71 feridos da Boate Kiss estão em estado ‘crítico’, diz ministro da Saúde

Por Luís Pablo Política
 

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, disse nesta quinta-feira (31) que 71 feridos após o incêndio na boate de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, estão internados em UTI em estado “crítico” e “correm risco de óbito”. Segundo o ministro, o número de mortos permanece em 235: 234 no dia do incidente e um paciente internado que morreu dias depois.

“São 127 os internados hoje em Santa Maria, Porto Alegre, Ijuí e Caxias. Dos 127, 71 estão em estado crítico, na UTI. Correm risco de óbito. Antes eram 75, mas quatro evoluíram bem. […] Mantemos o alerta para os jovens que estiveram no local e tiveram tosse, que procurem o serviço de saúde”, disse o ministro. De acordo com Padilha, não há previsão de alta da UTI para os pacientes em estado grave.

Ministro da Saúde, Alexandre Padilha

Ministro da Saúde, Alexandre Padilha

Padilha lembrou que quem não se feriu no local ainda corre o risco de pneumonia química, por inalação de toxinas. “A possibilidade [de efeitos no pulmão após o incêndio] reduz ao longo dos dias. Reduziu muito, nas últimas 24 horas, o número de pessoas que procuraram o serviço de saúde, mas mantemos o alerta.”

O ministro, que conversou com jornalistas após uma conferência com médicos e autoridades do Rio Grande do Sul, afirmou ainda que dos 71 em estado grave, 20 são “grandes queimados”, com queimaduras graves, e 51 apresentam problemas pulmonares. A maioria dos internados em estado grave estão em Porto Alegre.

“Eu diria que estamos, numa situação como essa, avaliando permanentemente [os desdobramentos da tragédia]. Nesta primeira etapa conseguimos todas as ações necessárias para salvar vidas. Tudo o que for necessário para salvar vidas, nós faremos. O que não estiver ao alcance do Brasil, vamos buscar em outros países. Recebi solidariedade de ministros do mundo todo”, afirmou Padilha.

O ministro da Saúde informou que os pacientes com problemas pulmonares receberão auxílio de especialistas do Canadá. Nos casos mais graves, eles auxiliarão os médicos brasileiros na na aplicação de uma técnica de ventilação que permite uma recuperação pulmonar mais rápida. Conforme Padilha, há médicos brasileiros capacitados nessa técnica, mas a Universidade de Toronto é referência. A equipe do Canadá chega neste sábado (2) ao Rio Grande do Sul, informou o ministro.

Em relação aos 20 com queimaduras, Padilha disse que doações de pele recebidas de outros estados foram suficientes. “Desde o começo, o ministério moblizou os principais bancos de pele no Brasil, que até agora atendeu a demanda”, frisou o ministro, completando que o país recebeu pele de Argentina e Chile, ainda não utilizada. Segundo ele, Peru e Cuba também ofereceram ajuda para o banco de pele.

Além disso, disse Alexandre Padilha, outros profissionais do Canadá e também dos Estados Unidos e Argentina integrarão o gabinete de crise instalado em Santa Maria para coordenar o atendimentos aos feridos e familiares. “O ministério vai fazer videoconferência diária com especialistas, inclusive estrangeiros [sobre a situação na cidade]”, completou o ministro.

Ele disse que o gabinete deve funcionar pelo menos até o dia 18 de fevereiro, quando será reavaliado se há necessidade de permanência no local. Conforme Padilha, a presidente Dilma Rousseff acompanha os trabalhos no local.

As informações são do G1…

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários