Roseana quer Lobão como sucessor de Sarney para garantir Luís Fernando

Por Luís Pablo Política
 

De forma reservada, a governadora Roseana Sarney tem comentado a possibilidade do ministro de Minas e Energia, Edison Lobão (PMDB-MA), retornar ao Senado para se candidatar à presidência da Casa, para suceder o seu pai, senador José Sarney (PMDB-AP).

Ministro Edison Lobão

Ministro Edison Lobão

A indicação de Lobão como sucessor de Sarney é uma estratégia política.

Roseana, como se sabe, prefere o secretário Chefe da Casa Civil, Luís Fernando, como candidato à sua sucessão nas eleições de 2014. Mas para isso, ela precisa tirar Lobão do seu caminho.

Com retorno do ministro ao Senado, a governadora evita um provável racha na base do governo.

A ala que apoia Edison Lobão interpreta a preferência de Roseana Sarney como uma interferência direta do Executivo no Legislativo, onde boa parte já sinaliza apoio ao ministro.

Lobão integrou a comitiva da governadora durante parte do governo itinerante. Depois de ser recebido por uma caravana de políticos maranhenses, o senador se dirigiu a Timon, onde participou da inauguração de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

Aos 76 anos, o senador Edison Lobão está em pleno vigor político. Ele se licenciou do Senado em 2 de fevereiro do ano passado para retornar ao ministério que dirigiu durante os três últimos anos do governo Lula (2002-2010).

Reeleito com quase 1,5 milhão de votos, Lobão é visto pelo grupo do senador Sarney como um dos prováveis candidatos à sucessão da governadora do Maranhão.

A eleição do próximo presidente do Senado deve acontecer no início do próximo ano, quando os senadores retornarem do recesso parlamentar.

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários