Cassada, prefeita Socorro Waquim demite advogados da prefeitura

Por Luís Pablo Política
 

Socorro Waquim

A prefeita de Timon, Socorro Waquim (PMDB), demitiu no meio da semana toda a equipe de advogados da prefeitura. Ela foi condenada pelo juiz Simeão Pereira e Silva, tio do deputado Rubens Júnior (PCdoB), à perda de mandato e dos direitos políticos por seis anos por ato de improbidade administrativa, em razão de “irregularidades no concurso público para cargos de nível fundamental do município”, segundo ação civil pública oferecida pela promotora Selma Regina Souza Martins. Ela, no entanto, pode recorrer no cargo.

As demissões teriam ocorrido após a prefeita constatar uma série de situações anormais que vinham causando prejuízos ao município. Foram demitidos sumariamente o chefe e subchefe da procuradoria do município, advogados Eder Gonçalves Claudino e Luiz Geraldo Lopes, respectivamente, além dos demais membros que formavam a equipe de procuradores da administração municipal.

O município estaria sendo penalizado permanentemente com derrotas na Justiça e por conta disso teria sofrido uma enxurrada de precatórios nos últimos seis anos do mandato da prefeita Socorro Waquim, em razão da “ineficiência” da procuradoria.

Além da equipe de procuradores, a prefeita estaria prestes a exonerar todos os servidores contratados aprovados no último concurso realizado em 2007, depois de ação impetrada pelo Ministério Público de Timon denunciando a fraude verificada no concurso, comprovada durante investigação da Polícia Federal.

O secretário de comunicação da prefeitura, Murilo Noleto, confirmou as demissões de toda a equipe de advogados da procuradoria. “Foi um ato administrativo e quem é terceirizado pode vir a ser demitido assim. Estamos contendo gastos. É algo normal dentro das administrações”, disse.

Sobre a condenação do juiz Simeão Pereira, Noleto disse que Socorro Waquim permanecerá no cargo até que seu recurso seja julgado em instância superior.

(Com informações do Portal 180 graus)

3 comentários em “Cassada, prefeita Socorro Waquim demite advogados da prefeitura”

  1. efetiva vingada

    Até que enfim está-se fazendo justiça em Timon. Eu sabia que mais cedo ou mais tarde ia sair o resultado dessa ação e mas só não foi melhor porque ainda cabe recurso…é besta, acha que pode dispor do dinheiro do povo a vida toda e ficar por isso mesmo? não é assim não!

  2. marcos fernandes

    Sr. Luís, acho que a justiça deveria ter uma conformidade nas decisões, pois é sabido que o rito a ser seguido tem que ser respeitado em todas as entrancias. porém, aquí em pindaré, não é que ocorre quando se trata de denúcias contra o prefeito Henrique L… Salgado, pois no ano de 2005 entrei com uma ação popular pedindo o afastamento do então secretário de saúde, o Sr. Manoel Filho “PESÃO”, que havia sido condenado por improbidade com uma pena de mais de cinco anos de prisão com regime semi-aberto. ocorre que passados cinco anos a Juísa da comarca A DRa. Leoneida Barros Amorim, mandou me intimar pra saber se eu ainda tinha intenção de continuar com a causa, ora, se isso não é cômico é trágico. a justiça e o corregedor de justiça do Maranhão deveria tomar providências e apurar o porque de tanta demora, isso é um desrespeito para com o cidadão e pra com a própria justiça.

  3. Elizete

    é uma injustiça contra socorro. sinceramente olhando como cidadã que mora a 20 anos em timon nunca ví uma gestão melhor que a da prefeita!

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários