Secretário Ricardo Guterres discute investimento de empresa chinesa no MA

Por Luís Pablo Política
 

Executivos da Sinopec, importante empresa da China da área petrolífera, convidaram o secretário de Estado de Minas e Energia, Ricardo Guterres, para visitar o escritório da empresa instalado no Rio de Janeiro. Depois de apresentarem algumas das atividades desenvolvidas em 46 países, eles demonstraram interesse em investir no estado.

O diretor de Negócios e Desenvolvimento da Sinopec Petroleum do Brasil Ltda., Li Hao, e outros executivos presentes ao encontro, ocorrido semana passada, afirmaram que a empresa tem como meta atuar com a dedicação necessária para o bom desempenho de suas funções. “Eles foram muito solícitos e estão dispostos a abrir um diálogo com o objetivo de viabilizar investimentos, mas tudo ainda está em uma fase inicial”, ponderou o secretário de Minas e Energia.

Guterres destacou a importância dessa primeira reunião e aposta no avanço das negociações para que, em um tempo breve, a empresa comece a operar no Maranhão. “Os contatos são preliminares, mas muito promissores; temos tudo para avançar”, avaliou.

Durante o encontro, Ricardo Guterres fez um relato da política pública definida pela governadora Roseana Sarney de criar as condições para que sejam realizados investimentos no Maranhão. “Citamos exemplos bem sucedidos, realizados recentemente, e apresentamos as potencialidades do estado na área de exploração de petróleo e gás”, ressaltou.

Quarta maior produtora mundial de petroquímicos, a Sinopec, de acordo com Ricardo Guterres, aposta do Maranhão como nova fronteira para grandes investimentos, por causa de diversos fatores, entre os quais as condições naturais e de infraestrutura, principalmente portuária, e a viabilidade de poder estabelecer parcerias com o poder público.

A Sinopec tem como política, antes de realizar qualquer investimento, colocar em prática levantamentos preliminares. “É uma empresa de ponta, que detém tecnologias avançadas como a de perfurações direcionais utilizando robôs, o que garante passar um duto por uma via sem interromper seu uso. Os executivos destacaram que a empresa tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento energético dos países onde atua, com foco em qualidade, segurança e responsabilidade socioambiental. “São diretrizes que buscamos nos investidores”, lembrou Guterres aos executivos.

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários