Fábio Braga mobiliza a ANATEL para implantar telefonia rural no Maranhão

Por Luís Pablo Política
 

deputado fábio braga anatel 09062016O deputado estadual Fábio Braga (SD) ocupou ontem, dia 9, a tribuna da Assembleia para agradecer a visita da gerente da Unidade Operacional da Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL), Karine Braga Monteiro.

A visita aconteceu depois que o parlamentar fez vários pedidos, por meio de indicações, protocoladas na Assembleia Legislativa, a respeito da implantação da telefonia rural para atender milhares de pessoas de vários municípios do Estado do Maranhão, principalmente os da zona rural.

Durante o encontro, Fábio Braga soube que, no Brasil, existem atualmente 283 milhões de acesso móveis que representam uma média de 1,38 linhas por habitante. Os números de pré-pago correspondem a 213 milhões de linhas, 75% do total, e o pós-pago, 24.71% do total. A região que lidera com o maior número de linhas é o Sudeste, com mais de 125 milhões.

O parlamentar foi informado, ainda, que o Nordeste vem em segundo lugar, com 71 milhões de linhas. As operadoras com o maior número de acesso são a VIVO, em primeiro lugar, 28% do mercado; a TIM com 26%; a CLARO com 25%. Os últimos editais de licitação o nº 02/2007, que é o Edital da 3G, o 02/2010, o Edital Banda – H, e o Edital nº 04/2012 da Banda Larga Rural e Urbana, estabelece que as operadoras tenham obrigações de cumprir os compromissos de abrangência, relativos aos municípios distribuídos para cada prestadora.

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários