Saiba quem é o homem de Marcus Brandão nos bastidores do governo

Por Luís Pablo Política
 
Marcus Brandão e Júnior Cabeção

Marcus Brandão e Júnior Cabeção

Lidenor de Freitas Façanha Junior, o Júnior Cabeção, é o homem da mais extrema confiança do empresário e diretor Institucional da Assembleia Legislativa, Marcus Brandão. É ele quem “faz-tudo” nos bastidores.

Júnior Cabeção é o cara responsável pelas tratativas com os empresários que têm os maiores contratos no Governo do Maranhão. E tudo que ele fala é com total aval do irmão do governador.

Amigo de décadas de Marcus, Júnior Cabeção é tratado como membro da família Brandão. Para se ter ideia, o filho de Marcus, o secretário de Estado Extraordinária de Assuntos Municipalistas (Seam), Orleans Brandão, chama Cabeção de tio.

O papel que hoje exerce nos bastidores do governo – de ser o operador da família – vem desde à época da gestão do então prefeito de Colinas, José Henrique Brandão, em 2004. Depois veio a gestão de Valmira Miranda em 2008. Interlocutores do município dizem que nessa época, Júnior Cabeção gritava com a prefeita.

Homem de um temperamento forte, Júnior Cabeção já teve seu nome relacionado a um crime de grande repercussão em São Luís (mas essa é uma outra história para uma nova postagem). Ele também já foi citado pela Superintendência Regional do Traballho e Emprego do Maranhão (SRTE/MA) por ter pessoas trabalhando na sua fazenda em Governador Archer (MA) em condições análogas a de escravos.

Os trabalhadores estavam há meses sem receber salários e se alimentavam somente de arroz misturado com folhas de “vinagreira”, pimenta e limão. A água consumida era infestada de rãs. Um verdadeiro absurdo e desumano (veja abaixo).

A Fazenda Maria de Jesus, de Júnior Cabeção é direcionada à criação de gado de corte (mais detalhes aqui e aqui)

A água consumida pelos empregados libertados era coada antes de ser consumida na fazenda de Júnior Cabeção

A água consumida pelos empregados libertados era coada antes de ser consumida na fazenda de Júnior Cabeção

4 comentários em “Saiba quem é o homem de Marcus Brandão nos bastidores do governo”

  1. santos

    LP, bem que tu poderia fazer uma matéria com a relação de parentes da família que estão no governo! De forma nominal mesmo… Nome por nome, lotação por lotação…

  2. Luis Pablo

    Me passa (98) 98177-2778

  3. fabricio de abreu

    a filha desse camarada fica pressionando os fornecedores da emserh para que os fornecedores va para ele ou ele va ate o empresario pagar a proprina, todo mundo sabe disso ministerio publico, tce, ai o mp pede para o presidente da emserh olhar a ordem cronologica, parece piada, conheci pessoas que ficaram 2 anos sem receber no tempo do governo flavio dino, agora no governo de brandao intensificou. trabalhei la nos dois governos, fazem isso com todos os fornecedores. gracas a meu bom deus sair e nao preciso mais ficar fazendo essa safadeza com fornecedores pequenos. Meu maranhão ja era.

  4. Alessandro

    Quando procura esse nome no Google aparece um indiciamento na polícia, poderia procurar saber que indiciamento é esse.

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários