Atenção gestores! TCE não tem poder de tornar prefeitos inelegíveis

Por Luís Pablo Política
 

Tribunal de Contas do Maranhão

Tribunal de Contas do Maranhão

Uma boa notícia para os gestores maranhenses foi dada nesta quarta-feira (10). O Supremo Tribunal Federal(STF) declarou que, segundo a Constituição De 1988, somente a Câmara Municipal pode julgar contas de prefeito.

Com isso, o Tribunal de Contas do Estado (TCE) não poderá mais julgar e consequentemente tornar inelegível por tal circunstância os gestores considerados irregulares.

Em publicação no Facebook, o advogado Marcos Coutinho Lobo ressaltou que o STF disse o óbvio. “É óbvio porque é o que consta da constituição. Óbvio também porque assim já dizia o próprio supremo há muito tempo”, frisou.

Ainda segundo o advogado, é lastimável que ministros do Supremo caíram na conversa mole de que Tribunal de Contas julgam “contas de gestão”.

Marcos Coutinho

7 comentários em “Atenção gestores! TCE não tem poder de tornar prefeitos inelegíveis”

  1. José Iran

    Se assim decidiu o STF,uma ótima oportunidade para extinguir os TCE’s.Só servem para colocar políticos aposentados e resultante de conchavos de apadrinhados e, a maioria nada sabe sobre contas públicas.Serve também,para enriquecer filhos de conselheiros que “prestam serviços advocatícios”para prefeituras.É só ir atrás que encontram…vários.

  2. fernando teixeira

    Ué, mas não foi suspenso o julgamento pelo Levandoski, após abrir divergência em relação ao voto do Min Barroso, que se posicionou contrário ao recurso, defendendo que compete é ao TCE??

  3. Armando A Madeira

    É o julgamento sobre o que já é assim. Até parece que o STF decidiu algo diferente que o que vinha sendo feito. Prefeito tem dois tipos de contas: a) Conta de Governo e b) Conta de Gestão. Conta de Governo os TCEs apenas recomendam a reprovação. Tem que ser julgado pelas Câmaras de Vereadores. Contas de Gestão (exemplo: aquela que o prefeito é o ordenador de despesas) quem julga é o Tribunal. Ou seja, essa decisão é mais antiga que a posição de cagar.

  4. Macaxeira

    E agora Edimar Cutrim e Cia Ltda?? a barganha de vocês acabou!! kkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Só falta agora acabarem com as negociatas de assessores e desembargadores do Tribunal de Justiça, pra tirar e botar prefeitos! kkkkkkkk

    O Brasil tem que mudar!

  5. Lázaro Albuquerque Matos

    Nem precisa mais o TCE do Maranhão divulgar a lista de inelegíveis. Parece até que ele estava esperando por isso. O STF valorizou uma mercadoria do Brasil: vereadores. Eles agora vão ser mais caros ainda para prefeitos. Eles só vão aprovar ou desaprovar contas por muito dinheiro.

  6. MARIO

    AGORA EDMAR CUTRIM NÃO ELEGE MAIS OS SEUS FILHINHOS EDMAR TEM É QUE SER PRESO ESSE CONSELHEIRO SAFADO

  7. Armando A Madeira

    “E agora Edimar Cutrim e Cia Ltda?? a barganha de vocês acabou!! kkkkkkkkkkkkkkkkkk”. É mais que certo: vereador é muito mais barato….

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários