É muito cedo ainda para tratarmos da sucessão estadual, diz Lobão

Por Luís Pablo Política
 

Ministro Edison Lobão

Ministro Edison Lobão

O senador licenciado e ministro de Minas e Energia, Edison Lobão (PMDB), concedeu, neste final de semana, uma entrevista a O Imparcial, onde comentou sobre as sucessões municipais e estadual.

Candidato forte ao governo em 2014, Lobão disse que “é muito cedo ainda para tratar da sucessão estadual”.

Perguntado sobre sua provável saída do Ministério para retornar ao Senado Federal e concorrer à presidência, o ministro falou que não há nada decidido ainda. E disse que tanto o Ministério quanto a Presidência do Senando são importantes para o Maranhão.

Sobre as eleições municipais, Edison Lobão falou que são muito importantes e funciona como um ponto de partida do pleito estadual, que a partir do resultado dos eleitos é que se projeta as estratégias futuras.

Quando se fala em sucessão de Roseana Sarney, o seu nome é sempre citado como o mais forte no grupo. O senhor está trabalhando nesse sentido?

É muito cedo ainda para tratarmos da sucessão estadual. A governadora Roseana Sarney está na primeira metade do mandato, e temos uma eleição municipal pela frente.

O grupo Sarney tem outras opções de nomes para 2014 na disputa do governo? O senhor tem tratado desse assunto com o senador José Sarney e a governadora Roseana?

Os políticos, e eu sou um deles, conversam frequentemente sobre questões políticas e eleitorais. É natural que assim seja. Mas tudo a seu tempo.

O senhor mesmo já falou que pode deixar o Ministério de Minas e Energia para retornar ao Senado e disputar a presidência da casa. Há uma definição a esse respeito? E quando?

Falei sobre hipótese, possibilidade, pois na vida tudo é possível, mas não há nada decidido sobre o assunto. O fato é que as duas posições – Ministério ou presidência do Senado – são importantes para o Maranhão. Por enquanto, continuo as minhas tarefas e atribuições como ministro, ajudando não apenas o Maranhão, mas todo o Brasil.

Como um dos políticos mais experientes do Maranhão e dono de uma base eleitoral construída e preservada ao longo do tempo, como o senhor avalia as eleições deste ano, a partir de São Luís e o reflexo delas em 2014?

As eleições municipais são muito importantes e funcionam como um ponto de partida do pleito estadual. A partir do resultado delas é que se projetam as estratégias futuras. Portanto, devemos considerar as eleições municipais com uma dupla importância, a saber: primeiro, a significação delas próprias; segundo, a repercussão que terão para o futuro.

Com informações de O Imparcial

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários