TJ define lista tríplice para vaga de desembargador na próxima semana

Por Luís Pablo Judiciário
 

listaoabA definição da lista tríplice de advogados candidatos à vaga de desembargador pela regra do quinto constitucional ocorrerá na sessão plenária administrativa do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) na próxima quarta-feira (7).

Os três mais votados serão escolhidos dentre os seis da lista encaminhada pela seccional maranhense da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/MA).

A presidente em exercício do Tribunal, desembargadora Maria dos Remédios Buna, assinou despacho, pedindo a inclusão do processo na pauta da agenda de quarta. A magistrada também enviou ofício aos demais desembargadores, contendo a lista sêxtupla de advogados, com seus respectivos currículos, com vistas à escolha do novo membro da Corte.

Plenário do TJA preocupação de Guerreiro Júnior se baseia no fato de que, atualmente, cada desembargador analisa, em média, 1.400 processos por ano. Ele disse que o novo membro da Corte irá integrar a 5ª Câmara Cível, que funciona desde sua instalação com um membro vogal (desembargador de outra câmara).

No processo de formação da lista tríplice, cada desembargador votará em três nomes, considerando-se indicados os mais votados. Se for necessário um segundo escrutínio, nele concorrem os que tiverem recebido mais votos.

Formada a lista tríplice, ela será enviada pelo Judiciário à governadora Roseana Sarney. Por ser chefe do Executivo Estadual, ela tem a prerrogativa final de escolher, dentre os três selecionados pelos magistrados do TJMA, o novo desembargador.

Um comentário em “TJ define lista tríplice para vaga de desembargador na próxima semana”

  1. Carlos

    O trafico de influência ta correndo solto para ver quem fica com a vaga…..

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários