“Tudo o que aconteceu pode ser comprovado nos vídeos divulgados em blogs”, diz juíza sobre confusão no Fórum

Por Luís Pablo Política
 
Juíza Andréa Lago

Juíza Andréa Lago

A Associação dos Magistrados do Maranhão (AMMA) emitiu nota se solidarizando com a juíza Andréa Lago sobre o episódio que ocorreu ontem, dia 5, com advogado Tufi Maluf no Fórum Sarney Costa, em São Luís-MA.

O presidente da AMMA, juiz Angelo Santos, disse que encontrou em contato com a magistrada e colocou as assessorias jurídicas e de imprensa à disposição dela, para as medidas cabíveis.

“A AMMA repudia com veemência o fato de uma autoridade judiciária do Maranhão estar sendo alvo de violação no exercício de sua função, em clara demonstração de desrespeito à instituição da Justiça”, diz a nota da Associação dos Magistrados.

A juíza Andréa Lago também se pronunciou sobre o ocorrido. Ela disse que o advogado agiu de modo afrontoso e desrespeitoso, chegando a gritar que iria lhe dar voz de prisão. Disse ainda que o vídeo divulgado nos Blogs é a prova do que aconteceu.

“Tudo o que aconteceu pode ser comprovado nos vídeos divulgados em blogs, onde eu estou calma sentada e o advogado Tuti Maluf gritando descontroladamente, inclusive desacatando os policiais”, disse a juíza.

Abaixo, os esclarecimentos da juíza Andréa Lago:

Colegas magistrados,

Em face das postagens em blogs e vídeos publicadas em grupos de WhatsApp, informando sobre o constrangedor episódio que aconteceu na manhã dessa terça-feira (5), no Fórum de São Luís, gostaria de esclarecer os seguintes pontos:

1- Ao chegar na sala de audiências do 1º Juizado Criminal, onde atuo, e verificando a presença de partes com seus respectivos advogados, e após análise dos autos, iniciei uma explanação sobre o procedimento legal adotado, momento em que observei que o advogado Tufi Maluf, com tom de voz já alterado, passou a falar de forma ininterrupta, prejudicando a compreensão das partes.

2- Por mais de uma vez solicitei ao referido advogado que mantivesse a calma e deixasse eu explicar acerca do procedimento, uma vez que a audiência não seria realizada. Ocorre que, de repente, este levantou e se dirigiu a mim de modo afrontoso e desrespeitoso, gritando, chegando a dizer que iria me dar voz de prisão.

3 – Em momento algum eu dei voz de prisão ao advogado Tufi Maluf, apenas alertei que se ele não se acalmasse e parasse de gritar, eu iria acionar o policiamento do Fórum.

4 – Os gritos do advogado chamaram a atenção de servidores de outros setores que entraram na sala de audiência do 1o Juizado Criminal para saber o que estava acontecendo, e também do policiamento.

5 – Tudo o que aconteceu pode ser comprovado nos vídeos divulgados em blogs, onde eu estou calma sentada e o advogado Tuti Maluf gritando descontroladamente, inclusive desacatando os policiais.

6 – Desde o primeiro momento mantive-me tranquila, como estou agora, consciente de que não cometi nenhum ato que desabone a minha conduta de cidadã e magistrada. Recebi todo o apoio da Associação dos Magistrados, na pessoa do presidente Angelo, que colocou a assessoria de imprensa e jurídica da entidade à minha disposição; da Corregedoria Geral de Justiça; da Diretoria de Segurança Institucional do Tribunal, na pessoa do coronel Alexandre, e do representante da AMMA na DSI, o colega Anderson, bem como da Diretoria do Fórum.

7 – Sou grata a todos os colegas pelo apoio que me foi dado. A minha decisão é aguardar os desdobramentos deste triste episódio, esperando que tudo seja devidamente esclarecido sem qualquer desgaste para a imagem da Magistratura ou para a respeitada advocacia maranhense.

São Luís, 5 de junho de 2018

Andréa Lago

7 comentários em ““Tudo o que aconteceu pode ser comprovado nos vídeos divulgados em blogs”, diz juíza sobre confusão no Fórum”

  1. Gabriel

    Este é o país que aceitamos viver hoje.
    Onde o judiciário faz tudo, pode tudo.
    Uma vergonhaaaaa.

  2. Observador

    Todo mundo viu mesmo dona juíza, você pensou que tinha o rei na barriga ao dar voz de prisão a um profissional no exercício da profissão, agora você é uma santa igual outros juízes prepotentes de outras varas, principalmente na vara da mulher lá tem uma Hitler ditadora que só pode ter entrado na magistratura pela janela de sobrenome heluy. Todos prepotentes

  3. Roberto

    Agora ele é a santinha tudo prepotente, na vara da mulher e o que tem mais lá tem uma Hitler chamada heluy qu falta bater na cara de advogado

  4. José Admilton

    Essa Juíza é gente boa, educada, tranquila… Esse advogado é conhecido no forum. Grosso, mal educado, trata todo mundo mal e arruma confusão com todo mundo. Pode investigar aí direito que ele que tava errado com certeza.

  5. Daniel

    Bom, ao ver um outro vídeo, pude ver e observar que a juíza em nenhum momento levantou o tom de voz e explicitamente mandou prender esse advogado. No vídeo é bastante claro e nítido ver que a juíza começa explicar os procedimentos da audiência, quando o advogado de modo destemperado, descontrolado começou a simplesmente interromper a fala da juíza, que pediu educadamente que ele mantivesse a calma e esperasse ela terminar de falar, o que foi em vão. Aí, após ela ser ameaçada foi plenamente natural dizer que iria solicitar a ajuda policial.
    Nesse mesmo vídeo, de modo patético e ridículo o “nobre” e “ator” advogado simplesmente “simula” uma queda, causada por um policial. Uma das cenas mais ridículas, bizarras e horrorosas que já vi na minha vida. E olha que eu sou advogado, defendo a minha classe, mas nesse caso o “nobre” advogado extrapolou todos os limites. Nesse caso, a OAB sim deveria tomar providências, mas seria contra esse advogado, por comportamento inadequado e que fere o Estatuto, o Código de Ética e Regulamento Geral e, é claro toda a classe de advogados(que já não é vista como bons olhos) e fica sofrendo essa avacalhação toda.

  6. MANOEL

    Esses dois, Observador e Roberto, já devem ter registro na segunda vara da mulher.
    Será se vocês já viram o sol nascer quadrado? KKKKKKK

  7. Nelson Mandela Júnior

    Daniel e José Hamilton, concordo com os senhores, pois, o comum é advogado dar voz de prisão a juiz por desacato, é advogado humilhar juiz, é advogado mandar o juiz sair da sala, assim como é comum o conduzido agredir o policial, assim como é comum a mulher bater no homem, acho que criaram a Lei Maria da Penha para proteger o homem; será que a lógica está invertida ou eu tenho que acreditar em lobisomem, saci pererê e outras lendas? agora eu indago senhores: porque o TJMA não instala Câmeras de Filmagens nas salas de audiências, para vermos se é o advogado que manda o juiz calar a boca ou é o inverso? estranhamente a Polícia Militar não quer câmara nas viatura para sabermos se a polícia é que agride o conduzido ou se é o conduzido que agride a policia. Tenham uma santa paciência.

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários