Juiz que censura jornal diz que não tem que dar satisfação sobre decisão

Por Luís Pablo Política
 

O Estado

Juiz João Francisco Gonçalves Rocha

Juiz João Francisco Gonçalves Rocha

O juiz João Francisco Gonçalves Rocha, titular da 5ª Vara da Fazenda Pública de São Luís, recebeu ontem uma equipe de O Estado em seu gabinete – após solicitação à assessoria de comunicação do Fórum de São Luís ­, mas alegou que não precisa “dar satisfações” sobre as decisões proferidas por ele nos processos em tramitação na unidade jurisdicional.

O magistrado obrigou o jornal O Estado, por meio de uma liminar, a retratar­-se com o Governo do Maranhão por publicação de reportagem sobre mortes em hospital de Coroatá, mesmo a matéria tendo sido veiculada com a íntegra de uma nota oficial da Secretaria de Estado da Saúde (SES).

“Não tenho o que dizer em relação à decisão. Como é que um juiz dá uma decisão, aqui numa Vara, seja onde for, e tem que estar dando satisfação para todo mundo? A satisfação é a do processo legal. Existe uma ação corrente, tramitando”, disse.

Flávio Dino ao lado do ex-juiz Amilcar, durante a inauguração do comitê em Barreirinhas

Flávio Dino ao lado do ex-juiz Amilcar, durante a inauguração do comitê em Barreirinhas

João Francisco Rocha, que é irmão do juiz do trabalho aposentado Amilcar Rocha, atualmente assessor do governo Flávio Dino (PCdoB) na região de Barreirinhas, também argumentou que a relação de parentesco não se configura como impedimento para que ele atue no processo.

“Não tem argumento legal nenhum para dar meu impedimento. Se tiver, que a defesa do jornal [alegue]. O jornal está sendo demandado, existe um processo legal”, completou.

Família – De acordo com o juiz, a decisão não foi motivada pela relação familiar. “Se eu sou parente de assessor, de gente de governo, que a gente vê na mídia. Não é isso que faz um juiz dar uma decisão: porque ele é parente, porque é aderente, porque, sei lá por que. A gente deu porque tem no processo as razões para isso”, declarou.

Ele preferiu, também, não comentar o fato de que será denunciado pelo jornal ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ). João Francisco Rocha ressaltou que não tinha conhecimento formal disso e que, portanto, não se pronunciaria formalmente.

“Eu recebi vocês porque eu acho que todas as pessoas que me procuram, todo mundo eu recebo, sem problema nenhum. Mas essa pergunta eu não tenho como responder, eu não tenho resposta para ela”, reiterou.

João Francisco Gonçalves Rocha

Elogio – Um comentário do juiz João Francisco Gonçalves Rocha na página pessoal do irmão Amilcar Rocha no Facebook denota a admiração do magistrado pelo governador Flávio Dino (PCdoB). Amilcar postou uma foto ao lado do chefe do Executivo e, na área de comentários, o juiz escreveu: “Duas das personalidades de maior respeito do Maranhão”.

6 comentários em “Juiz que censura jornal diz que não tem que dar satisfação sobre decisão”

  1. Maria José

    O senhor Juiz João Francisco Gonçalves Rocha tem toda razão em afirmar que não tem que dar satisfação de sua decisão, ocorre que ele como magistrado devia se preocupar também com o lado moral ético de sua profissão, tendo em vista as ligações pessoais existentes entre ele e uma das partes.
    Acredito que por mais razões que possam existir nos autos que o levaram a proferir tal sentença, esta ficou sob suspeição.
    Dr. João Francisco Gonçalves Rocha, assim como o senhor todos nos temos aqueles que admiramos, ocorre que o senhor como homem publico deve manter as aparências e manter suas preferencias de forma particular e pessoal, quando os torna de conhecimento de todos pode nos levar que estas preferencias estão sendo levadas também aos autos.
    Antes do senhor admirar personalidades vossa excelência deveria respeitar o cidadão que paga seus proventos dando sentenças isentas de paixões e admirações aqueles da vez no jogo do poder.
    Mesmo leigo acredito que o EMA tenha material suficiente para representar junto ao CNJ, este admirador de poderosos, ai vamos ver se ele continua com esta empáfia de DEUS. Menos meritíssimo, menos. Maria

  2. Triturador

    Se fosse um impresso jornalistico aliado ao Governo eu duvido se ele não daria!
    Infelizmente “profissionais” com essa postura aranha os verdadeiros PROFISSIONAIS que trabalham com transparência, e que acima de tudo segue o Código de Ética da Magistratura.
    São essas atitudes que certa vez li em uma reportagem de um canal de informações internacional, que o Brasil não tem desenvolvimento na política por falha em setores da justiça. Agora eu pergunto a você Pablo, concorda?

  3. mauro

    ta certo mesmo, que vcs querem saber de decisao judicial?

  4. Falador da Verdade

    Palavras do Des. Bayma uma vez na TV: “contra fatos, não há contestação”.

    É Dr João, o blogueiro provou e o Senhor se f… assim como o Des Bayma com as declarações.

    Juiz de m…

  5. ZECA DAS QUEBRADAS

    PRA MIM A CADA DIA FICA MAIS CLARO QUE O GOVERNO DO FLÁVIO DINO É GOVERNO DE UM SÓ MANDATO.

    Ainda não faz 5 meses de governo e as denúncias pipocam pra tudo quanto é lado…
    Sei não, mas sinto cheiro de que esse é governo pra um só mandado, mesmo!

    Zeca das Quebradas

  6. Jorge Fonseca

    Luis Pablo, tem um babado fortissimo desse mesmo Juiz, na Comarca de Presidente Dutra………

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários