AL aprova projeto de Ricardo Rios sobre estações de tratamento de esgotos

Por Luís Pablo Política
 
Deputado Ricardo Rios

Deputado Ricardo Rios

O plenário da Assembleia Legislativa aprovou, na sessão desta segunda-feira, o Projeto de Lei 003/18, de autoria do deputado Ricardo Rios (PDT), que dispõe sobre a construção de estações de tratamento de esgotos sanitários em edifícios e condomínios.

De acordo com o projeto, que agora segue para sanção governamental, o artigo 1º da Lei nº 9.067, de 24 de novembro de 2009, passa a vigorar com a seguinte redação: “Os condomínios residenciais no âmbito do Estado do Maranhão deverão dispor de adequada solução de tratamento de esgotos, considerados para definição da alternativa a ser adotada o porte do empreendimento e a infraestrutura de saneamento existente no seu entorno”.

Ainda de acordo com a proposta, “os efluentes originários de tais empreendimentos que forem lançados em redes coletoras ligadas a estações de tratamento de esgotos do município ficam dispensados a cumprimento da exigência contida nesta lei”.

Para comprovação do atendimento das condições descritas, os órgãos competentes verificarão o termo de viabilidade ou carta de diretrizes de projetos emitidos pela concessionária dos serviços de saneamento do município onde se localiza o empreendimento.

O projeto do deputado Ricardo Rios prevê ainda que a instalação de estações de tratamento de esgotos, conforme preceitua a lei, é obrigatória nos municípios maranhenses com mais de 20 mil habitantes.

Um comentário em “AL aprova projeto de Ricardo Rios sobre estações de tratamento de esgotos”

  1. LUIZ CLAUDIO LIMA MACEDO

    LUÍS PABLO, PROJETO IRREGULAR, POIS A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA ESTA LEGISLANDO UMA MATÉRIA MUNICIPAL, EM FUNÇÃO DAS QUESTÕES TANTO DE SANEAMENTO COMO DE LOTEAMENTO E USO DO SOLO SEREM QUESTÕES MUNICIPAIS, LOGO É NECESSÁRIO QUE CADA MUNICÍPIO TENHA SUA LEI DE ORDENAMENTO DO SOLO, ASSIM COMO AS QUESTÕES DE SANEAMENTO

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários