Júnior Verde busca mais transparência e celeridade no processo de escolha dos Conselheiros Tutelares do Maranhão

Por Luís Pablo Política
 

O deputado Júnior Verde (PRB) conduziu reunião, na sede do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MA), para tratar sobre o processo unificado de escolha para Conselheiro Tutelar no Maranhão, por meio de urnas eletrônicas. O objetivo é dar maior confiabilidade e segurança ao pleito.

“A iniciativa é importante para o processo de transparência e segurança, dando celeridade à escolha dos conselheiros tutelares no Maranhão, que visam a defesa dos direitos das nossas crianças e adolescentes”, defendeu Júnior Verde, que foi autor da Indicação que solicita a mudança.

O presidente do TRE-MA sinalizou com a possibilidade da realização desse processo de escolha. Segundo ele, serão feitos estudos e levantamentos de dados dos municípios, que ofereçam condições reais para que se faça a eleição.

Os órgãos que participaram da reunião, por meio de seus representantes, se comprometeram a articular uma consulta junto aos municípios, que desejam o processo eletrônico. “Espero que a próxima eleição dos conselheiros já seja feita nas urnas eletrônicas”, acrescentou o parlamentar.

Na ocasião, foi firmada, também, uma parceria que garantirá a participação do TRE-MA na abertura do XV Encontro de Formação de Conselheiros (as) e Ex-Conselheiros (as) Tutelares da Região do Munim, que acontecerá dos dias18 a 20 de julho, com o tema “Processo Unificado de Escolha para Conselheiro Tutelar”.

Participaram do encontro o presidente do TRE-MA, desembargador Ricardo Duailibe; representantes do Ministério Público; da Associação de Conselheiros e Ex-Conselheiros Tutelares do Estado do Maranhão (ACECTMA); do Conselho Estadual de Defesa da Criança e do Adolescente (CEDCA); da Secretaria de Estado de Direitos Humanos e Participação Popular (SEDIHPOP); e do Fórum do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente de São José de Ribamar.

Um comentário em “Júnior Verde busca mais transparência e celeridade no processo de escolha dos Conselheiros Tutelares do Maranhão”

  1. José

    DEVERIA CRIAR COMISSÃO PARA FISCALIZAR OS CONSELHOS TUTELARES QUE FICA SEM NENHUM CONSELHEIROS, E CONSELHEIROS TEM ESCRITORIO E NUNCA VAI TRABALHAR SÓ VAI DA OI, CONSELHEIROS QUE DESLIGA PLANTÕES E NNUNCA ATENDE

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários