“A dor da saudade já avassala por dentro”, diz Gabriel Amorim sobre a morte do pai

Por Luís Pablo Maranhão
 

Em um texto encaminhado ao Blog do Luis Pablo, o advogado Gabriel Soares Amorim de Sousa, filho do desembargador federal Leomar Amorim, lamentou a morte do pai hoje, dia 5, vítima de um câncer.

Leia abaixo o texto de Gabriel Amorim:

Desembargador Leomar Amorim e o filho Gabriel

Desembargador Leomar Amorim e o filho Gabriel

Após 7 anos lutando bravamente contra um câncer de pâncreas (um dos mais letais) faleceu hoje, às 2h da manhã, meu melhor amigo, meu pai, Leomar Amorim!!!

É aceitável e compreensível a ânsia pelo fim do sofrimento, mas, ao mesmo tempo, a dor da saudade já avassala por dentro! Que paradoxo!!! Principalmente no caso de um pai, marido, avô e amigo tão presente, inteligente, manso, humilde, justo, desapegado da matéria e amoroso ao seu jeito.

Não poderia deixar de lembrar de uma das suas maiores virtudes: homem de fé inabalável em Deus! Não acredito que o câncer lhe venceu. O Léo(ão), resignadamente, venceu o câncer ao isentar-se de se submeter aos castigos corporais que enfrentara nos últimos 7 anos. Afinal, a sobrevida média em 5 anos é menor que 0,4% dos pacientes como ele e, após o diagnóstico, o tempo de vida é, em média, de 4 a 6 meses. Repito: ele batalhou por 7 anos após o diagnóstico. Só pode ser obra de sua fé!

Assim, toda ação gera uma reação. Diria que antes de lei física ou mecânica é lei moral. Reputo como sua grande ação o ato de ter semeado, em vida, o dever invariável de retidão moral, bem como o exercício constante das principais virtudes humanas. A reação foi ( e será sentida agora mais do que nunca) ver os seus próximos reagindo diante da observância não de suas lições, mas de seus exemplos.

Então, a dor que desola e enfraquece é a mesma que consola e fortalece.

Então, a morte que entristece e finaliza é a mesma que resplandece e eterniza.

Infelizmente ou felizmente, a matéria é caracterizada pela finitude.

Como Toquinho já dizia: “Numa folha qualquer eu desenho um sol amarelo… Que descolorirá!
E com cinco ou seis retas é fácil fazer um castelo… Que descolorirá!
Giro um simples compasso e num círculo eu faço o mundo… E descolorirá!…”

Mas a essência, a inteligência, digo, a alma… ahhhh essa não! É imperecível e eterna, assim como o espólio moral deixado aqui conosco, em nossos corações!

Maior fortuna e herança que eu poderia obter foi ter os ensinamentos de um pai como tive!
Fique em paz com Deus.
Lhe amamos !

Gabriel Soares Amorim de Sousa
Filho, amigo, irmão…

5 comentários em ““A dor da saudade já avassala por dentro”, diz Gabriel Amorim sobre a morte do pai”

  1. Nidia

    Deus está no comando, sei o quanto é difícil aceitar a perda, e como dói, passei por isso faz pouco tempo, meu marido tinha câncer, sofreu e teve sobrevinda de 08 anos, fiquei sozinha com a minha filha criança apenas 08 anos, sinto
    que a minha casa não tem mais teto, mas quando penso que não sobreviverei, sempre tenho um sinal que Deus está no comando.

  2. castelo

    MEU AMIGO GABRIEL, QUE O AMOR DE DEUS, CUBRA COM O MANTO SAGRADO DE NOSSA SENHORA, TODA SUA FAMÍLIA NESTE MOMENTO DOLOROSO, E TENHA BASTANTE FÉ, POIS O EXERCITO DE DEUS, HOJE FOI FORTALECIDO. DE UM HOMEM BOM, O SEU PAI .

  3. ROBERTO/Betão

    MEU AMIGO GABRIEL, FUI UM DOS INÚMEROS SERES HUMANOS POR TER PROVADO DO CONVÍVIO E DA AMIZADE DE SEU VELHO PAI. QUE DEUS CUBRA DE BÊNÇÃOS TODA A SUA FAMILIA NESTE MOMENTO TÃO DIFÍCIL. SOU TESTEMUNHA DO LEGADO DEIXADO POR SEU HERÓI. BETÃO

  4. Joaquim

    Descanse em paz Leomar. Você foi um exemplo em todos os seguimentos. Provou que a fé em Deus está acima de tudo.

  5. Paulo César mendes de Morais

    Hoje, final da tarde ao por do sol,
    após ciência do nome completo do Senhor
    Leomar Barros Amorim de Sousa,
    me vi levado a consultar sua biografia.

    Nos registros do GOOGLE, além da biografia, deu para sentir
    o espirito familiar na ocasião de uma festa de aniversário,
    a semelhança física em um dos filhos e o mesmo olhar meio que fixo herdado do pai presente
    em todos os filhos.

    É estranho pensar que somos perecíveis enquanto humanos, ora um simples sensor em toda constituição física e mecânica que nos organiza a vida vem a dar defeito e DEUS, porque o aviso tão tardio. São indagações que não encontramos respostas por mais que reviremos nossos passados.

    Como lhe dar com a perda material, à noite na solidão das lembranças me pego a imaginar como seria o futuro. Vai entender Deus com essa mania de nos enviar mensagens das mais diferentes formas. Fazendo uma reflexão é curioso como Deus sempre nos mostra os caminhas por meio de sinais, mas o difícil é interpretar tais sinais ou códigos.

    A organização do nome do seu pai traz em dois dos nomes a palavra AMOR, em um bem visível e no outro um pouco mais difícil de encontrar. Portanto um dos códigos, creio ser o AMOR.
    AMOR SOPRADO POR SEU PAI, QUE LHES DERAM VIDA E OPORTUNIDADE PARA PERPETUAR A VIDA.

    Uma simples mensagem de um desconhecido.

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários