Governo não decide o nome para o comando da Secretaria de Juventude

Por Luís Pablo Política
 

Governadora Roseana Sarney

Quase sete meses após o início do novo mandato da governadora Roseana Sarney (PMDB) à frente do Palácio dos Leões, ainda resta uma pasta sem um chefe oficial: a Secretaria de Juventude. Enquanto o impasse do deputado Roberto Costa (PMDB) não é resolvido, a pasta permanece sob a direção de dois secretários adjuntos – nomes fortes para ocupar a vaga que já foi do deputado.

Rui Pires e André Campos, nomeados secretários-adjuntos da pasta, são responsáveis por despachar todas as demandas enquanto não é definida a situação de Roberto Costa. Mesmo à espera do antigo chefe, os nomes dos dois adjuntos correm com força para substituir o ex-secretário.

Enquanto não tem o ultimato sobre a sua função dentro do governo (parlamentar ou executiva), Roberto Costa prefere esconder o jogo sobre onde deve ficar. No entanto, ele mesmo cogita o nome dos dois secretários-adjuntos como possíveis ocupantes oficiais da chefia da pasta, mas adianta que a questão só terá decisão definitiva no mês de julho, durante o recesso parlamentar.

Roberto Costa teve nomeação concedida em 5 de abril deste ano, mas não chegou a assumir o cargo. No início de junho – dois meses após a publicação do ato governamental, – o deputado não tomou posse e a nomeação perdeu o efeito (que tinha como prazo de vencimento 60 dias). O deputado continua como um dos parlamentares que defendem com maior vigor os interesses do governo na tribuna do parlamento.

No site do governo, a foto e o nome de Roberto Costa constam como secretário, apesar de vencida a nomeação. Ele, porém, continua atuando na Assembleia Legislativa e envolve-se em várias polêmicas como a greve dos professores e, posteriormente, o questionamento da cobrança da taxa de IPTU de São Luís. Atuando em diversas bandeiras, o deputado vai ficando pela Casa.

Quem também está no páreo é Souza Neto, que já ocupou o cargo e o atual secretario de Trabalho Solidariedade, José Antônio Heluy, um dos poucos nomes do PT que participam do governo Roseana.

Secretaria Polêmica

A Secretaria de Juventude tem um histórico recente de polêmicas. Criada no governo de José Reinaldo Tavares (PSB), o segundo ocupante da pasta deixou grandes questões a ser resolvidas. Ao assumir a cadeira de secretário, Roberto Costa entrou com um pedido de investigação dos gastos de seu antecessor, Weverton Rocha (PDT) que ocupou o cargo durante a gestão do ex-governador Jackson Lago( 2007- 2009).

O ponto de convergência entre Roberto Costa e Weverton Rocha é a passagem pela União Municipal dos Estudantes Secundaristas (Umes), onde iniciaram a militância na política. Questionado sobre o assunto, . Sérgio Macedo, secretário de Comunicação, diz ainda que a decisão sobre o comando da secretaria será tomada em julho. (Com informações do Imparcial)

3 comentários em “Governo não decide o nome para o comando da Secretaria de Juventude”

  1. Fábio

    Ruy Pires secretário, roberto costa ta de brincadeira, esse rui foi denunciado pelo miisterio publico é acusado de formação de quadrilha, corrupção, apropriação indevida, roubo, falsidade ideologica entre outros, se for condenado pega 15 anos de prisão, ta bom ou acha pouco….abre o olho GOVERNADORA.

  2. Antonio do lira

    Prefiro andre do que o rui. o andre é do povo é simples igual ao deputado roberto, o rui é ignorante, bolsal, mal eduacado e mentiroso e falso.

  3. Glaysson

    Enquanto não é definido um nome para que ocupe de maneira oficial a titularidade da Secretaria da Juventude, quem fica prejudicado são os jovens do Maranhão no anseio de melhores projetos e ações que os beneficiem. O Governo de Roseana Sarney tem um compromisso com a juventude e ela está determinada a colaborar com bons projetos para os jovens maranhenses, como a continuidade dos programas ProJovem e primeiro emprego, inclusive formando uma equipe que será responsável pelo desenvolvimento do projeto São Luís 400 anos. Vale aguardar para saber quem vai comandar a Pasta da Juventude do Maranhão e estar junto com os jovens do nosso Estado.

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários