Americano que fez transplante total de rosto aparece em público

Por Luís Pablo Mundo
 

Da Folha.com

Com óculos escuros e cavanhaque, Dallas Wiens, beneficiário do primeiro transplante facial completo dos EUA, juntou-se aos cirurgiões nesta segunda-feira no Brigham and Women’s Hospital, em Boston. Foi sua primeira aparição pública desde o procedimento de 15 horas realizado em março.

O paciente Dallas Wiens antes do transplante (à esquerda) e depois (à direita), nesta segunda-feira

Na ocasião ele contou a primeira coisa que sua filha lhe disse quando o viu após a operação: “Papai, você é tão bonito.”

“Parece natural”, disse o homem de 25 anos, de Fort Worth, Texas, que recebeu um novo nariz, lábios, pele, músculos e nervos de um doador anônimo. A operação foi paga pelo exército dos EUA, que pretende utilizar os resultados do processo para ajudar soldados com graves ferimentos faciais.

O rosto de Wiens foi todo queimado e ele ficou cego após um acidente elétrico, enquanto pintava uma igreja em novembro de 2008.

Os cirurgiões disseram que o transplante não foi capaz de restaurar sua visão, e que os nervos estavam tão danificados que ele provavelmente terá apenas sensibilidade parcial em sua bochecha esquerda e no lado esquerdo da testa.

O paciente no Brigham and Women's Hospital, em Boston, ao lado de sua filha Scarlette, que faz 4 anos no próximo mês

Em reportagem da agência de notícias Associated Press e em um vídeo do YouTube, do ano passado, Wiens falou sobre o motivo pelo qual gostaria de fazer o transplante e como queria voltar a sorrir e sentir os beijos de sua filha, Scarlette, que faz 4 anos no próximo mês. Transplantes faciais dão a pessoas que ficaram desfiguradas outra opção além de “se olhar no espelho e odiar o que veem”, disse ele.

Ele disse à reportagem que sua filha e sua fé o mantiveram motivado.

A cirurgia foi paga pelo Departamento de Defesa, que deu ao hospital uma concessão de pesquisa de US$ 3,4 milhões para cinco transplantes.

Cerca de uma dúzia de transplantes de rosto foram realizados no mundo todo, nos EUA, França, Espanha e China.

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários