Escândalo: Após denúncias, ministro dos Transportes deixa o cargo

Por Luís Pablo Política
 

Do G1

Ex-ministro Alfredo Nascimento

O ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento (PR-AM), deixou o cargo nesta quarta-feira (6) após denúncias sobre um suposto esquema de superfaturamento em obras envolvendo servidores da pasta. A crise se agravou nesta quarta após suspeitas de que o filho do ministro tenha enriquecido ilicitamente em razão do cargo do pai.

Em nota oficial divulgada por volta das 16h40 pelo ministério – veja a íntegra no fim da reportagem -, Alfredo Nascimento diz que “decidiu deixar o governo” e que enviou “há pouco à presidenta Dilma Rousseff seu pedido de demissão em caráter irrevogável”.

O Palácio do Planalto ainda não se pronunciou sobre a nota divulgada nesta quarta. Na segunda (4), a presidente afirmou, em comunicado, que tinha “confiança” no ministro.

Senadores do PR se reuniram nesta tarde com integrantes do governo para decidir o nome do substituto no ministério, mas o encontro terminou sem uma definição.

O Ministério dos Transportes afirma que Nascimento “vai colaborar espontaneamente para o esclarecimento cabal das suspeitas levantadas” e que “decidiu encaminhar requerimento à Procuradoria-Geral da República pedindo a abertura de investigação e autorizando a quebra dos seus sigilos bancário e fiscal”.

Na nota em que anuncia que entregou o cargo, ele afirma que “coloca-se à disposição de seus pares para participar ativa e pessoalmente de quaisquer procedimentos investigativos que venham a ser deflagrados naquela Casa (Senado) para elucidar os fatos em tela”.

Deputado federal Davizinho envolvido no escândalo

Da ISTOÉ

Deputado federal Davizinho e o ex-ministro Alfredo Nascimento

Ministro a serviço de um partido – Na tarde de 24 de junho de 2009, o ministro Alfredo Nascimento recebeu em seu gabinete o deputado Davi Alves da Silva Júnior, então no PDT, para negociar a liberação de obras na rodovia BR- 010. Embora não tenha sido focalizado pelo cinegrafista, o deputado Valdemar Costa Neto também estava no gabinete e participou de toda a conversa.

O diálogo, no gabinete do ministro, mostra Nascimento discutindo a liberação de obras com o deputado Davi Júnior. No primeiro trecho da conversa, o deputado Valdemar Costa Neto conduz a negociação e admite ter feito um acordo prévio com o ministro para a assinatura do projeto. Durante a conversa, Nascimento deixa claro que Davi poderá obter mais recursos do ministério quando deixar o PDT e migrar para o PR. Leia mais e veja o vídeo aqui.

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários