CIA aponta importância de material apreendido com Bin Laden

Por Luís Pablo Mundo
 

Da Folha.com

O material apreendido na operação que abateu Osama bin Laden mostra o quanto era importante localizar o líder da Al-Qaeda, afirmou neste sábado o diretor da CIA, Leon Panetta. Neste sábado, o Pentágono divulgou cinco vídeos do líder da Al Qaeda, recuperados no local onde ele foi morto.

O esforço para rastrear Bin Laden até sua residência na cidade paquistanesa de Abbottabad também demonstrou “a persistência, a habilidade e a enorme coragem” da CIA, afirmou Panetta em um comunicado.

“O material encontrado no complexo só confirma mais uma vez o quanto era importante era ir atrás de Bin Laden”, disse Panetta.

“Desde 11/09, é isto que os americanos esperam de nós. Nesta operação crítica, atendemos às suas expectativas”.

O chefe da Agência Central de Inteligência divulgou um comunicado no mesmo dia em que o governo dos EUA divulgou cinco vídeos apreendidos na operação, na qual um comando dos EUA matou Bin Laden.

VÍDEOS

O Pentágono divulgou neste sábado cinco vídeos do líder da Al Qaeda, Osama bin Laden, recuperados no local onde ele foi morto no último domingo, no Paquistão. As imagens são um importante material nas investigações sobre as atividades de Bin Laden antes de morrer.

Em um dos vídeos, ele está sentado em uma cadeira, com um casaco de lã e um cobertor sobre os ombros. Ele segura o controle remoto da TV. De barbas brancas, Bin Laden assiste ao noticiário sobre ele mesmo em canais de TV via satélite.

Outro vídeo é uma mensagem aos Estados Unidos, que os funcionários do país acreditam ter sido gravada em outubro ou novembro. Segundo a TV americana CNN, o áudio não foi divulgado porque, segundo os altos funcionários americanos, seria inapropriado. Nestas imagens, parece que sua barba foi pintada de preto.

Em outros três vídeos caseiros, Osama ensaia discursos diante da câmera.

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários