FAMEM discute gestão de resíduos sólidos em janeiro

Por Luís Pablo Política
 

Com o objetivo de elaborar os Planos Municipais de Gestão dos Resíduos Sólidos e produzir um levantamento sócio-ambiental nos municípios maranhenses, a Federação dos Municípios do Estado do Maranhão – Famem – realizará uma série de encontros com prefeitos e técnicos na área de Meio Ambiente durante todo o mês de janeiro.

Prefeito Júnior Marreca, presidente da Famem

Prefeito Júnior Marreca, presidente da Famem

Os 217 municípios do Estado foram convocados a participar da iniciativa, que terá início na próxima segunda-feira, 09, na Escola de Gestão Municipal, localizada na sede da Famem em São Luís.

O Maranhão possui números alarmantes quando o assunto é resíduos sólidos, pois 95,3% das cidades do estado convivem com lixões a céu aberto e aterros controlados. Pensando em mudar essa triste realidade e se adequar as novas diretrizes do Plano Nacional de Gestão dos Resíduos Sólidos, a Famem apresentará aos municípios diferentes formas do manejo adequado desses resíduos.

Para o presidente da Famem, Júnior Marreca, esse encontro entre os municípios maranhenses será fundamental para a formulação de políticas públicas voltadas para melhorias na área ambiental. “Temos que dar ao lixo um destino mais sustentável, por isso a importância de discutirmos estratégias de mobilização dos municípios em conjunto e, assim, formularmos os Planos Municipais”, destacou.

Até o dia 20 de janeiro a Famem reunirá todos os municípios maranhenses divididos por regiões para abordar temas como: a obrigatoriedade legal de elaboração dos planos de gerenciamento de resíduos sólidos urbanos e conseqüências do seu não cumprimento; objetivos do plano de trabalho e a importância da coleta de dados consistentes para formatação dos consórcios e obtenção de recursos; além de questionários voltados para as prefeituras acerca do tema.

“O objetivo é que até agosto de 2012, prazo estipulado pela lei nº 12.305/2010, que estabelece diretrizes da Política Nacional de Resíduos Sólidos, os municípios já estejam com seus planos encaminhados”, ressaltou Júnior Marreca.

Um comentário em “FAMEM discute gestão de resíduos sólidos em janeiro”

  1. Movimento Democrata Livre de Sao Luis

    considerando a suspeitissima covardia da alema consema conserh sema anvisa e fiema em não discutir publicamente buscando solucionar os danos socioambientais e hidricos causados por residuos toxicos e altamente toxicos produzidos sem uma fiscalizacao séria por quem de direito nos nossos 217 municipios por industrias e empresas pesadas, assim em prejuizo a saude ao turismo ao meio ambiente e recursos hidricos, talvez interessasse a nova famem promover este oporuno tema

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários