Mantido recebimento de denúncia contra prática ilícita do prefeito de Matinha

Por Luís Pablo Política
 

Prefeito Beto Pixuta

Prefeito Beto Pixuta

O prefeito de Matinha, Marcos Robert Silva Costa, conhecido como Beto Pixuta, parece que não aprendeu à administrar a coisa pública de forma correta. Todos os seus atos ilicitos quando foi gestor em 2006 parece permanecer na sua atual gestão.

Em razão disso, a 4ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) negou pedido feito em recurso por ele e manteve decisão da Justiça de 1º grau, que recebeu a petição inicial de ação civil pública proposta pelo Ministério Público estadual contra o gestor. A decisão de primeira instância concluiu pela existência de indícios da prática de ato de improbidade administrativa.

Beto Pixuta recorreu, sustentando a necessidade de nulidade da decisão do Juízo de Direito da Vara Única de Matinha, por entender que não houve fundamentação. Alegou que o juiz não se manifestou sobre os pontos apresentados em sua manifestação preliminar.

O Ministério Público, por sua vez, argumentou que não se deve confundir decisão sucinta com decisão sem fundamento, sustentando que, na presença de meros indícios de ato de improbidade, o recebimento da petição inicial é a regra.

O desembargador Ricardo Duailibe (relator) concordou com o argumento do MP, segundo o qual, nesse tipo de ação, vale o princípio “in dubio pro societate” (na dúvida, em favor da sociedade).

O relator acrescentou que a decisão de recebimento da petição inicial não exige fundamentação exaustiva, sendo suficiente que o magistrado fique convencido da existência de meros indícios do ato supostamente ímprobo. Para tanto, citou jurisprudências do TJMA e do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Concluiu que na decisão de 1º grau há fundamentação, embora sucinta. Os desembargadores Jaime Araújo e Raimundo Barros também negaram provimento ao recurso do ex-prefeito, mesmo entendimento da Procuradoria Geral de Justiça.

É bem provável que o prefeito de Matinha corra para pedir a ajuda do seu padrinho para que consiga uma generosa decisão, assim como obteve da desembargadora Anildes Cruz, que anulou a decisão de primeira instância que suspendeu, por cinco anos, os seus direitos políticos.

2 comentários em “Mantido recebimento de denúncia contra prática ilícita do prefeito de Matinha”

  1. JOGADOR

    Esse padrinho faz de tudo por esse afilhado, mas ele não pode se esquecer que esse mesmo afilhado não é de confiança, ele é igual CAMALEÃO, muda de lado todo dia, basta o bicho pegar pro seu lado, já esteve do lado de Jackson Lago e Weverton Rocha, depois foi com Marcelo Tavares, hora tá com os Sarneys ora tá com a esquerda. Então Dr Edmar Cutrim, digo Dr Padrinho forte, fique ligado, esse menino só faz coisa de criança, cagada pura, merda mole, e ele diz que o sr segura a onda dele. Os funcionários já estão com o salário atrasado, e o MP de Matinha já tá de olho nele, se eu fosse o senhor julgava logo as contas desse rapaz e deixava o TJ a vontade para julgar os processos que ele tem por lá, e diga-se de passagem, são muitos, mais de vinte. E olha mais, o povo de Matinha tá ligado na eleição para 2014, o seu candidato vai sair fraquinho nas eleições, por culpa desse rapaz que só faz merda na administração municipal.

  2. SECRET

    Verdade! Os contratados nem se fala. Os professores contratados da educação seguraram as pontas enquanto os concursados entraram em greve, pois a greve acabou, os professores nao conseguiram tudo o que queriam mas voltaram ao seu posto e receberam seu dinheiro, e os contratados que nao pararam de trabalhar, além de nao receberem julho, estão a três meses atrasados. quem tem dobra, ou seja, quem trabalha dois ou tres turnos, ele so pagou um, e a saúde??? essa nem se fala, a cidade sem medico estava, o pessoal da limpeza e demais contratados, 4 meses sem receber nada, agora ele pagou dois assim fiquei sabendo. Esse prefeito que pediu uma chance para fazer a diferença, realmente estar fazendo, tirando a cidade de um buraco e jogando-a em um abismo.

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários