Desembargador nega pedido de lockdown no Maranhão

Por Luís Pablo Cidade
 

O pedido de lockdown no Maranhão feito pela Defensoria Pública foi negado pelo desembargador José de Ribamar Castro, da Tribunal de Justiça do Maranhão.

Para o magistrado, apesar do aumento de casos de Covid-19 no estado, não há omissão do Poder Executivo em adotar medidas de enfrentamento à situação.

Em seu parecer, Castro disse ainda que uma decisão da Justiça neste caso seria vista como interferência do Judiciário no Executivo e que não há evidência científica de que a medida teria efeito prático.

“Pondera-se, ainda, que toda a decisão sobre lockdown é polêmica e não representa unanimidade, sobretudo por refletir a adoção de condutas de isolamento extremamente rigorosas e, in casu, não há comprovação robusta, principalmente científica, no sentido de que o pleito tencionado pela Defensoria Pública irá surtir o efeito prático afirmado”, ressaltou.

O recurso foi apresentado pelos defensores públicos Clarice Viana Binda, titular do núcleo de Direitos Humanos; Cosmo Sobral da Silva, titular do núcleo de Defesa da Saúde, da Pessoa com Deficiência e da Pessoa Idosa; e Diego Carvalho Bugs, defensor do núcleo regional da Raposa. Eles agora levarão o pedido ao colegiado da 5ª Câmara Cível do TJ.

Em caso de nova rejeição, os defensores pedem que pelo menos se tome medidas mais rígidas, como a limitação de lotação nos ônibus de transporte coletivo, redução de 50% dos passageiros nos ferry boats e fiscalização efetiva do cumprimento das medidas de distanciamento social.

2 comentários em “Desembargador nega pedido de lockdown no Maranhão”

  1. Francisco marques

    Pois tds servidores do tj e legislativo estao em homeoffice pra que ele vai da lockdown? Pois os tercerizado tanto no forum como na sede estao trabalhando tds agomerados, tao pouco se lixando pra quem esta trabalhando de onibus super lotado. QUER NEM SABE.

  2. Jose Barros

    Concordo plenamente com vc senhora, pra que dá lockdown não é, se eles estão trabalhando em casa numa boa recebendo um salario absurdo, comendo do bom e do melhor, o resto é que se lasque, esses judiciário nosso do Brasil está cada dia mais pior. Quem tem que pegar ônibus e ir para o trabalho todo dia que se cuide. O que tem que ser feito é o povo de São luis parar total ninguém sair de casa. Ano passado quando começou a pandemia eles deram lockdown, agora que está pior eles negam. Eles querem é que povo morra mesmo. Agora eu acho que o povo está aceitando tudo, podemos sim fazer a diferença~, se nós pararmos um dia sem sair de casa nem de carro e nem de ônibus, vai baixar preço da gasolina e ai eles vão pensar melhor em dar o lockdown.

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários