A história do golpe no PPS…

Por Luís Pablo Política
 

Blog do Louremar

A troca de comando no PPS, foi realizada às pressas e de natural não teve nada.

Eliziane Gama

Eliziane Gama

A operação ‘renúncia’ de Paulo Mattos, para colocar em seu lugar a deputada estadual Eliziane Gama, começou a ser orquestrada depois que os deputados Simplício Araújo (Federal) e Othelino Neto (Estadual) foram até o diretório nacional da legenda, discutir uma nova composição no Maranhão.

Sabedor do cacife dos dois parlamentares, Paulo Mattos temeu perder o controle do PPS. Paulo Mattos não tem mandato, conjecturou que perderia a queda de braço com os deputados da legenda, qual a melhor saída? Se o problema era a força política referendada por um mandato popular, buscou alguém com mandato, a deputada estadual Eliziane Gama.

Juntou a fome com a vontade de comer. A deputada há muito busca se consolidar no cenário político. Encontrou na votação que obteve na disputa para a prefeitura de São Luis o discurso certo para encaixar no processo de sucessão do partido e ainda elevar seu nome à condição de candidata ao governo do Estado.

O interessante da história é que, mesmo renunciando, Paulo Mattos continuará no comando do PPS nos bastidores, a maioria esmagadora dos diretórios municipais está sob o seu controle. A troca foi um cenário criado apenas para anular qualquer pretensão da executiva nacional.

Pegos de surpresa, tanto quanto o deputado Roberto Freire, presidente nacional do PPS, restou aos deputados Simplício Araújo e Othelino Neto publicarem um documento em que explicam o caso:

À Executiva e Diretório Nacional do Partido Popular Socialista-PPS:

Considerando que, no último dia 7 de novembro, o deputado estadual Othelino Neto e o deputado federal Simplício Araújo estiveram em Brasília em conversas com o Secretario Geral Nacional, Rubens Bueno, e com o presidente nacional do PPS, Roberto Freire, onde, em virtude da nova composição de forças do partido no estado, solicitaram que houvesse uma reformulação da atual executiva, obedecendo aos ritos democráticos, buscando retomar caminhos similares aos de outros estados.

Considerando que fomos surpreendidos pela notícia da renúncia do presidente Paulo Matos em favor da deputada Elisiane Gama, e o anúncio da vice-presidência para o Luís Carlos Pastor Porto, quando na realidade o segundo vice é o companheiro Dorival Mendes Rodrigues, que não temos conhecimento que também tenha renunciado.

Considerando finalmente que uma defesa antecipada da propalada terceira via para as eleições 2014, com candidatura da deputada Elisiane Gama ao Governo do Estado, em nome da qual se fez o movimento de renúncia, é em verdade um golpe ao quadro do partido, pois nenhuma tratativa nesse sentido foi realizada nas instancias adequadas.

Vimos, através deste oficio conjunto, solicitar o posicionamento oficial e urgente da Executiva Nacional sobre o assunto, uma vez que entendemos que estamos construindo um partido para o futuro e levando em conta as forças atuais, dentro de um regime partidário democrático.

6 comentários em “A história do golpe no PPS…”

  1. Ribamar

    Caro Pablo,
    Quem é mesmo Ohtelino Neto? Será o mesmo que foi Secretario de Meio Ambiente? se for, será que têm credibilidade para assumir o PPS?

  2. julio

    Vc sabe que há cerca de 10 anos atrás Paulo Matos e Raimundo Filho deram um golpe em Zeluis Lago e Juarez Lima, com direito até com extravio de ata de assembleia de partido. A nacional mandou um dirigente, onde já estava decidido entregar o partido para Paulo Matos. Zeluis Lago tem sua trajetória politica interrompida por um “amigo da onça”. Espero que Eliziane faça com esse “mequetrefe” o mesmo que ele fez com outras lideranças.

  3. Rollemberg

    Acho que ela eh a próxima Governadora do Maranhão. Com a mesma chance de Edmar Cutrim ser Senador da Rupublica. Kkkkkkk
    Kk
    Kk
    Kk
    Kk
    Kk
    Kkk
    Kkkk
    Kkkkkk
    Kkkkkkkk
    Eh uma piada. Kkkk
    Kkkk

  4. Margarida

    Elisiane,

    Eu votei em você por que não queria mais votar em castelo e detesto o weverton Rocha e o othelino.
    Mas vejo que edivaldo fez certo colocando o deputado simplicio na campanha dele e que você não apoiou o edivaldo porque deve mesmo ter feito acordo com castelo, tanto é que agora vem toda rerelepe defender uma terceira via com o pior prefeito que são Luís já teve, nunca mais na minha vida eu voto em você. Você é um castelo de saias, até que teus marqueteiros conseguiram te maquiar bem nos vídeos, mas se juntar a essa raça de velhos viciados , e mau viciados , da política maranhense.

    Você teria futuro , se tivesse escolhido um novo caminho.
    Esse caminho que você escolheu é conhecido, você não quer trazer novas propostas, quer fazer as mesmas velhas praticas.

  5. Jaime

    Luiz Pablo,

    Que tal fazer um levantamento sobre as EMENDAS da deputada ELISIANE ?????

    Jaime

  6. marcos

    aos loucos , jaime,magarida e rolemberge . vcs deveria deixa de se papagaio ensaiado.

    Eliziane fez a diferencia nesta eleição, a sua campanha não foi feito com milhoes, ou com emenda parlamenta ou empresario ou agiota. com foi a campanha do Edvaldo , castelo ,WO e outros .

    A eliziane merece respeito dos aliados , principalmente dos papagaio ensaiados………..

    parabens ELIZIANE , VC FAZ PARTE DA NOVA GERAÇÃO. DA BOA POLITICA………..

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários