Famem homenageia municípios que incentivam a Igualdade Racial

Por Luís Pablo Política
 

A Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem) realizou uma grande festa na noite da última quarta-feira, 14, para apresentar o lançamento do Prêmio de Reconhecimento das Boas Práticas de Gestão Pública. O evento ocorreu no auditório do Palácio Henrique de La Roque e contou com a participação massiva de prefeitos e gestores municipais. Na ocasião, a Federação homenageou 72 prefeituras com o troféu Magno Cruz: Igualdade Racial é Pra Valer.

Com o objetivo de incentivar uma gestão municipal de qualidade, reconhecendo as boas e inovadoras práticas nos diversos setores da administração municipal, o 1° Prêmio de Reconhecimento das Boas Práticas de Gestão Pública tem uma importância fundamental para o avanço da qualidade de vida da população por meio da troca de experiências bem sucedidas entre os municípios.

Para o presidente da Famem, Júnior Marreca, essa iniciativa é relevante, pois a partir dela poderá ser criado um banco de dados com as práticas que obtiveram êxito e que servirão de modelo para outras gestões públicas. “Os municípios maranhenses que participarão desse Prêmio estarão incentivando, reconhecendo e socializando suas experiências de sucesso, contribuindo para a multiplicação das práticas bem sucedidas e, consequentemente, para o bem estar da população”, ressaltou Marreca.

A coordenadora do Prêmio, Margareth Teixeira, explicou que as inscrições podem ser realizadas no período de 1° de março a 31 de maio de 2012 através do site www.famem.org.br. Para participar, os municípios deverão enviar projetos, que serão analisados e selecionados por um júri especial constituído de técnicos e especialistas nas seguintes áreas: saúde, educação, assistência social, habitação, agricultura, meio ambiente, Igualdade Racial, Igualdade de Gênero e Excelência em Gestão.

“Em janeiro a Famem já estará disponibilizando em seu site todos os pormenores do regulamento para que as prefeituras possam se inteirar de como participar. Os projetos poderão ser enviados por meio eletrônico ou entregues na sede da Federação. Os resultados serão apresentados em junho de 2012. O mais importante dessa iniciativa será o compartilhamento das experiências entre os municípios, a real possibilidade de ampliar os benefícios além de suas fronteiras”, explicou a coordenadora.

Igualdade Racial em destaque

Além do lançamento do 1° Prêmio de Reconhecimento das Boas Práticas de Gestão Pública, a Famem, em parceria com a Secretaria de Estado Extraordinária de Igualdade Racial (Seir), homenageou prefeitos e municípios que integram o Fórum Intergovernamental da Promoção de Igualdade Racial (Fipir), por meio da entrega do Prêmio Magno Cruz: Igualdade Racial é Pra Valer.

Na ocasião, várias autoridades ligadas as Políticas Públicas de Igualdade Racial ressaltaram a iniciativa da Famem em incentivar o reconhecimento da diversidade étnica do Maranhão. “A Famem está de parabéns, pois os municípios têm contribuído para o debate da questão racial na esfera pública. Para enfrentar essa questão, os prefeitos criaram planos integrados de ações. Esses 72 municípios laureados já estão instalando seus conselhos municipais de igualdade racial”, destacou Claudete Ribeiro, secretária de Igualdade Racial do Maranhão.

O Prêmio Magno Cruz: Igualdade Racial é Pra Valer congratulou 72 municípios com troféus pela implantação da política de igualdade racial, demonstrando responsabilidade histórica na consolidação de uma sociedade mais justa e igualitária.

A representante da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial do Governo Federal, Anhamona Brito, enfatizou o pioneirismo da Famem no processo de acolhimento da pauta racial. “A Famem é a primeira Federação do país a aderir essa política de igualdade racial. Ela está agindo em bases muito sólidas, tenho certeza que nos dará profícuos frutos em um futuro não muito distante”, realçou.

Para Júnior Marreca, a adesão dessas políticas por parte dos municípios tem um efeito positivo, pois faz parte das mudanças sociais que fortalecem o municipalismo. “É importante destacar que a Famem foi a pioneira na valorização dessas políticas que são tão importantes e imprescindíveis para fazermos uma sociedade mais justa e igualitária. Essa iniciativa nos da mais credibilidade e responsabilidade com a nossa população, demonstra o zelo que estamos tendo com eles”, encerrou o presidente.

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários