Diretor André Campos faz ações educativas do Detran-MA em Imperatriz

Por Luís Pablo Política
 

André Campos fez a entrega de camisa do Anjo para condutora amiga da vez em Imperatriz

André Campos fez a entrega de camisa do Anjo para condutora amiga da vez em Imperatriz

Depois de sensibilizar e fazer um grande sucesso entre os ludovicenses, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MA) iniciou na última sexta-feira, dia 1, as ações educativas da faixa de pedestre e da lei seca nos bares, na cidade de Imperatriz-MA.

A abertura dos trabalhos aconteceu com a ação da campanha “No trânsito, todo mundo é pedestre”, que chamou a atenção e alertou tanto motoristas como pedestres para os cuidados e o respeito que se deve ter na travessia da faixa de pedestres.

A ação aconteceu paralelamente nas faixas de pedestres da Avenida Simplício Moreno com a Av. Getúlio Vargas, localizadas no Centro de Imperatriz, uma das esquinas mais movimentadas da cidade e contou com o apoio dos agentes de trânsito da Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte.

Consistiu a ação na distribuição de material educativo na forma de ventarolas para pedestres e motoristas; marcadores de texto no formato de miniatura do mascote do Detran-MA, Sinalito para crianças e sacolas lixocar para os motoristas.

Diretor Geral André Campos entrega camisa de anjo para condutora que não bebe diurante ação nos bares

Diretor Geral André Campos entrega camisa de anjo para condutora que não bebe diurante ação nos bares

Quem também marcou presença na ação foi o mascote do Detran-MA, “Sinalito”, que fez um grande sucesso principalmente com a criançada, que de um jeito tímida e às vezes com medo, chegava perto do mascote para uma foto. Sinalito e toda a equipe de educadores do trânsito alertavam de forma lúdica motoristas e pedestres para a responsabilidade no trânsito e o respeito a faixa de pedestre.

Para a dona de casa, Maria de Jesus Silva, a cidade está mesmo precisando de ações como essa. “Os motoristas não tem educação e não lembram que nós que andamos a pé e, por isso, não param pra gente passar, nem na faixa. É muita falta de consideração, eles não respeitam os pedestres”, enfatizou Maria.

Já para autônomo Wilton Francisco Rosa a ação na faixa de pedestres foi muito importante pois o que falta para os motoristas é sensibilidade.

“Os motoristas deveriam lembrar que do mesmo jeito que eles amam a vida, nos pedestres e ciclistas amamos também. Eles se acham os donos do asfalto e precisam mesmo se conscientizar. Gostei muito do trabalho do Detran. Estão de parabéns”, concluiu Wilton.

Lei Seca – Já por volta das 23h, a equipe de educadores do Detran-MA juntamente com o Diretor Geral André Campos deu início as ações educativas nos bares da cidade. Durante a ação foram visitados os bares Romanos Pub, Gatinho Sushi Bar, Romano’s Pizzaria e Restaurante e a Texana, na conhecida Beira Rio.

Teste do bafômetro educativo também fez parte das ações educativas nos bares de Imperatriz

Teste do bafômetro educativo também fez parte das ações educativas nos bares de Imperatriz

Essa ação consistiu na distribuição de material educativo sobre a combinação perigosa álcool e direção além do teste do bafômetro (etilômetro) educativo que muitas pessoas tem a curiosidade de fazer. Além do teste do bafômetro, o Detran-MA presenteou com camisas os anjos da noite, aquelas pessoas que não ingerem álcool para assumir a direção do carro.

Vale ressaltar que em cada estabelecimento visitado pela equipe do Detran-MA, uma mesa preta com uma lápide escrita “Reservado para quem bebeu e dirigiu”, também chamou a atenção de quem curtia a noite.

Panfletos educativos foram distribuidos durante ação nos bares de Imperatriz

Panfletos educativos foram distribuidos durante ação nos bares de Imperatriz

“Eu nunca bebo. Gosto muito de sair à noite, e sempre sou o anjo! Achei legal essa iniciativa do Detran-MA de alertar quem gosta de beber e não pode dirigir! Imperatriz é a segunda cidade mais importante do Estado e merece toda a atenção do Detran e estamos aqui para sensibilizar motoristas e pedestres para ações simples como atravessar a rua na faixa ou simplesmente pegar um táxi se beber. “É importante que as pessoas entendam que atitudes simples no trânsito podem evitar mortes e sequelas para o resto da vida”, destacou a universitária Paula Lemos, 22, que foi agraciada pelo diretor geral do Detran-MA, André Campos com uma camisa do Anjo.

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários