Veja a ação que vai derrubar a reeleição de Iracema no comando da AL

Por Luís Pablo Política
 
Iracema Vale, presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão

Iracema Vale, presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão

A presidente Iracema Vale já pode dando adeus para o comando do Poder Legislativa do Maranhão, a partir de 2025. Em uma eleição antecipada ocorrida no dia 16 de junho, Iracema foi reeleita para presidir a Casa Legislativa até 2026. Mas na terça-feira, dia 4, a Procuradoria-Geral da República (PGR) pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) para anular a antecipação da eleição da Mesa Diretora para o biênio 2025/2026.

Na Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI), o procurador-geral da República, Augusto Aras, diz que “a norma regimental viola os princípios democrático, republicano, do pluralismo político e da anualidade eleitoral, o princípio da contemporaneidade das eleições relativamente aos mandatos e o dever de fiscalização e de avaliação dos parlamentares pelos seus pares”.

Para Augusto Aras, “ao permitir a eleição dos cargos de direção do segundo biênio em um lapso temporal expressivo – em junho do primeiro ano da legislatura –, a norma regimental atacada acabou por ensejar a influência do grupo político específico que já se encontra no poder, em evidente afronta aos princípios democrático e republicano, bem como ao interesse público.”

O procuador ainda requer que a PGR colha as “informações da Presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, e que se ouça a Advocacia-Geral da União, nos termos do art. 103, § 3º, da Constituição Federal. Superadas as fases, pede prazo para a manifestação da Procuradoria-Geral da República.”

CLICA E VEJA A AÇÃO DA PGR CONTRA IRACEMA

2 comentários em “Veja a ação que vai derrubar a reeleição de Iracema no comando da AL”

  1. Observador

    Nunca pensei que fosse concordar com o engavetador geral da República. Espero que esses atropelos sejam lembrados , caso o governador Brandão decida investir nela em sua sucessão. E Parabéns pela matéria, Luís! O jornalismo e a blogosfera maranhense estão deitados em berço esplêndido na atual conjuntura.

  2. Claudio

    ATENÇÃO POPULAÇÃO DO MARANHÃO!

    IRACEMA VALE, conhecida como “Carmina Vale”, lidera uma quadrilha que tem causado estragos incalculáveis no Estado. IRACEMA VALE, e seu marido HERLON COSTA, Clemilton e outros prefeitos têm enriquecido às custas da população.

    O esquema milionário conta com a participação de CLESIANE, afilhada de IRACEMA justo Secretaria de Saúde de todo baixo Parnaíba e seu esposo “DIGITADOR – CONTADOR”, Além do ex prefeito ALDENIR SANTANA, DARCY, TETINHA, ADERCIFRANÇE e Prefeito atual CLEMILTON BARROS e outros.

    Eles assumem a culpa por crimes em troca de grandes lucros. A corrupção é tão desenfreada, e a mídia nacional por enquanto mostrou apenas a ponta do iceberg. A equipe de marketing de Iracema Vale, age rapidamente para encobrir os escândalos, espalhando informações falsas nas redes sociais e Status dos comedores fantasmas, que ajudam propagar fake News em suas redes e celulares em benefícios mantidos a anos.

    É fundamental remover IRACEMA VALE de qualquer cargo público urgente, não apenas da presidência da Assembleia Legislativa. Exigimos justiça e o fim desse esquema corrupto que tem prejudicado a população carente, especialmente em Urbano Santos e Belágua.

    Em uma operação recente chamada “Fator Comum”, a Polícia Federal prendeu Antônio Farias Carvalho, conhecido como “digitador”, por inserir dados falsos nos sistemas do SUS(CLESIANE)para desviar recursos públicos. O prefeito de Belágua, Herlon Costa, anteriormente atribuiu os desvios a esse “digitador”, colocando a culpa em Antônio Farias.

    A investigação revelou que a prefeitura de Belágua recebeu mais de um milhão de reais de repasses indevidos do Fundo de Ações Estratégicas e Compensação – FAEC. Além disso, um esquema relacionado foi noticiado no Fantástico em 24/04/2023.

    Chega de impunidade! É hora de justiça e transparência STF. A população precisa ser protegida desses crimes e seus responsáveis devem ser responsabilizados.

    É necessário combater a corrupção e garantir um futuro melhor para o Maranhão.

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários