Academia Ludovicense de Letras realiza solenidade hoje no Fórum de São Luís

Por Luís Pablo Política
 

Será realizada nesta terça-feira (24), no auditório do Fórum de São Luís (Calhau), a solenidade da Academia Ludovicense de Letras, de elogio ao patrono dos acadêmicos André Gonzalez Cruz e Osmar Gomes dos Santos, respectivamente, Celso Magalhães e Aluísio de Azevedo. Também haverá a cerimônia de posse do advogado Daniel Blume Pereira de Almeida, na academia. O evento será às 19h, no auditório Des. José Joaquim Ramos Filgueiras (térreo do Fórum).

Juiz Osmar Gomes

Juiz Osmar Gomes

O juiz Osmar Gomes dos Santos, titular da 1ª Vara do Tribunal do Júri e atual diretor do Fórum de São Luís, tomou posse na Academia Ludovicense de Letras no dia 14 de dezembro de 2013. Ele ocupa a cadeira de nº 14, que tem como patrono o escritor maranhense Aluísio Tancredo Gonçalves de Azevedo.

Também é membro da Academia Maranhense de Letras Jurídica, da Associação Brasileira por um Planeta Verde e da Associação Brasileira dos Juízes e Promotores Eleitorais. Foi vice presidente e diretor da Associação dos Magistrados do Maranhão e vice-presidente do Instituto Maranhense de Direito Eleitoral. É membro substituto do Tribunal Regional Eleitoral, na categoria de Juiz de Direito, e titular da 93ª Zona Eleitoral, que compreende os municípios de Paço do Lumiar e Raposa.

Pós-graduado em Direito Civil e Processual Civil, Direito Constitucional, Direito Eleitoral e Direito Penal e Processual Penal, Osmar Gomes é também doutorando pela Universidade Del Museo Social Argentino; foi professor universitário; autor de vários artigos jurídicos e também da obra Manual Prático do Candidato a Cargo Eletivo e está em fase final de elaboração das obras Quesitação no Tribunal do Júri, Captação Ilícita de Sufrágios e Sonhos de um Cajariense.

O magistrado já recebeu diversas condecorações, dentre as quais a Medalha Bento Moreira Lima, do Tribunal de Justiça do Maranhão, e a Medalha Alferes Moraes Santos, do Corpo de Bombeiro Militar do Maranhão. Possui, ainda, os títulos de cidadania dos municípios de São Luís, Barreirinhas, Coelho Neto, Afonso Cunha, Bacabal e Loreto.

Nascido no município maranhense de Cajari, Osmar Gomes mudou-se com a família para São Luís aos 9 anos. Foi chefe do departamento jurídico do Banco Bradesco S/A, atuou como secretário chefe do gabinete e procurador adjunto do Poder Legislativo de São Luís e foi agente e delegado de Polícia Civil. Ingressou na magistratura em fevereiro de 1997; foi juiz substituto da Comarca de Balsas, titularizado em Barreirinhas e promovido por merecimento para Coelho Neto, de onde foi promovido – também por merecimento – para Bacabal.

Em 2010, Osmar Gomes foi promovido por merecimento para a capital e, antes de ser titularizado na 1ª Vara do Tribunal do Júri, atuou como auxiliar em varas cíveis, criminais, de entorpecentes e juizados especiais.

Um comentário em “Academia Ludovicense de Letras realiza solenidade hoje no Fórum de São Luís”

  1. Renato Moraes

    Não entendi o p q do currículo do juiz?!?!? Rsrsrsrsrs

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários