Coaf aponta movimentações suspeitas nas contas da família de Fred Campos

Por Luís Pablo Política
 

Flávio, Fred e Alderico Campos

O ex-presidente da Câmara Municipal de Paço do Lumiar, Alderico Campos; o pai dele, Flávio Campos; e o irmão do ex-vereador, Fred Campos, apresentaram movimentações financeiras atípicas, conforme
relatório do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf).

O ATUAL7 teve acesso às quebras de sigilos fiscal e bancário da família Campos e da Qualitech Engenharia, empresa que tem como sócios-proprietários Flávio e Fred Campos.O Coaf identificou movimentação superior a R$ 8,5 milhões.

Conforme a reportagem, a principal suspeita levantada pelo Coaf é de que Alderico seria o real dono da Qualitech, onde foi sócio até 2011, e que estaria utilizando o pai e o irmão como laranjas. Entre 2014 e 2020, Alderico realizou 223 movimentações financeiras em sua conta bancária.

“Quando o Coaf aponta possíveis indícios de sonegação fiscal, ele o faz com alusão ao imposto de renda, já que se refere a divergências entre movimentações bancárias efetivas e declarações de rendimentos feitas pelo pesquisado. E essa possível sonegação não é matéria da Justiça Estadual. De todo modo, o mesmo relatório que chega à Polícia Civil também é compartilhado pelo Coaf, obrigatoriamente, ao Ministério Público Estadual, à Polícia Federal e ao Ministério Público Federal, de modo que todos os organismos de controle têm acesso aos dados nele veiculados”, explicou ao ATUAL7 o delegado Luiz Augusto Aloise de Macedo Mendes, do Departamento de Combate à Corrupção (Deccor) da Polícia Civil.

Segundo o Coaf, há indícios de lavagem de dinheiro e sonegação fiscal. Foram detectadas movimentações atípicas com pessoas com as quais Alderico Campos, aparentemente, não teria relações pessoais ou negociais.

O Ministério Público Estadual tem prazo de 15 dias, a contar do último dia 4, para se manifestar sobre as sugestões apresentadas pelo 2º Deccor.

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários