Prefeita de Timon deve exonerar parentes de vereador aliado

Por Luís Pablo Política
 

Prefeita Dinair Veloso e vereador Jair Mayner

A prefeita de Timon, Dinair Veloso, deve exonerar, imediatamente, três parentes do vereador Jair Mayner que ocupam cargos comissionados na gestão municipal. A recomendação é do Ministério Público Estadual.

A 5ª Promotoria de Justiça Especializada constatou que uma das filhas do vereador citado, Stephanie Mayner Lima Silva,exerce o cargo comissionado de assessora especial da Secretaria Municipal de Infraestrutura do Município de Timon.

Diante da constatação, foram realizadas outras diligências e a Promotoria de Justiça identificou que outra filha do vereador, Camila Mayner Lima Silva, e a cunhada dele, Francisca de Souza Lima, também exercem cargos comissionados no executivo municipal.

O MP ressalta que tal prática fragiliza a independência do Poder Legislativo
Municipal, “pois a política da Prefeita de Timon em nomear para cargos comissionados parentes de Vereadores no âmbito do Poder Executivo faz com que ela possa, com a devida vênia, através da máquina administrativa, conseguir o apoio político desses vereadores”, aponta trecho da recomendação.

O MP ressalta ainda que o nepotismo denota “moeda de troca” de apoio político por nomeações para cargos comissionados, funções de confiança e contratos temporários no Poder Executivo.

O MP já havia recomendado à prefeita Dinair para que fossem exonerados todos os ocupantes de cargos comissionados ou funções de confiança na gestão municipal, mas a gestora não acatou a recomendação anterior.

Agora, Dinair tem cinco dias úteis para informar se acatará ou não a nova recomendação do MP. O promotor do caso é Sérgio Ricardo Souza Martins.

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários