Secretário fala de ações para o setor da pesca no Maranhão

Por Luís Pablo Política
 

O secretário de Estado da Pesca e Aquicultura do Maranhão, Dayvson Franklin de Souza, destacou o Maranhão, entre os estados brasileiros que possui melhor potencial para desenvolver a pesca e a aquicultura, tendo como ponto favorável a condição geográfica. Embora defenda a pesca artesanal, o secretário alerta para industrialização no setor.

Secretário Dayvson Franklin de Souza

Secretário Dayvson Franklin de Souza

– A pesca é uma vocação natural do maranhense. O pescador artesanal é patrimônio imaterial do Estado, nós temos a missão de dar apresentar novas ferramentas ao setor. A pesca é uma vocação natural do Maranhão. O nosso povo precisa de uma pesca de qualidade e estamos aqui para organizar essa cadeia produtiva e transformá-la em pesca industrial – ressaltou.

Dayvson destacou o litoral maranhense afirmando ser o segundo maior do Brasil, perdendo apenas para a Bahia. Ele, também, elogiou a iniciativa do governo do Estado na criação da secretaria.

– Não tínhamos um instrumento do Estado que pudesse agir de forma específica nessa cadeia produtiva. A governadora Roseana foi sensível em criar a secretária. Aos poucos, ela está sendo aparelhada, se estruturando técnicamente e com ações que começam a ser concretizadas. Enfim, estamos pagando uma dívida social com os pescadores, marisqueiros, entre outros que trabalham no setor da pesca e aquicultura no Maranhão – assegurou.

Baixada Maranhense

Indagado sobre as ações da secretaria, Dayvson citou o Plano de Desenvolvimento da Carnicultura, para criação do camarão na Baixada Maranhense, além de um Centro de Alevinagem, avaliado em R$ 10 milhões.

– Embora os índices sociais na Baixada Maranhense retratam uma região de pobreza, não podemos deixar de destacar os tesos, uma mistura de água doce com água salgada, que é chamada de água salobra e contém 50% do mangue do Brasil, importante na produção pesqueira na Baixada – frisou.

A secretaria tem um Plano de Desenvolvimento da Piscicultura do Estado, e algumas ações de fomento, por exemplo, a subvenção do óleo diesel, que dá fácil acesso ao pescador para obter combustível mais barato e, consequentemente, baixando o preço do pescado também; o projeto foi implantado, primeiramente, na Raposa como um projeto piloto, além de programas sociais em comunidades de pescadores, marisqueiros.

O Maranhão possui o, segundo maior número de pescadores cadastrados do Brasil, sendo 174 mil pescadores e mais ou menos 400 mil pessoas que vivem da pesca e da piscicultura no Estado. (Com informações do Imirante)

5 comentários em “Secretário fala de ações para o setor da pesca no Maranhão”

  1. Ribamar

    Pablo,
    Esse secretario é um verdeiro contador de PIADA. Se há interesse deste blogueiro favor pesquisar o que informa este nobre senhor de terno.
    Um abraço

  2. Armando Pinto

    Esse rapaz entende muito de peixe frito ao molho de camarão, lá da cabana do sol. kkkkkkkkkk

  3. pescador

    Essa entrevista deve ser uma piada. Fala serio um contador falando de producao pesqueira. Me compre um bode

  4. Pescador de Imperatriz

    Na verdade querido amigo Pescador ele é Advogado, foi indicado pelo Dep. Cleber Verde e seu sub secretário é um baixinho chamado de “Loro” que nem falar sabe e tbm se diz aprendiz de advogado. Os dois são muleque de recado deste Dep. federal.

  5. pescador

    Bem esclarecido pescador de imperatriz

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários