Programa Mais Médicos.

O Nordeste deverá receber 153 médicos do exterior, e o Maranhão 11 profissionais. São José de Ribamar vai receber cinco médicos e São Luís , Itinga do Maranhão, Pinheiro, Barreirinhas, Alcântara e Imperatriz  devem receber um profissional cada.

Após encerrarem hoje os dois dias de discussões do Encontro Nacional de Entidades Médicas (Enem), os profissionais divulgaram uma carta reafirmando o posicionamento contra o Programa Mais Médicos e pela derrubada dos vetos à  lei que regulamenta a atividade no país e que ficou conhecida como Lei do Ato Médico.

No texto, as entidades da área médica defendem a atuação de profissionais formados no exterior apenas após terem passado pelo Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituições de Educação Superior Estrangeiras (Revalida)

As entidades defendem ainda a contratação de médicos por meio de concurso público nacional e com garantia dos direitos trabalhistas. No próximo dia 20, quando os deputados e senadores devem decidir se aprovam ou rejeitam os vetos presidenciais à Lei do Ato Médico, os profissionais planejam atos de mobilização no Congresso Nacional.

Ministério da Saúde.

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários