Caso Uniceuma: 600 alunos podem estar envolvidos em fraude de notas

Por Luís Pablo Polícia
 

A coisa pode ficar feia para os alunos do Uniceuma que estão sendo investigados pela Superintendência Estadual de Investigações Criminais (SEIC).

Alunos do Uniceuma estão sendo investigados por fraude

Alunos do Uniceuma estão sendo investigados por fraude

Segundo o blog apurou, são cerca de 600 alunos que se beneficiaram da fraude em vários cursos, como Direito, Engenharia e principalmente na área da saúde (Medicina, Odontologia e Enfermagem). Todos estão envolvidos em alterações de notas na Universidade.

A fraude foi denunciada no início da semana, pela própria reitoria da instituição à polícia.

Mais de 20 alunos já foram interrogados pelo o suposto envolvimento no esquema de notas. No interrogatório, alguns alunos negaram a ligação com o caso e disseram estar surpreso com a adulteração no banco de dados. O esquema envolve filhos de figurões do estado.

O delegado Breno Galdino, que investiga a fraude, disse que as investigações estão em fase inicial e se mantém em sigilo absoluto.

O reitor do Uniceuma, Marcos Barros, disse que a imagem da instituição tem que ser valorizada e todos que participaram da fraude vão ter que responder na Justiça.

10 comentários em “Caso Uniceuma: 600 alunos podem estar envolvidos em fraude de notas”

  1. Macabeu

    Este CEUMA, é um monturo de Patricinha e Patricinho, deviam é fecha esta imoralidade de venda de diploma, só serve para os ricos, muitos nem terminam os cursos, compram os períodos, lá fora já tem os empregos garantidos, a maioria filhinho de papai. No Estado está cheio destes incompetentes, pode ver, na esfera dos Três Poderes, Executivo, Legislativo e Judiciário nimguém faz mais concurso, está cheio destes “analfa”, de diploma na mão, bando de vagabundo, não trabalham mais os cargos pertence a eles os FDP, é assessor pra cá é assesssor pra isso e aquilo, morando faro do Estado fara do Pais, e fica porisso mesmo, tou mentindo?????

  2. Macaco Eletrico

    Inveja mata. O raça ruim eh pobre.

  3. JEAN

    MACABEU, e eles é que são ANALFA; tá certo.
    Mas vamos ao que interessa; a grande verdade é que não é só nesta faculdade são em todas, como em todas as esféras do poder público teem falcatruas, e olha que se fizer uma operação pente fino mesmo “coisa que não vai acontecer” é capaz de até o próprio D. ser um dos beneficiados, pois isso não é de agora, tem mto (não vou citar a profissão) profissional de brasil afora feito nas coxas (comprando o canudo a qualquer custo) e posando de bonzão. E fica o alerta para os da área de direito, se ele comprou as notas no ceuma; sem, mas sem nenhuma dúvida ele tambem comprou a OAB.

  4. Ana

    Amigo Macabeu, concordo com você quando diz que há muitos “filhinhos de papai” matriculados no Ceuma, porém, não generalize, pois também sou uma aluna da instituição e ao contrário dos já citados acima, sou uma trabalhadora e com muito esforço consegui uma bolsa integral para ingressar em um curso superior e pretendo também com muito esforço manter essa bolsa. Vale ressaltar também que assim como há professores não tão bons, existem excelentes professores na instituição. Por isso, peço que não só você, como a todos que por ventura vierem a postar algum comentário no blog que reflitam antes sobre as palavras que aqui deixarão. Um grande abraço.

  5. F. M. Sampaio

    Ahhh, eu já comprei e se precisar é claro que pedirei socorro à esse servicinho. Fazer o que né, já estou garantido no mercado.hahah

  6. Macabeu

    Prezada ANA, generalizei pq é a maioria que esculhamba a instituição, duvido que estes patricinho vá representar-la fora do Estado, pois são uns bando de despreparados, eu sei que estudam muitos pobres e esforçados são inteligentes, são estes que salvam a instituição, eu tenho consciência disso, mas a própria direção não valorizam, sei também que tem excelentes professores, só que os vagabundos não querem estudar, isto é que avacalha o troço ai, e se o professor aperta, vão todos pra cima da direção, pedindo para manerar pois os mesmo estão pagando, pariri, parará e poraí vai…

  7. Mulambo

    O uniceuma é uma instituição boa com professores excelentes e ja formou vários profissionais em diferentes áreas, eu sou aluna e não concordo com algumas opnioes mencionadas acima, Em toda instituição acontece essas fraudes até nas federais,agora não podemos sair jugando todos, pelo fato de ter alguns estarem envolvidos.

  8. Thay

    que vergonha alunos do ceuma que participaram disso..
    como é bom ter papai e mãe para poder pagar né..
    mas que estes alunos estelionatários sejam punidos, são bandidos!. isso é crime

    VERGONHA MARANHÃO #

  9. Blog divulgará documento que aponta os nomes dos beneficiados na fraude de notas no UniCeuma « Luís Pablo | Blog sobre política, com crítica da mídia e informação alternativa

    […] contra os envolvidos no esquema fraudulento de alteração de notas no UniCeuma (relembre o caso aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui e […]

  10. Paulo

    Olha vou falar com um bom conhecimento de causa. Nesta instituição há dois grandes problemas: 1. Não há critério de seleção para entrada dos alunos e 2. Há uma clara política de tratamento de alunos como clientes. Isso é tudo que basta para formar-se o caldeirão de fraudes e escândalos provenientes do uniceuma que rotineiramente escutamos na mídia. É obvio que há bons e maus alunos, bons e maus professores como em qualquer universidade do planeta, porém o que a macula tão severamente é a política definida de comercialização da educação. Ora, se ingressam estudantes sem o menor esforço e se durante sua vida universitária qualquer desafio acadêmico (que devem ser quase obrigatórios no processo de formação de um indivíduo) basta mandar uma mensagem pressionando o reitor no facebook, não é de admirar que de lá saiam inúmeros profissionais de péssima qualidade. Conheço inúmeros docentes do uniceuma que declaram publicamente serem coniventes com o pacto da mediocridade, que envolve ensinar e cobrar o mínimo, tudo com o intuito de evitar problemas administrativos com as coordenações ou mesmo com a política “o aluno que manda”. O incrível é que mesmo com este pacto de mediocridade assumido, há tantos mal alunos que muitos ainda assim não conseguem lograr aprovação (quiçá não consigam sequer escrever os próprios nomes). Ja vi inúmeros professores serem persuadidos a mudar notas, repensar conceitos ou mesmo serem “gentilmente” convidados a sair da instituição por “reprovar demais”. Querem saber quem são os bons docentes da instituição? Investiguem quantos alunos reprovam em suas disciplinas, quantas vezes eles opinam sobre as necessidades de mudanças no processos acadêmicos, ou quantas vezes participam de reuniões. Tenho um amigo “professor” no uniceuma que assim diz: “no uniceuma quanto mais calado melhor, estou para ser promovido por falar pouco” diz ele ironicamente. Lembrem-se amigos que o uniceuma é uma empresa cujos donos fazem parte da grande podridão que envolve a política maranhense. E mais que obvio que a empresa deles e gerenciada da mesma forma com a qual fazem política, na base da politicagem, do apadrinhamento e da falta completa e absurda de competência que envolve os altos escalões da empresa. Não precisa ser muito inteligente pra chegar a constatação que uma universidade gerenciada por quem é hoje não passa de uma grande piada.

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários