Quem é Jorge Arturo e o que ele faz?

Por Luís Pablo Maranhão
 

Advogado Jorge Arturo

Advogado Jorge Arturo

Jorge Arturo Mendoza Reque Júnior, advogado inscrito na OAB (6573) desde o dia 13 de junho de 2003 e atualmente conhecido no Estado do Maranhão como o rei dos precatórios.

Jovem e sapiente, o advogado procurou se especializar em uma área onde o pagamento de dívidas antigas – muita das vezes, é feito de forma “negociada”.

No que se diz respeito a precatório, Jorge Arturo sempre está envolvido de alguma forma. Empresários donos de grandes empresas sempre procuram o advogado para comprar as dívidas antigas a preços inferiores aos valores reais.

Jorge Arturo negocia os precatórios para virarem crédito de ICMS e depois fecha um ‘acordão’ com as empresas para poderem pagar imposto mais barato, nisso negocia com as empresas o crédito e o dono do precatório fica com menos de 50% do dinheiro, deixando todo resto para o responsável pela negociação.

O suposto esquema dos precatórios no Maranhão funciona como uma rede criminosa em que envolve uma máfia de pessoas poderosas que ganham muito dinheiro com essas questões.

Para se ter ideia, o advogado tem um jatinho, carros importados como Range Rover, Porsche Carrera, Camaro, entre outras coisas.

A “habilidade” de Jorge Arturo associa-se a membros do judiciário e agentes públicos da Secretaria de Estado da Fazendo (SEFAZ), onde ele é ‘amicíssimo’ do ex-secretário e pré-candidato a deputado federal, Cláudio Trinchão.

Doleiro Alberto Youssef

Doleiro Alberto Youssef

O Blog do Luis Pablo apurou e descobriu que o advogado anda muito preocupado desde que o doleiro Alberto Youssef foi preso em São Luís, na Operação Lava Jato da Polícia Federal por envolvimento com lavagem de dinheiro e evasão de divisas.

Durante sua passagem pela capital maranhense, Youssef fez uma conexão com advogados especialistas em precatórios e representantes da empresa Constran.

Na investigação da PF, o doleiro aparece em meio a conversas telefônicas tratando da negociação do pagamento de precatórios do Governo do Maranhão à empresa Constran, que tem uma dívida para receber do Estado que supera R$ 110 milhões, referente a serviços de terraplanagem e pavimentação da BR-230 contratados na metade da década de 1980.

Alberto Youssef conseguiu fazer o governo cumprir parte do acordo escuso, fazendo o Estado efetuar dois depósitos na conta da Constran, que somaram R$ 9,4 milhões.

Para conseguir essa façanha, o doleiro teria recebido a ajuda do advogado Jorge Arturo, que intermediou junto com a SEFAZ o pagamento do precatório da Constran.

Depois que a bomba estourou e foi denunciada por deputados na Assembleia Legislativa, o advogado já pensa em sair desse ramo antes da coisa ficar mais feia ainda e ser noticiário nacional.

26 comentários em “Quem é Jorge Arturo e o que ele faz?”

  1. Armando Serejo

    Esse Jorge Arturo é um dos maiores bandidos do Maranhão. Se a Polícia Federal investigar vai descobrir muita coisa cabeluda.

  2. Flávio Alves

    Todo mundo sabe os negocios escusos que esse cidadão faz. Ficou rico da noite pro dia. Um verdadeiro absurdo o que ele tem feito.

  3. Gomes Vieira

    Isso é um bandido. Ele tem um bom tramite no Palácio dos Leões devido sua amizade com Gustavo Amorim, genro da governadora Roseana Sarney. Todos sabem que foi ele e o genro de Roseana que ajudaram a eleger o deputado estadual Alexandre Almeida.

  4. Arnaldo

    Putzzzz……

  5. Zé Nariz

    Rapaz trabalhador sempre teve o tino pros negócios
    Infelizmente o povo tem inveja do sucesso
    Mas é assim mesmo aqui no maranhão
    Quando o caba ganha dinheiro dizem logo q é lalau
    Por outro lado tenho certeza que o mesmo não tem nada com esta história
    Sucesso Jorge

  6. Augusto Sousa

    Informação totalmente distorcida. O pagamento desse precatório passou longe da Sefaz…. Recomendo uma pesquisa.

    Êta Maranhão velho! Basta alguém ser bem sucedido ou alguém novo querer colocar a cara na política que a turma já começa a bater gratuitamente

  7. Joaquim

    Só sei de uma coisa. Quem tem dinheiro na cidade é ele. Um jatinho desse custa uns 15 milhões de reais.

  8. Reitor Mabbet

    Uma pergunta que nao quer calar.
    Por que a Procuradoria Geral de Justiça, por intermédio dos promotores, só entraram com Ação Rescisória nos dois maiores precatórios do Maranhao, onde se inclui o processo da Constran ?? Pois há outros menores que poderiam ser também objeto de Rescisória, ou não ??
    Ao meu ver quando um processo sai da lista, como saíram via Rescisória assinada pelo Ministério Público (PGJ), automaticamente o dono do precatório perde barganha, ou não ?? Pois não tem prazo para seu retorno.

  9. Antonio Carlos de Oliveira Filho

    Conheço o Dr. Jorge Arturo desde garoto, sempre trabalhou com seriedade. Não o conheço envolvido em negócios escusos. Intermediar negócios não é ilícito. Nós advogados por dever de ofício temos que defender causas que para pessoas alheias ao problema não parecem justas. Ademais disso, o sucesso incomoda, infelizmente.

  10. Antonio Sales

    BANDIDAGEM é o que este blog tem feito contra pessoas de bem, desferindo acusações infundadas e sujeitando os acusados à opinião pública, sem o direito de defesa. Isso tem que ter um basta.

  11. Carlos Antonio

    O Mentor do sucesso do Jorge Arturo é o atual Secretário da SEFAZ, o Akio, mais conhecido como Japonês, é ele que é o Guru dele e do Trinchão, é o Akio que dá todas as diretrizes de como fazer as negociatas dentro da SEFAZ, e o Jorge Arturo se vira nos TRINTA dentro do Judiciário

  12. Carlos

    Sempre foi bem de vida e sempre teve afinidade pros negócios. Filho do Médico Boliviano Dr. Arturo de Santa Inês-Ma e sobrinho do ex governador e já falecido Jackson Lago. Sempre foi rico e sempre teve influências. Falo pq sei.

  13. alfa e beta

    quem foi o advogado que fez escreveu essa publicação pra vc rsrsrsrsrsr. deve ter sido algum que queria a causa e ficou de fora kkkkkkkkkkkkkkk

  14. Juju

    Onde entra o prefeito ribamar Alves nessa história?
    Duvido que seja verdade.
    Povinho inverso e incapaz

  15. Alberto Duarte

    Faltou várias informações
    1 O Jorge Arturo estono da empresa CTA empresa essa de arrecadação de tributos em que o Trinchao lava o dinheiro nela pq essa empresa trabalha em várias municípios do MA Como Grajau Paco do Lumiar e etc
    2 Essa Empresa deles tem participação de Aquil da receita federal Trinchao e Jorge Arturo
    3 Essa empresa é paga pelo Estado que paga os fiscais que trabalham pra ela que está empresa trabalha com a arrecadação de tributos em vários municípios maranhenses
    O Jorge Arturo é dono dessa Empresa CTA
    E outro detalhe fortíssimo ele agora essa construindo até prédio aq na ilha
    O problema Pablo é que ele é escroto não cumpri com ninguém não paga ninguém se vc faz um negócio com ele ele não cumpri ele muda o acordo ele é VAGABUNDO
    Muitos colegas advogados tem raiva dele
    Muita gente é chateada com ele
    Por isso q ele ta no blog aí

  16. SILVA

    E DESSA FORMA O ESTADO DEIXA DE PAGAR OS PRECATÓRIOS DOS SEUS FUNCIONÁRIOS, PREFERINDO NEGOCIATAS. TEM LUCRO COM ESSAS BANDALHEIRAS.

  17. Armando Serejo

    Prezado Luis Pablo, meu nome é Armando Serejo e eu sou o verdadeiro. Informo que algum psicopata fez um comentário degradante em desfavor de Jorge Arturo e não tendo coragem de assumir suas convicções se utilizou covardemente de meu nome. Jorge Arturo, fui tão vítima quanto você dessa pessoa covarde e sem escrúpulos. Por favor Luís Pablo lhe peço gentilmente que tire o comentário acima que tem como autor um falso Armando Serejo. Muito obrigado. Armando Serejo.

  18. Robert Valadares

    O Pai desse rpz tb tem muitos negócios ilícitos envolvendo TD.

  19. Raquel

    Sempre teve dinheiro? Que eu saiba o pai dele é dono de um hospial falido.

  20. Yuri

    Vixe Maria… Ta com cheiro de PF

  21. Carlos

    O Hospital ta falido, mas tu sabe se ele é falido, Raquel?

  22. Eduardo Costa

    Vamos por partes. Luís Pablo onde estão as provas do que você está falando? Logo se vê q vc ou quem escreveu isso p vc, não entende nada de direito.
    Esse Alberto Duarte que quer acrescentar várias informações, não tem a mínima noção nem mesmo de gramática, vai entender de direito?!
    Sabe o que é, minha gente, a pessoa não pode crescer na vida que logo aparecem milhares de pessoas que não tem capacidade de fazer o mesmo, pra dizer que deve ser ladrão ou corrupto.
    Não há nada de ilícito em comprar crédito de precatório; Se Jorge Arturo vive disso, bom pra ele, que soube ser esperto e como todos disseram agora é riquíssimo por conta disso. Todos que escreveram criticando, queriam, no mínimo, ter a metade do que ele tem…
    Ah, Robert Valadares… certeza que é um pseudônimo, né?! Claro, você deve saber que imputar crime a alguém é crime, né?!
    Existem criminosos de verdade pela cidade e pelo Estado… e certeza que eles não estão nem de longe relacionados a Jorge Arturo (Pai e Filho).

  23. Cláudio

    Um péssimo exemplo para um acadêmico de Direito e para um jovem advogado recém-formado. Onde já se viu isso, um rapaz desse mediante lobbys, conluios, por que não dizer: após cometer diversos crimes, ganhar vultosas quantias em dinheiro fazendo negociadas com agentes públicos, agentes políticos e toda espécie de bandido para depois posar na cidade de “sapiente”, “habilidoso”, “rico” etc.! Como se o estudo da ciência do direito e o trabalho gradativo e determinado fosse secundário. E o que valesse mesmo para se dar bem na vida, é o infalível maquiavelismo vulgar, levado a cabo e a todo circunstância por este tipo de indivíduo.

    Uma boa reprimenda, de forma exemplar, quiçá sirva pra extirpar essa espécie de vivaldino, que vez por outra aparece se dando muito bem neste nosso estado. Demais disso, a mentira sempre teve as pernas curtas.

  24. lUCIANLA sOUZA

    Seria bom investigar também a participação deste nobre advogado no município de Paço do Lumiar, onde a informação que vou passar aqui é escancarada e todos da administração sabem disso, só o MP e a PF que fingem não ouvir:

    O nobre advogado ajudou a eleger o prefeito municipal josemar “bocó” no acordo de ter a Secretaria de Fazenda do município no seu comando. Ao ser eleito, ele colocou o secretário pádua, (que é tesoureiro da campanha do trinchão), o adjunto é um funcionário do josemar, existe outro chefe de nome alisson que é primo do vice marconi, onde sua mulher também trabalha lá como fantasma (juntamente com mais 9 pessoas que recebem por esta secretaria e nunca sequer deu as caras).
    Bem, sem desviar a informação a questao é a seguinte: o nobre advogado, dono de uma empresa de informatica implantou, atraves de uma lixcitacao totalmente direcionada, um sistema de informatica de tributos, onde o seu faturamento é no valor de 40% da arrecadação mensal (bruta). pois anteriormente, o nobre advogado recebia 30% de forma ilegal do padua, onde tiveram que legalizar essa situação.

    ou seja, agora apos essas chuvas, o municipio encontra-se quebrado, a secretaria de arrecadacao de paço do lumiar nunca em sua historia arrecadou tanto, mais nao pode fazer nada pelo municipio porque, alem de cumprir com os 40% do acordo, anda arcando com a folha do municipio todo, pois o prefeito e o vice, andam desviando os repasses da prefeitura para interesses próprios…. mais isso é outra história.

    pesquise a fundo isso nobre blogueiro, e veras que tem muita historia cabeluda por ai.

  25. Américo Resende

    Tudo muito estranho! Vejam só esta: se Jorge Arturo mantém fortes relações de tráfego de influência com o Gustavo Amorim, genro da governadora Roseana Sarney. E os dois têm uma espécie de sociedade em esquemas com o governo, este mandando e desmandando até no Ministério Público Estadual, em retribuição à nomeação da procuradora-geral de justiça, Regina Rocha. Então porque cargas d’água o MPMA moveu uma Ação Rescisória melando o pagamento do “acordo” do precatório da Constran, já que ambos eram interessados na tremenda bolada?

    Cabe a seguinte pergunta: houve briga na repartição do “trabalho”? Ou MPMA agiu em combinação com Palácio dos Leões, à revelia do seu patrono, Gustavo Amorim, funcionando como uma espécie de bombeiro desse monumental escândalo que se abateu sobre o governo Roseana Sarney?

  26. Américo Resende

    Tudo muito estranho! Vejam só esta: se Jorge Arturo mantém fortes relações de tráfego de influência com o Gustavo Amorim, genro da governadora Roseana Sarney. E os dois têm uma espécie de sociedade em esquemas com o governo, este mandando e desmandando até no Ministério Público Estadual, em retribuição à nomeação da procuradora-geral de justiça, Regina Rocha. Então porque cargas d’água o MPMA moveu uma Ação Rescisória melando o pagamento do “acordo” do precatório da Constran, já que ambos eram interessados na tremenda bolada?

    Cabe a seguinte pergunta: houve briga na repartição do “trabalho”? Ou MPMA agiu em combinação com o Palácio dos Leões, à revelia do seu patrono, Gustavo Amorim, funcionando como uma espécie de bombeiro desse monumental escândalo que se abateu sobre o governo Roseana Sarney?

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários