Absurdo: GTA nega socorro para trigêmeos e recém-nascido morre

Por Luís Pablo Política
 

É grande a revolta da população do município de Pinheiro, interior do Maranhão. Uma mulher grávida de trigêmeos, que deu a luz na madrugada ontem, 25, no Materno Infantil da cidade, perdeu um filho porque o GTA (Grupo Tático Aéreo) se negou a prestar socorro aos recém-nascidos.

GTA se recusa a prestar socorro para população de Pinheiro

GTA se recusa a prestar socorro para população de Pinheiro

Os três bebês, dois meninos e uma menina, nasceram prematuras – de 6 meses e 10 dias – e precisavam ser encaminhados com urgência para o Materno Infantil da capital maranhense. O parto foi de risco.

A direção do Materno de Pinheiro entrou em contato com o GTA por volta das 8h da manhã, solicitando a transferência aérea dos recém-nascidos na tentativa de salvar os bebês, que estavam correndo risco de vida.

O Grupo Tático Aéreo do Maranhão informou, segundo a direção do hospital, que não poderia se deslocar para prestar socorro, porque a ordem para Pinheiro a serviço da Saúde não estava autorizado.

Desesperados e revoltadas com a resposta que receberam do GTA, a direção do Materno Infantil entrou em contato com o ex-prefeito de Pinheiro, Zé Genésio, que disponibilizou seu avião por volta das 11h da manhã e transferiu os recém-nascidos.

Ao chegarem no aeroporto de Paço do Lumiar, uma equipe da SAMU prestou socorro e encaminhou os bebês para o Materno Infantil de São Luís. Devido à demora em transferir os recém-nascidos do interior para a capital, um menino não resistiu e morreu a caminho do hospital de São Luís.

O clima em Pinheiro, neste momento, é de dor e revolta com o Governo do Estado. Eles alegam que, pelo prefeito Zé Arlindo fazer oposição ao grupo Sarney, o GTA se recusou a prestar socorro.

Os dois recém-nascidos que sobreviveram, permanecem em observação na UTI do Materno Infantil de São Luís.

10 comentários em “Absurdo: GTA nega socorro para trigêmeos e recém-nascido morre”

  1. AIRTON ALMEIDA

    Eu sei muito o que é isso. Já passamos pela mesma situação, em Balsas. O caso está sendo investigado.
    É verdade que há uma ordem para que as UPAS não recebam pacientes resgatados pelas ambulâncias do SAMU e do CBM? Para não encher os locais e parecer que o atendimento é 100%?

  2. Bafo de bode

    Com a palvra a senhora gvernodora como sempre escondida do povo que ver o desmando do seu governo
    As upa e um hospital modelo so na vitrene

  3. Thames

    É capaz de ser verdade, mas a ordem é do alto escalão do governo, e não do coordenador do GTA, cujo esquadrão (composto de socorristas e bombeiros, fora os policiais) estaria plenamente disposto a atender esse tipo de solicitação. Como faziam há algum tempo.

    No fim do ano passado também solicitamos transferência de paciente, e nos foi negada.

    É o mesmo tipo de ordem geral que proíbe o atendimento de outros municípios. Também proíbem da mesma forma que o GTA transporte pacientes assim. Ainda vão muitas décadas até que o MA atinja um nível de saúde mínimo, capaz de atender a população de fato.

  4. Sousa

    Ministério Público ACORDAAAA!

  5. Leo

    GTA não atendeu a solicitação de SOCORRO? Aposto trezentos bodes como se fosse pedido de FILUCA afilhado de Sarney eles iriam voando, voando!

  6. contribuinte

    AIRTON ALMEIDA

    é verdade, sim!!! Sou socorrista e posso afirmar que os Bombeiros e SAMU são impedidos de trasportarem vítimas para as UPA´S.

  7. Mãe Dinah do Rio das Bibas

    1º Se fosse para pegar a Rosengana e o Maridão de Ferro bronzeados lá em Curupu, tinha decolado em 10 min.
    2º Todos que trabalham no SAMU sabem que são proibidos de levar pctes para as UPAS há quase 3 anos e o ministério público e a imprensa nada fazem…
    3º Lá no GTA eles deixam de socorrer pctes graves devido estarem ocupados em missões de transporte de parlamentares à suas bases..
    4º Eles não tem todo este preparo para transportar pctes graves, por falta de material e de pessoal, visto que não tem nem enfermiros e nem médicos em seu quadros.
    Êêêta Maranhão sem futuro…

  8. MURILO SOU DE PHO

    OBRIGADA ROSEANA POR SOCORRO DADO A TREZ CRIANÇA,DEUS NÃO DORME,VC QUE TANTO ELE AJUDOU NAS SUAS CIRURGIAS,DEPOIS NÃO RECLAMA PRA DEUS,VC TAMBEM E DE CARNE E OSSO….. ACORDA ROSEANA…TREZ CRIANÇAS NÃO TEM NADA A VER COM POLITICAS DE VOCES… OBRIGODO.

  9. darlene saraiva

    em primeiro lugar sou prima da mae dos bebes e a chegada deles era esperadas com muito amor por todos nos da familia. e por causa de uma demora pra prestacao de socorro para os bebes q nao tem nada a ver com a merda dessa politica um deles morreu e os outros dois continuam correndo risco de vida.os governantes de pinheiro e do maranhao deviam ter vergonha sao um bando de urubus so lembram das pessoas quando querem votos.

  10. gomes

    sou um dos componentes do samu o qual fez o resgate das crianças no aeroporto de paço,deixo aqui meu carinho e respeito aos pais e familiares das crianças pois tudo foi feito pelas as equipes do samu composta por são luis e paço do lumiar infelismente uma já chegou em óbito,mesmos com nossos limites e deficiencias em nosso dia a dia lutamos e corremos para salvar vidas .

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários