Pesquisa gera polêmica em São Benedito do Rio Preto

Por Luís Pablo Política
 

Maurício Fernandes, ex-prefeito de São Benedito do Rio Preto

Uma pesquisa eleitoral, divulgada pelo instituto BMO, referente à corrida eleitoral de 2024 na cidade de São Benedito do Rio Preto está gerando polêmica e desconfiança entre os moradores e políticos locais.

Segundo o levantamento, o ex-prefeito inelegível Maurício Fernandes (sem partido) teria 51,1% das intenções de voto, contra 31% do atual prefeito Wallas Rocha (PSC). A pesquisa também apontou uma alta aprovação do presidente Lula (PT) e uma forte rejeição de Wallas Rocha.

No entanto, a pesquisa apresenta diversos problemas que comprometem sua validade e confiabilidade. O instituto não informou a data de registro da pesquisa, nem o contratante, nem o nível de confiança, nem a margem de erro, conforme determina a legislação eleitoral.

Todo instituto de pesquisa deve prezar pela isenção, seriedade, responsabilidade e credibilidade. Chama a atenção que o instituto responsável pela pesquisa já responde a processos na justiça eleitoral por indícios de fraude e manipulação de resultados de pesquisa.

Em 2016, por exemplo, na cidade do Codó, a BMO dava como certa, por boa margem, a derrota do então candidato Francisco Nagib, que acabou sendo eleito com ampla vantagem. Em 2018, o instituto apontava que o candidato a senador Sarney Filho teria uma das duas vagas no Senado Federal, mas o resultado foi bem diferente: os eleitos foram Weverton Rocha e Eliziane Gama.

Nas eleições estaduais de 2018, a BMO elaborou uma pesquisa que foi alvo de ação judicial junto ao TSE, pois era o único instituto que previa segundo turno para governador.

Outro fator que chama a atenção na pesquisa é o alto índice de positividade numérica, contraditório com outra fonte mais segura: a verdade que se escuta nas ruas. O levantamento afirma que Maurício Fernandes teria 51,1% das intenções de voto, justamente ele que deixou sua marca de corrupção e um histórico de desastres administrativos e descontentamento geral da população.

O ex-prefeito é alvo de diversas denúncias e processos por irregularidades em sua gestão, como fraudes em licitações, desvio de recursos públicos, improbidade administrativa e enriquecimento ilícito. Ele também teve suas contas rejeitadas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE). Além disso, é suspeito de montar um esquema de empresas fantasmas para participar de licitações no município.

Com tantos escândalos presentes na memória do povo sambeneditense, é improvável que o ex-gestor tenha uma popularidade tão alta entre os eleitores.

Curioso também é a rejeição de Wallas Rocha, que seria de 61,3%, mas essa taxa é muito diferente da apurada nas eleições de 2020, quando ele foi eleito com 50,65% dos votos válidos.

O atual prefeito tem realizado um trabalho de reconstrução e regularidade nas contas públicas do município, tendo a maior nota da história de SBRP no TCE-MA, 8,96. Wallas tem feito uma administração pautada e reconhecida na gestão de eficiência fiscal e modelo de transparência.

Ele é o prefeito da 1ª creche da cidade, das quadras reformadas, do 1º estádio de futebol, dos pisos salariais dos enfermeiros e, acima do teto, para os professores.

A pesquisa eleitoral do instituto BMO deve ser vista com cautela pelos cidadãos. Esse levantamento pode ter sido encomendado por interesses políticos ou econômicos para favorecer Maurício Fernandes e prejudicar Wallas Rocha.

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários