Improviso, excepcionaliade e gambiarras são sinônimos de incompetência…

Por Luís Pablo Política
 

Por Fábio Câmara*

É impossível que se faça um juízo pleno de valores de uma administração considerando apenas 10 dias de gestão.

Não é segredo para ninguém qual é a minha postura política em relação ao grupo que acompanha o prefeito Edivaldo Holanda Júnior. Farei oposição sim! Porém, jamais serei irresponsável ou maldoso.

Tenho plena consciência das dificuldades que podem até ser entendidas como normais a toda gestão que se inicia mas não posso ficar calado e muito menos concordar com a postura adotada pelo recém nomeado diretor do hospital Djalma Marques – O SOCORRÃO.

Fábio Câmara

Fábio Câmara

O Dr. Yglesio Moyses, que é quem responde pele direção da referida unidade de saúde, demonstra total despreparo para o exercício da função quando expõe a fragilidade técnica sua, da sua equipe, do secretário de saúde da capital, do prefeito e do grupo ao qual ele agora se vincula.

Antes de me posicionar aqui, liguei diretamente para o Sr. Secretário de saúde que me disse desconhecer totalmente dessa iniciativa desastrosa e descabida. O secretário se mostrou surpreso e descontente, uma vez que a cadeia de hierarquia foi quebrada enquanto o mesmo se encontra em Brasília exatamente viabilizando os recursos necessários para, pelo menos, aliviar a situação.

Enquanto estou escrevendo esse texto, vejo aqui, em rede nacional, a exposição do quadro calamitoso da saúde da nossa cidade.

A intenção do Diretor do socorrão pode até ter sido boa se considerada sob o aspecto da providência paliativa e imediata, mas me pareceu descabido se considerado pelo lado da gestão pública e desastroso sob o aspecto político.

O diretor afirma que o prefeito sabe e concorda com a ação e acaba de revelar para o Brasil inteiro que a única saída encontrada para não fechar o principal hospital da rede municipal de saúde da capital foi recorrer à caridade da população. O povo de São Luís prontamente respondeu ao apelo o que revela a grandeza da nossa gente mas não isenta os gestores públicos das suas responsabilidades.

Em todo orçamento público há uma rubrica chamada de “RESERVA DE CONTINGÊNCIA”.

Esse instrumento contábil e orçamentário se destina exatamente a cobrir eventualidades fiscais e/ou tragédias verificadas. O prefeito atual afirma que o ex-prefeito raspou os cofres públicos e lhe deixou uma “HERANÇA MALDITA” – uma dívida da ordem de aproximadamente 600 milhões de reais.

Mas será que o ex-prefeito levou até o dinheiro referente à reserva de contingência constante do orçamento 2013? Mais grave que isso! Se a prefeitura está em estado de mendicância como afirma o diretor do socorrão em consonância com o Sr. Prefeito, como justificar a criação de 4 ou 5 novas secretarias além das sub prefeituras anunciadas como compromisso de campanha?

O Sr, prefeito anunciou que pelos próximos 120 dias implementará algumas centenas de medidas saneadoras das dificuldades administrativas encontradas. O que é preocupante é que nenhuma foi explicitada, ficando sob a responsabilidade de cada secretário fazê-lo.

Mas, a julgar por essa medida tomada com a anuência do Sr. Prefeito, o que é que se pode esperar do que virá pela frente?

As escolas do município estão sendo roubadas sistematicamente. Já pensou se o secretário de educação resolve pedir aos pais de alunos que se revezem em plantões de vigia? Vejam que precedente perigoso esse! SE AS SOLUÇÕES ESTÃO NO PRÓPRIO POVO E É AO POVO QUE CABERÁ RESOLVER A TUDO, PRA QUE ENTÃO OS GESTORES PÚBLICOS?

Os salários dos servidores públicos municipais de São Luís referentes ao mês de dezembro de 2012 foram divididos em 3 parcelas. Os trabalhadores não concordaram e o prefeito fez ouvido de mercador. Se a situação é mesmo de indigência no executivo, por que não pagar apenas 50% dos vencimentos de todo o 1º e do 2º escalão da prefeitura?

O que se espera de uma gestão pública que foi eleita sob a bandeira da renovação e da competência é que seja minimamente capaz de resolver as suas dificuldades dentro de um processo administrativo ordinário. Até porque em termos de gestão pública, IMPROVISO, EXCEPCIONALIDADE e GAMBIARRAS  SÃO SINÔNIMOS DE INCOMPETÊNCIA!

Na minha primeira semana de câmara vou convocar o diretor do socorrão para que apresente o seu plano de gestão para os 4 anos dentro de toda a conformidade orçamentária e protocolar requerida.

*Fábio Câmara é vereador eleito em São Luís pelo PMDB

36 comentários em “Improviso, excepcionaliade e gambiarras são sinônimos de incompetência…”

  1. Murilo Alexandre Kirtz

    Fábio vc esta corretíssimo. Nao conheço o diretor do socorrao, mas asseguro a vc, se eu fosse o prefeito, apesar da crise que isso pudesse gerar para mim, teria isonerado o diretor do hospital no mesmo instante que a noticia a mim tivesse chegado. Existem varias formas de resolver o problema da falta de alimentos no hospital sem ter que expor ainda mais ao ridículo nossa cidade nacionalmente. Demostrou o diretor incompetência para gerir crise, perdeu uma ótima oportunidade de demonstrar ser competente para o cargo que lhe foi entregue, afinal com grana sobrando claro que para ele e muitos que nao sao criativos nem gosta de trabalhar seria muito facil ser diretor do hospital. Agora que ele já fez a besteira, a população nao tem saída a nao ser ajudar com doações, pra nao ficar a imagem equivocada que a população de sao Luis nao tem sensibilidade humanitária, mas deveria em um grande panelaco, exigir do prefeito a demissão do trapalhão. Segue firme Fábio, quero ver vc aplaudindo o que fizerem de certo e sendo implacável com aquilo que for feito de errado prejudicando o povo da nossa cidade. Parabéns!!!

  2. Jõao Carvalho

    Eu concordo com o que o diretor fez, se ele chegou a esse ponto de pedir ajuda do povo é pq ja pediu pro prefeito e não foi atendido. Claro que politicamente foi vergonhoso pro prefeito e sua administração, mas tem hora que se tem que esquecer politica e pensar no povo que tava passando fome no socorrão. Acho muito certo essa ação do diretor…

  3. silvia helena

    sou vigilante e estava contratada pela ultima gestao municipal, sabemos que quando um novo gestor assumi , tudo muda ,as vezes pra pior ,assim está acontecendo com os vigilantes das escolas municipais porque ? sr. secretário municipal de educaçao não manteve os mesmos vigilantes nos postos, por nehum momento pensou no sofrimento que estes trabalhadores passaram na gestão anterior por falta de pagamento e agora estamos todos sofrendo mais uma vez pela demissão. eu estou indignada porque o atual prefeito prometeu na sua campanha politica não demiti nehum funcionário e agora foram demitidos 600 vigilantes que estavam trabalhando em defesa do patrimonio municipal. por favor que este comentário chegue a câmara de veriadores de são luís, prefeito e secretário de educação.

  4. Laura Viana

    O vereador Fábio Câmara deixa claro no seu texto que faz parte de um grupo que só se preocupa com a imagem política. Este diretor do Socorrão mostrou que o papel de um agente público é primeiramente o bem estar do povo (só lembrando, é quem paga os salários inclusive dos vereadores), não adianta mascarar a situação para aparecer bem em rede nacional, enquanto dezenas de pessoas sofrem nos corredores dos hospitais públicos de São Luís. Quanto a Reserva de Contigência citada pelo vereador, remete-me a uma pergunta: o orçamento 2013 não seria realizado através de uma Receita também de 2013? e em janeiro, já teríamos esta reserva disponível? Acredito que dentre as atribuições dos vereadores também estar a de fiscalizador do executivo, porém criticar por criticar não resolve em nada a CAÓTICA situação que se encontra a Prefeitura de São Luís. Não é isso que esperamos de um vereador tão bem votado e que também será muito cobrado, não se esqueça!

  5. José João Macedo

    Em países democraticos,os parlamentos sempre refletem a vontade popular e,no caso do pedido de ajuda à população pelo Diretor do Socorrão,em menos de 48 horas foram doados HUMA TONELADA de alimentos.Essa sim foi a vontade popular.O nobre edil se contradiz logo no inicio,quando diz que,não se pode julgar um governo q tem pouco mais de dez dias e,o Diretor foi prático,como falar em ‘reserva de contigencia”?que reserva?a administração do Sr.Castelo deixou um rombo no pricipal,imagina na “reserva”.Tenho certeza de vários eleitores do Fabio fizeram a doação.Agora,fazer politicagem com pacientes passando fome,é que não dá.Paciencia…e,preciso q alguém diga ao mesmo que para convocar alguém para prestar contas,se faz necessário que o pedido seja votado e aprovado pela maioria.

  6. politico bom

    Eu quero fabio fabio,não quero outro de jeito nenhum.A força do trabalhador .

  7. politico bom

    eu quero fabio fabio,não quero outro de jeito nenhum.

  8. Fiscalizador

    Que moral Fabio Camara tem para falar??? ele esqueceu deseu historico???

  9. bafo de bode

    Eu não acredito que a prefeitura estar com o pires na mão
    1 foi criado dois secretario isto requer mais cargos comissionados
    2 porque tem dinheiro para o carnaval e não tem para saúde

  10. Pedro Camara

    Esse vereador Fábio Camaraé menino, é pinto novo na politica ele cumpre um ritual orientado pelo grupo politico de Roseana Sarney que é largar o cacete em Edvaldo.Eles estão empurrando com a barriga a parceria prá atender os Socorrões;daí como a fome dói o Dr. Iglésio não tendo comida prá dar para o povo doenta acabou apelan do para a solidariedade do povo.Eu não vejo incompetencia ou oportunismo,vejo responsabilidade social para salvar vidasQuando tem enchentes no Maranhão o governo Federal manda verbas,Roseana decreta estado de emergencia e povo doa alimentos e ajuda a defesa civil e ninguém puxa a orelha da Governadora.

  11. Roberto Madre Deus

    Fabio ja pagou funeraria que ele deu um calote? que moral esse rapaz tem de falar de alguem?
    abracos

  12. Andrade

    Esse Fábio Câmara é um “marketeiro”. Quer fazer mídia, ninguém sabe como ele se elegeu e quem financiou essa aventura. A atitude do diretor do Socorrão foi, antes de tudo, humana. Se para dar um pouco de conforto aos pacientes tenha sido necessário expor as mazelas da administração municipal, que assim seja. Fico estarrecido que o novo vereador venha condenar a atitude tomada apenas pela negativa exposição política. Que absurdo, só reforça que não vivemos uma meritocracia, mas sim, uma bajulocracia. Quanto ao companheiro lá em cima, a palavra é exonerado, e não “isonerado”. Exonerar alguém que apenas quis fazer o bem é demais. Acho que a dor maior dessa casta nojenta da política é que as doações supriram as necessidades, afastando o requisito da calamidade e necessidade pra dispensar licitações e direcionar compras superfaturadas a certos amigos do grupo. Fábio Câmara, por favor, trabalhe e não atrapalhe!

  13. Ribeiro

    É muito cara de pau essa FABIO. se elegeu com o dinheiro da saude do estado e agora vem da um de bom morço.
    Falar todo mundo fala. Agir que é dificil.

    Você como vereador de nossa cidade e não menos responvel por esse povo o que tem feito por essa situação.

    Só criticar o que vem sendo feito não vai trazer frutos. Tem que arregassar as maões e agir, e para menos de criticar o que vem sendo feito.

  14. Jorge

    A serviço da oligarquia..está cumprindo seu papel de forma perfeita Fábio: garoto de recado da Rosena sarney que quer desestabilizar o prefeito eleito pela vontade popular. O Secretário agiu de forma responsável e a polpução demonstrou que está a seu lado. Creio que a razão de seu desgosto é este: o povo apoia as ações do secretário. Será que vai apoiar a sua atitude? torço para que o reprove.

  15. Carlos Rocha

    Quem é Fábio Câmara? Quem o apoiou para vereador? Quem ele apoiou para prefeito?
    Perguntas que precisam de resposta.

  16. Paulo

    Vagabundo q se vendeu p pereirinha por 400 anos! Negocia voto em troca de leitos no hospital geral. Qnd sua mae sofreu acidente deu um xilique p tirar ela do socorrao. Ficou com medo de deixa-la?

  17. Diogo

    Ele poderia ter ficado no primeiro trecho “É impossível que se faça um juízo pleno de valores de uma administração considerando apenas 10 dias de gestão”.

    Esse vereadorzinho pau mandado do arrogante Ricardo Murad quer mesmo que o povo fique com fome esperando esse jogo político? Procure trabalhar e honrar a votação expressiva buscando soluções e não apontando erros em 10 dias de gestão. Como se diz no Barés “Me compre um bode e mostre o couro dele”

    Diogo

  18. Funcionário Público

    Pior do que PEDIR, é ROUBAR, SURRUPIAR, SER LARÁPIO, FAZER DISPENSA DE LICITAÇÃO SUPERFATURADA, coisa que esses Saneys e Cia Ltda, FAZEM E SABEM fazer com perfeição. Não é Fábio? De qual “ISCOLA”, segundo Carla Perez, VC VEIO? Ricardão, tratorzão? kkkkkkkkkkkkkkk
    Se manca. Procure ajudar. Já começou PÉSSIMO VC. Se não pode ajudar, vê se não atrapalhar. Calado vc já tá errado nesse episódio.

  19. Cláudio

    Fabio, vc tem o dom da palavra, boa oratória e é cria de um dinossauro da política maranhense. O mais oportunista de todos, portanto não é nenhuma surpresa seu posicnament. Do ponto de vista administrativo diria que vc tem cita razão, porém quero deixar claro que estamos falando de sao Luís, do Maranhão e aqui se fosse o diretor neófito aguardar as questões administrativas pararem alimento no socorrão, a fome seria mais uma das causa mortis entre as inúmeras daquela casa de saúde. vc não é mau político e teve uma visão própria do caso, mas ali, naquele momento, precisávamos de mais que um político “bem intencionado” precisávamos de um iniciante, de um amador que tivesse a coragem que teve ese jovem medico. ponto pra ele…ponto para a população que entendeu na essência a preocupação dele. Quanto a vc Fábio … Humanize-se, tire de vc essa crosta “Muradiana” que tenta te dominar por completo. vc é mais que isso!

  20. francisca

    Muito facil esse vereador vir fazer papel de bom.moço. traga solucoes querido e nao problemas. Assim.é fácil. A camara de sao luis merecia mais.

  21. Ronaldo

    Maldoso Dr. Vereador? com ‘l”? kkkkkk.
    Acho que antes de sair escrevendo abobrinha, v. exa. deveria consultar um dicionário.

  22. Guilherme Pires

    Senhores, o diretor desesperado do socorrao, tem requisitado de vários de seus amigos e amigas de uma boate lá no turu, que entrem no blog do Luis Pablo para escrever em seu favor, apoiando sua atitude tresloucada. A pessoa identificada aqui como Pedro Camara, precisa compreender melhor a diferença entre campanha de ajuda humanitária e populismo, oportunismo e irresponsabilidade pratica do diretor sênior do socorrao. Na verdade, o diretor, que adora aparecer, frustrado ainda por ter perdido a eleicao de vereador, adora aparecer, e para ele foi uma ótima oportunidade encontrar o socorrao com a dispensa vazia, sem um ovo para fritar, pegou a desgraça e foi para a mídia fazer o que mais gosta, aparecer. Concordo que esse rapaz deveria ser exonerado pelo Prefeito. Se eu estou no lugar deste muleque, eu teria de forma silenciosa, em poucas horas, conseguido uma, duas até tres ou mais toneladas de alimentos, sem fazer a pirotecnia que ele fez. O diretor provou que nao tem amigos, que nao tem bons relacionamentos e sobretudo firmeza para construir as soluções sem gerar pânico e terrorismo. Agora e tarde, ele já fez a sua alto-promoção, agora ele já esta conhecidissimo no Maranhao a fora, já pode preparar a candidatura dele para deputado estadual, o que ele mesmo já vem comentando nas rodinhas de curtição lá na casa de alegria localizada no bairro do Turu.

  23. Maria Júlia

    Quero comunicar a todos que lêem este blog, faco parte de um grupo de mulheres, senhoras, donas de casa, que juntas nos reunimos no final de semana que passou, discutimos a crise no socorrao, (temos familiares internados naquele hospital), e estamos organizando um protesto, um panelaco, em frente ao socorrao, para exigir do prefeito atenção emergencial aquele hospital, e também ao governo do estado, na oportunidade, vamos pedir ao prefeito que troque o diretor do hospital, ele nao tem preparo, ele nao tem capacidade para estar diante daquele desafio, estamos sabendo que ele prepara agora uma lista com medicamentos e material medico hospitalar para pedir a população. Já pagamos nossos impostos, e muitos por sinal, mudamos o prefeito, ainda acreditamos na sua capacidade de administrar. Soubemos que arranjos politicos obrigaram o prefeito a dar o cargo pra o Sr.Yglesio, assim como fez também em outras lugares, mas isso nao nos interessa agora, nosso foco e o socorrao onde temos amigos e familiares internados e vamos exigir a saída do diretor.

  24. Marly Dantas

    Vereador Fábio, estamos com você, avise nesse blog o dia e hora que colocar o dr. Yglesio para ir na camara apresentar eu plano de trabalho para o socorrao, isso claro, se ele durar no cargo até lá, mas- se estiver ainda pendurado, avise, queremos ir participar. Parabéns pela sua conduta firme, correta e em defesa da população de Sao Luis.

  25. Gilo com Pimenta

    Fábio nao pagou a funerária porque a defunta era sua amante Roberto Madre Deus.

  26. Darcio Lires

    Falta a esse rapaz a formação política que falta a tantos outros integrantes dos poderes públicos. Recomendo com enfática veemência a leitura crítica de “Leviatã” de Thomas Hobbes. É um opúsculo simples mas loquaz no que concerne ao Estado Absolutista que (pasme o senhor!) já decaiu a alguns séculos… E leia ainda, em contaponto, o livro de Ladislau Dowbor intitulado “O Poder Local”. Seriam leituras esclarecedoras e edificantes, apesar de pueris, se comparadas à linguagem escorreita utilizada pelo parlamentar ao editar o seu texto. Talvez com esses subsídios o senhor entrasse a se aprofundar um pouco mais e entendesse a atitude invejável e altruísta de um profissional com responsabilidade social. Um pouco de leitura e bom senso não fazem mal a ninguém.

  27. Ciro de Jesus Andrade

    O que fez o diretor do socorrao e inaceitável. Eu fiz campanha para Edvaldo, conheço esse Jovem prefeito a alguns anos, conheço a mais tempo e melhor o seu velho guerreiro pai, e para mim sera uma imensa frustração, se logo após o carnaval o Prefeito nao trocar a direção do socorrao por um administrador que seja competente, decente, equilibrado e sobretudo, saiba respeitar hierarquias. Melhor seria se o próprio diretor, poupasse o prefeito e pedisse para sair, fizesse como o Bambam, do Big Brother, reconhecesse que essa de ser diretor de tão importante e complexo hospital e coisa para gente grande, pena que a vaidade dele e uma doenca e nao fará isso, assim, sera preciso o prefeito convida-lo a se tirar.

  28. Gilo com Pimenta

    As mocas mandadas do diretor do socorrao entraram em cena para postar respostas em seu favor nesse blog, que vergonha heim diretor sênior! Fábio Camara esta fazendo seu trabalho de vereador, fazendo oposição responsável, ou querem que ele detone com o prefeito Holandinha como faz o diretor do socorrao, jogando merda no ventilador para todo o pais assistir?

  29. Menina veneno

    As mocas mandadas do diretor do socorrao entraram em cena para postar respostas em seu favor nesse blog, que vergonha heim diretor sênior! Fábio Camara esta fazendo seu trabalho de vereador, fazendo oposição responsável, ou querem que ele detone com o prefeito Holandinha como faz o diretor do socorrao, jogando merda no ventilador para todo o pais assistir?

  30. Menina veneno

    Fábio, vc e o caro, vai em frente, mostra para Holandinha a necessidade de ter pulso firme, senão, na base de papo furado que chamam de dialogo, ele fará a pior administracao que a cidade já teve, vai nos fazer sentir e saudades do Castelo.

  31. Luiz

    Alguém me diga da onde saiu esse larápio?

  32. Edu

    Esse vereador poderia ficar calado! Aqui não está o teu eleitorado, seu demagogo!

  33. GABI

    QUEM QUER APARECER É ESSE VEREADOR FILHOTE DO RICARDÃO. NÃO ERA NADA, ERA UM PÉ RAPADO. ONDE CONSEGUIU DINHEIRO PRA SUA CAMPANHA? O QUE ELE ENTENDE DE GESTOR PÚBLICO? VAMOS VER SUA ATUAÇÃO NA CÂMARA.

  34. CAOSTELO DEVERIA ESTAR PRESO!!!

    ELE NÃO EXPLICA DE ONDE SAIU A VERBA PARA A SUA CAMPANHA!!!
    MELHOR SERIA ENTÃO O MUNICIPIO NAS MÃO DE CASTELO… E VER O POVO PASSANDO FOME E SOFRENDO!!!
    A POPULAÇÃO DEU A RESPOSTA AO PEDIDO DO DIRETOR… SE NÃO FOSSE SOLIDÁRIA NÃO TERIA AJUDADO E FARIA CRITICAS!!!
    RESPEITE A VONTADE DO POVO… SE ALGUÉM AJUDOU VC NÃO TEM NADA HAVER COM ISSO!!!
    VÁ PROCURAR TRABALHAR ISSO SIM… E LARGA DE QUERER MIDIA!!!

  35. Júnior F.

    O Estado de emergência, quando decretado, dá a Administração Pública inúmeras prerrogativas especiais para contratar sem licitação sob a modalidade de situação excepcional. Porque então o senhor secretário e o senhor prefeito não compraram os alimentos necessários para suprir a carência apontada pelo citado diretor do hospital socorrão? Foi preciso que a população (que ainda tem pessoas benevolentes, diga-se de passagem) sofra duplamente pela incompetência do Estado, pois além de pagar a carga tributária mais alta do mundo, ainda tem que suprir lacunas deixadas pela falta de programação estatal. Lamentável! Parabéns, vereador Fábio, continue fiscalizando e criticando com veemência essas anomalias que só acontecem no Maranhão, em especial em São Luís. Abraço

  36. maxwell

    durante a sua campanha o atual prefeito disse que ia manter os projetos que fosse bom para a população, eu conheço um no qual eu faço parte que se chama I.A.P e sou intrutor de la era remunerado
    para dar aulas de futebol para crianças e adolecentes na aria da liberdade,camboa,jaracaty e arias adijacentes.
    bom no entanto eu fiquei sabendo que foi embargado pelo atual prefeito não recebo meu salario desde
    janeiro e era da onde eu sustetava meus filhos pagava meu aluguell que agora estar atrazado gostaria de estar frente a frente com ele pra perguntar se ele não tem conciencia social, um projeto como esse não pode acabar que tira jovens e adolecentes da maginalidade das ruas das drogas só por calsa de briga politica agente não tem nada ha ver com isso acorda prefeito…

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários