Operação Imperador: Eduardo DP e a mãe Arlene Barros são soltos

Por Luís Pablo Política
 

Eduardo DP ao lado da mãe e ex-prefeita Arlene Costa

Eduardo DP ao lado da mãe e ex-prefeita Arlene Costa

O empresário Eduardo José Barros Costa, o Eduardo DP, e a sua mãe, ex-prefeita de Dom Pedro Arlene Barros, foram soltos nas primeiras horas de hoje (6).

Eduardo DP e Arlene Barros são acusados de desvio de verba pública. Os dois foram presos temporariamente por cinco dias, na última terça-feira (31), durante a “Operação Imperador”, que investiga o envolvimento de gestores públicos com esquemas de agiotagem para fraudar licitações na cidade.

A polícia não revogou a prisão preventiva do empresário e da ex-prefeita, que são acusados de desviar mais de R$ 5 milhões da Prefeitura de Dom Pedro entre 2009 e 2012.

Operação

A “Operação Imperador” é um desdobramento da “Operação Detonando”, iniciada após o assassinato do jornalista Décio Sá, em 2012, que prendeu pessoas responsáveis também de comandar um esquema de agiotagem em 42 prefeituras do Maranhão. Na época, a polícia descobriu que o que motivou o assassinato foi uma postagem, no “Blog do Décio”, referente à morte do agiota Fábio Brasil, no Piauí.

Segundo o delegado-geral da Polícia Civil Augusto Barros, que era da Superintendência Estadual de Investigações Criminais (Seic) em 2012, a apreensão de documentos revelou o esquema. “Naquela ocasião, foram apreendidas dezenas de caixas de documentos. Eram cheques contratos, documentos relativos a processos licitatórios. Esses mesmos documentos indicaram que havia ligação estreita daquele grupo de agiotas com diversos gestores e ex-gestores públicos do Maranhão”,.

O nome da “Operação Imperador” faz referência ao líder do esquema, que seria empresário Eduardo DP, conhecido em Dom Pedro como Eduardo Imperador. Além dele e da mãe ex-prefeita, também estão envolvidos no esquema Alfredo Falcão, filho de Arlene, Rodrigo Manso, sobrinho da ex-gestora, e João Cavalcante Neto – apontado como laranja de Eduardo DP.

4 comentários em “Operação Imperador: Eduardo DP e a mãe Arlene Barros são soltos”

  1. Ricardo Perez

    Quanto ???

  2. junior

    Pra um rico ficar preso neste país, só se ele fizer um grande mal pra um mais rico do que ele. Ou então se a mídia ficar “em cima 24 horas”. E mesmo assim só fica preso enquanto “a poeira baixa”.

  3. Jose João Macedo

    Quem do Judiciário estava de plantão??Esse País precisa urgetemente de reformas:No executivo,Legislativo e Judiciário!! Cadeia neles!!!

  4. Sandro

    Prontos para outra!!!

    Brasilllllll….

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários