STF apresenta nova proposta de aumento salarial

Por Luís Pablo Política
 

Do G1

Mesmo antes de conseguir aprovar o reajuste de 14,7%, referente ao ano de 2011, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Cezar Peluso, enviou ao Congresso Nacional nesta semana uma proposta de projeto de lei pedindo um novo aumento de 4,8%.

Na sugestão, enviada na última quarta-feira (31), Peluso propõe que o novo aumento passe a vigorar em 2012 e afirma que este reajuste terá tramitação independente do projeto sugerido ao Congresso no ano passado.

Segundo a assessoria do STF, o projeto de 2010 – que previa 14,7% de reajuste e que foi enviado nesta sexta ao Congresso pela presidente Dilma Rousseff – pretende repor perdas salariais dos ministros da Corte entre 2008 e 2010. Já a proposta encaminhada na última quarta se refere à inflação estimada pelo governo para 2011, com base no Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

O pedido do STF para que o Congresso aprove mais um aumento foi remetido na semana em que o governo federal cortou da proposta orçamentária de 2012 a previsão de reajuste de 14,7% para os ministros da Corte.

O corte desagradou o presidente do STF, que classificou a atitude do Executivo como um “equívoco”. Nesta sexta, voltou a comentar o caso, que chamou de “página virada”.

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários