Jogo marcado: promoções na PM por merecimento são políticas

Por Luís Pablo Política
 

Secretário Aluísio Mendes

Secretário Aluísio Mendes

O que deveria ser promoção por merecimento, contabilizando vários critérios internos da polícia tais como: tempo de serviço, medalhas, elogios, trabalhos realizados e que contam pontos. Nada disto tem sido levado em consideração nos últimos anos na escolha dos promovidos. Na verdade, o que prevalece são as indicações políticas.

Nas quatro últimas promoções de coronéis “fechados” foram aberrações. Conforme o boletim da PM (veja abaixo), quem teve a melhor pontuação no critério de merecimento, foi lá pra baixo.

O tenente-coronel Boaventura Furtado Neto, lotado no Tribunal de Justiça, que deveria ser promovido por constar na lista oficial com maior número de pontos, sequer foi lembrado.

Governadora Roseana Sarney

Governadora Roseana Sarney

Mas isso não é nada. O agora coronel Reinaldo Elias Francalanci, da cota pessoal da governadora Roseana Sarney, e do gabinete militar, embora na 33ª posição, foi contemplado com a promoção por “merecimento”. Nunca se observou que na matemática quem tem a nota 5,364 seja superior a 10,152 do tenente-coronel Furtado.

O secretário de Segurança Pública, Aluísio Mendes, entregou os nomes dos promovidos para governadora Roseana Sarney na manhã de sexta-feira (04) e incendiou mais ainda a ira nos quartéis.

Além de péssimos salários aos militares, há discriminação. Talvez, se o critério fosse por merecimento no Sistema de Segurança Pública do Estado do Maranhão, Roseana Sarney daria o título ao agente da Polícia Federal Aluísio Mendes como o imperador da justiça.

Abaixo o documento que o blog obteve com exclusividade:

10 comentários em “Jogo marcado: promoções na PM por merecimento são políticas”

  1. karol

    e o pior essa revolta está prejudicando a população, porque na verdade os oficiais cruzaram os braços e com o franklim e não vai nem com taca, conversando com um oficial este relatou que há duas semanas o subcomandante andava atrás de alguns oficiais para comandar os batalhões, mesmo prometendo mundo e fundos os melhores se recusam a ser comandado pelo atual comandante que nunca comandou nem pelotão, como é o caso de fracalance, vieira do palácio e por ai vai.

  2. Leo

    Com certeza vai ser aberto um inquérito para apurar o vazamento do Boletim.

  3. DIANA SERRA

    Sempre foi assim e não se espantem, a culpa nem é do governo ou do secretário. Tudo começa dentro dos quartéis.

    Explico o que acontece: Se houvessem critérios justos para avaliação até seria pertinente a reclamação, mas, por exemplo aquele que tem cursos, medalhas, etc deveriam ser avaliados por todos os critérios num somatório, como deve ter acontecido com o primeiro lugar, no caso em tela, mas o que acontece é que, se sou menina dos olhos de alguém meus pontos sobem, mesmo que eu seja a pior oficial, mas se há sentimentos de inveja, disputa, posso ter “n” cursos, disciplinada, etc meus pontos desaparecem.
    É o meu caso no CBM. Sou a oficial médica, a (2ª tenente coronel na escala de antiguidade) que mais curso tem, nenhum pago pela corporação, jamais recebi uma diária, jamais me indicaram para uma representação, mas mesmo assim me dedico há 18 anos ao meu trabalho, mas todo ano quando vou ver a minha ficha aparece uma punição que não sei de onde saiu. Nem a medalha de 10 anos de serviço recebi, pois, dizem que não mereço. Todas as minhas promoções foram por ressarcimento de preterição. Foi preciso que a Justiça e o Estado (Conselho Superior de Policia) mostrassem a eles o meu direito. Me agregaram recentemente, ilegalmente, induziram a governadora a erro, alegando que eu não poderia ter outro emprego, então foi preciso no MS o Desembargador ensiná-los o que prediz a alinea “c”, XVI do art. 37 da CF/88- o médico pode ter 2 vínculos, desde que não haja incompatibilidade de horário, então foi tornado sem efeito o ato de agregação.
    Agora imaginem se eu estivesse errada, a Justiça e o próprio Estado reconheceriam o meu direito?
    Sofro assédio moral há 18 anos, tenho a pior nota no critério de avaliação e sabem por que? Porque sou proba, eficiente, inteligente, não tenho telhado de vidro e gosto de trabalhar. E SOU MULHER. E sabem quem me persegue? meus próprios colegas médicos que só pensam em promoção e não trabalhar. Então passam o tempo tentando me prejudicar e me colocar contra o comando e vice-versa. ( Não estou falando que o mesmo acontece na PM).
    Finalizando, vocês entenderam como funciona nos bastidores?
    Aí pergunto: como a governadora ou o secretário de segurança podem saber se uma lista é verdadeira? Como avaliar diante uma nota digitada? Não estou dizendo que o primeiro colocado não é o merecedor, mas assim como acontece aqui, pode acontecer lá. E merecimento é um critério muito subjetivo, não se avalia de qualquer maneira.
    Se for por lista de nota eu com todos os meus cursos, dedicação, etc jamais serei promovida por merecimento pq até o soldado mais raso daqui, o mais problemático passará a minha frente.
    Ainda bem que há justiça justa e ao analisar as provas incontestáveis que apresento reconhecem o meu direito líquido e certo.
    Se você quiser saber mais detalhes estou à disposição e com vasta documentação comprobatória.
    Tento levar na esportiva para não enfartar, ainda bem que até o judiciário já conhece a minha situação.
    Desculpem o desabafo, mas não aguento mais permanecer amordaçada.

  4. Brunno

    Amigo, na Briosa(PMMA) esse critério sempre existiu e da mesma forma que é agora, ou seja, não é nenhuma novidade. Por sinal, com o aval de todo o oficialato que nunca se manifestou contrário. E assim será por mais 175 anos…

  5. roberto

    uma oficial do BM, com coragem pra falar, está de parabéns.

  6. adriano

    Esse tipo de promoção sempre ocorreu e vai continuar ocorrendo, sabe porque? é legal, está dentro da legislação, a governadora pode escolher qualquer um dos oficiais da lista de promoção do primeiro ao ultimo, e sabem porque essa lei não muda, porque é justamente a maneira que o governo tem de “domar” os oficiais superiores da pm e bm, ja que esse critério é valido para todos os postos de oficiais superiores, assim fica facil ter oficiais subservientes ao governo, e aqueles que não se entregam a subserviência simplesmente não são promovidos.

  7. Apolonio

    O Cel. Furtado, ta tendo a quilo que merece, quando ele era chefe do gabinete militar do Tribunal de Justiça, nunca Quiz da ferias para os seu subordinado, la no T.J tem PMs e BMs que nunca tirarão ferias regulamentares. olha o Ministério do Trabalho no gabinete Milita do TJ. se na casa da Justiça ta acontecendo isso, avalie no Quartel.

  8. fernando

    Essa médica deveria é ser presa, não merece nada de parabéns, viu Roberto!

  9. Cosme

    Ei Fernando… ela deveria ser presa por falar a verdade??? kkk estamos no Maranhão mesmo!!
    Força, persistência e coragem a essa oficial BM!!

  10. MAURO

    ESSE GOSTINHO ELA NÃO VAI TE DAR FERNANDO. BEM QUE FAZES TUDO PARA PREJUDICÁ-LA NÃO É? MAS NUNCA CONSEGUE E NEM CONSEGUIRÁ. EU ACHO QUE TU TENS PAIXÃO RECOLHIDA POR ELA, OU É SÓ INVEJA MESMO?

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários