São Luís deve saber quem será o novo prefeito às 19h30

Por Luís Pablo Política
 

Os eleitores de São Luís devem conhecer seu novo prefeito por volta das 19h30 deste domingo (28), segundo o secretário de Informática do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA), Gualter Gonçalves.

A apuração para a consolidação dos dados será mais ágil, já que as 37 centrais de transmissão instaladas são próximas às zonas eleitorais.

O Blog do Luís Pablo disponibilizará os dados contabilizados pelo TSE, minuto a minuto. No primeiro turno, ocorrido no último dia 7, os técnicos recolhiam os dados e os apresentava no prédio do TRE-MA, procedimento que durava entre 20 a 40 minutos. Porém, neste domingo, o processo será mais rápido, já que as informações recolhidas serão transmitidas pelas centrais próximas às zonas eleitorais e enviadas para o Fórum Eleitoral, que consolidará os dados

Urnas e policiamento. Para atender a demanda de cerca de 678 mil eleitores aptos a votar, a Justiça Eleitoral destinou 1.951 urnas; distribuídas em 1867 sessões eleitorais.

A segurança do eleitorado, das próprias urnas e sistema utilizado nas eleições ficaram a cargo de um trabalho especial montado pela secretaria estadual de Segurança Pública (SSP) e de tropas da Força Nacional.

O policiamento foi reforçado para coibir a boca de urna, segundo o secretário de Segurança Pública, Aluísio Mendes. Homens da Polícia Federal também estão dando suporte às eleições da capital.

Durante a manhã, foi divulgada a informação de que a Polícia Federal havia fechado, no bairro Sol e Mar, um comitê eleitoral do candidato a vereador eleito, Marquinhos (PTB), que seria ligado ao prefeito João Castelo (PSDB).

Entretanto, o delegado da PF, Rodrigo Santos Corrêa, negou a informação. Segundo o delegado, em contato com comandantes do Exército, PM e da própria Secretaria de Segurança Pública, nenhum dos outros órgãos confirmou a operação no bairro.

Candidatos. O deputado federal Edivaldo Holanda Júnior (PTC) e o atual prefeito e candidato à reeleição João Castelo (PSDB) disputam o segundo turno. No primeiro turno, Edivaldo obteve 36,44% dos votos válidos, contra 30,60% de Castelo.

Pesquisas. Os institutos de pesquisa, Data M, Exata e Ibope divulgaram ontem (27) resultados de pesquisa mais recentes sobre a intenção de votos para o segundo turno das eleições em São Luís. Coincidentemente, os três, sendo os dois primeiros maranhenses, concluíram que o candidato Edivaldo Holanda Júnior ganha o pleito com uma diferença de 12%.

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários