BOMBA! PF deflagra operação para prender ex-prefeito de São Bento

 

Márcio Jerry e o ex-prefeito de São Bento

Márcio Jerry e o ex-prefeito de São Bento

O ex-prefeito de São Bento, Luiz Gonzaga Barros, o “Luizinho”, está sendo procurado pela Polícia Federal, que deflagrou hoje (19/4) a Operação Vínculos, para reprimir organização criminosa responsável pela prática de crimes previdenciários, no Maranhão.

Luizinho é aliado do governador Flávio Dino e exerce o cargo de Superintendente de Articulação Regional de São Bento, que é vinculado à Secretaria de Estado da Comunicação e Assuntos Políticos (Secap), comandada por Márcio Jerry.

O ex-gestor se envolveu num esquema criminoso que contava com a participação de contadores, de um advogado especializado em causas previdenciárias, de um ex-funcionário do Cartório de Palmeirândia, de um servidor do INSS e de intermediários. Ele também foi acusado pela CGU (Controladoria Geral da União) de desviado R$ 26 milhões dos cofres públicos. Relembre.

Cerca de 75 policiais federais e dois servidores da área de inteligência do Ministério do Trabalho e Previdência Social cumprem 32 mandados judiciais, sendo 9 de prisão temporária, 19 de busca e apreensão e quatro de condução coercitiva. Os mandados estão sendo cumpridos nas cidades de São Luís, São Bento, Palmeirândia, Pinheiro e Turilândia, todas no Estado do Maranhão.

Também houve determinação judicial para que o INSS suspenda o pagamento de 11 benefícios de pensão por morte, bem como a proibição de servidor da autarquia previdenciária frequentar o ambiente de trabalho, além da determinação do afastamento das funções públicas pelo prazo de 90 (noventa) dias.

O valor do prejuízo evitado com a conseqüente suspensão desses benefícios, levando-se em consideração a expectativa de sobrevida média da população brasileira, é de R$ 12 milhões.

As investigações, iniciadas no ano de 2015, levaram à identificação de um esquema criminoso com atuação desde 2010, responsável pela concessão de benefícios de pensão por morte fraudulentos. Os instituidores e, em alguns casos, o próprio titular, eram pessoas fictícias, criadas virtualmente através da falsificação de documentos públicos.

Os vínculos empregatícios inexistentes do instituidor eram implantados no Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS) junto à Prefeitura Municipal de São Bento/MA, com salários de contribuição no teto previdenciário, sendo transmitidos através de Guias de Recolhimento do FGTS e Informações à Previdência Social (GFIP) irregulares.

Os envolvidos foram indiciados pelos crimes de estelionato previdenciário, inserção de dados falsos, associação criminosa e falsidade ideológica, cujas penas máximas acumuladas podem chegar a 24 (vinte e quatro) anos de prisão, sem prejuízo de outras infrações penais que forem identificadas após a deflagração, como lavagem de capitais e organização criminosa.

O resultado desse trabalho é fruto da Força-Tarefa Previdenciária composta pela Polícia Federal, Ministério do Trabalho e Previdência Social e Ministério Público Federal, visando combater crimes contra a Previdência Social.

*A Operação foi denominada Vínculos, em alusão tanto ao esquema criminoso que agia na implantação de vínculos empregatícios irregulares no CNIS, quanto pelo relacionamento comprovado entre os membros da associação criminosa.

11 comentários em “BOMBA! PF deflagra operação para prender ex-prefeito de São Bento”

  1. Paulo Roberto Silva

    Faltou incluir o atual prefeito de Itapecuru mirim, Magno Amorim, esse cidadão descontas INSS dos servidores contratados e comissionados e não informa os mesmos na GFIP, portanto está se apropriando indevidamente de recursos federais, Ministério Público Federal enquadra esse pilantra e coloca ele na grade que é o lugar dele.

  2. júnior

    Um filha da puta desse passa o tempo laboral planejando como ganhar dinheiro sem trabalhar, só vai valer a pena a operação se os bens adquiridos com o dinheiro roubado forem confiscados, pois a maior dor é no bolso, vergonha na cara com certeza ele não tem.

  3. Fernando

    Uma desgraça dessa ainda inventa em querer ser prefeito, e ainda tem imbecil da cidade pra dizer que é tudo mentira! kkkk
    Ladrão tem que ir PRESO!!!

  4. anonimo

    Olha quem tá do lado do individuo, um secretário de Estado é esse tipo de gente que eles querem do lado deles.

  5. fidel de pijamas

    O ex prefeito é comunista desde criancinha. Caso tivesse nascido quando da revolução de 64, com certeza teria sido exilado. É conhecido por ter posições políticas de uma esquerda avançada. Não admite propriedade privada nos meios de produção. etc,etc……O Maranhão é um Estado SURREALISTA.

  6. Guima

    Comentei à duas semana sobre o mesmo assunto, Jonathan que era motorista particular tem alguns cartão desses, e morador do coahtrac hj ,outro que também tem alguns cartões desse é o cunhado de Luizinho Nilton César hj morador de um condomínio de luxo na arririzal

  7. Beckenbauer

    Esse bandido que é o candidato de Flávio Dino, Marcio Jerry e Rubens Jr kkkkkkk. Povo de São Bento nas eleições dê uma banana bem grande pra essa quadrilha.

  8. Adélia Nogueira

    O povo sem personalidade no município de São Bento ainda idolatra um Ladrão fino. Triste penoso essa situação que esse astuto está nesse momento ou seja onde sempre esteve, mais camuflado com cara de bonzinho para o povo dai que vem a bondade dele, dos roubos aplicado nos cofres públicos. Oh! a grande explicação que a população Sambentoense queria saber de onde vinha a herança de Luizinho Barros hahaha de um esquema criminoso responsável pela concessão de benefícios de pensão por morte fraudulentos, comandada pelo ex- prefeito.

  9. Maria Mara

    Que se faça a justiça, que seja punidos todos que prejudicaram a sociedade em especial o povo que foi afrontado por esses criminosos e que principalmente seus bens sejam confiscados.

  10. Ze Antunes

    Rubens Junior outro picareta aliado dessa corja de bandidos… Cadeia Neles !!!!

  11. André

    Ladrão desse. Ainda tem gente que bate palmas pra isso.

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários